Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, um corpo social isento de problemas é retratado. Fora da ficção, o Brasil encontra-se em um campo hodierno que não possibilita o acesso democrático a internet, limitando à um pequeno grupo, os direitos assegurados na Declaração Universal de Direitos Humanos de igualdade à todos de uma mesma nação. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, em virtude da falta de infraestrutura e da lacuna de representatividade.
Primordialmente, é importante destacar que a deficiência na infraestrutura influi decisivamente na consolidação da problemática. Sob esse viés, a filosofa Hannah Arendt defende que o espaço público seja preservado para que se assegurem as condições da prática de liberdade e da manutenção da cidadania, ou seja, sem uma infraestrutura pública o cidadão é prejudicado. Esse aspecto está presente de maneira explícita no que tange ao acesso da internet por todos, uma vez que a falta de investimento governamental em sua democratização pode ser observada ao analisar que 40% dos lares brasileiros não possuem alcance a computadores segundo o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, o que acaba por dificultar a resolução da questão.
Ademais, é possível identificar uma brecha na representatividade dessa temática. Conforme a poetiza Rupi Kaur, “a representatividade é vital”. Fora da poesia, verifica-se que a questão do acesso à internet é fortemente impactada pela lacuna de representatividade presente no problema, que não está devidamente sendo encarada pelas autoridades, sejam governamentais sejam midiáticas. Tal quadro pode ser observado na paralisação das aulas durante a pandemia em 2020, que se deve, entre outros fatores, pelo baixo índice de alunos com acesso a aparelhos como celular e computadores, bem como internet de qualidade, afetando principalmente os alunos da rede pública. Destarte, o tema não recebe a atenção devida, o que dificulta a atuação sobre ele.
Portanto, é evidente que tais entraves precisam ser solucionados. Dessa forma, o Ministério Público Federal e o Tribunal de Contas da União devem fiscalizar o destino dos investimentos brasileiros, a fim de remanejá-los a áreas que mais necessitam, como a democratização da internet. Para que tal destinação seja coerente com a realidade brasileira, esses órgãos podem realizar consultas públicas por meio de uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, nas quais a população interaja aponte questões como o acesso democrático à internet e seus impasses, promovendo dessa forma comunicação entre Estado e o povo. Dessa maneira, é viável a consolidação dos direitos garantidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Por favor deixem uma nota para a redação, se possível por competência.
ps: a redação pode parecer longa mas deu exatamente 30 linhas na folha.
Thiago De Souza Silva
Olá , meu nome é thiago !
Gostaria , através deste canal , contribuir para sua redação .
Sua redação está muito coesa e não há , portanto , nada a que resaltar nos desenvolvimentos 1 e 2 .
Você conhece bastante o assunto
Todavia gostaria de citar apenas um erro : ‘limitando à um pequeno grupo”
Não se usa crase antes de pronome indefinido !
se eu puder escolher uma nota sua redação seria nota 1000 sem pesar algum !
manuelamartinez
Olá, boa noite. Gostei muito da tua redação. No primeiro parágrafo tem contextualização, só acho que poderia ter falado um pouco mais do livro, mas está mto bom mesmo assim, a tese está estabelecida. Os desenvolvimentos estão ótimos, tem citação filosófica e desenvolvesse dps, tem dados tmb, tua argumentação está impecável. A proposta está muito boa, tem mais de dois agentes, tem só uma proposta, mas ela tá bem detalhada e completa, tem agentes, modo, meio, detalhamento e finalidade. Só achei alguns desvios na pontuação, mas eu daria 1000 facilmente. Tens bons repertórios, argumentação ótima e excelentes conectivos. Teu texto é coeso e muito fácil de ler, flui muito bem tudo. Parabéns e siga estudando!!!
julia_maria
Olá Sara, tudo bom? Comecei a estudar redação não tem muito tempo e não tenho muito domínio nas competências, por isso não vou dar nota.
Gostei muito da sua redação, usou os conectivos muito bem. Com certeza vou usar como exemplo ahsahhsa.
Bjs. (desculpa não ter ajudado, ainda tenho muito o que aprender)