Democratização do acesso à internet (modelo enem, nota pfvr)

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O artigo 5 da Constituição Federal brasileira prevê que “Somos todos iguais perante a Lei”, entretanto, tal perspectiva não se faz real no Brasil, visto que, a democratização do acesso à internet está longe de ser uma realidade no Brasil. Logo, faz-se urgente analisar essa problemática, cuja as principais causas são de cunho estatal e pobreza.

Ademais, as ações estatais mostra-se como um empecilho para a resolução do problema.No Brasil foi sancionada a Lei do acesso à internet em 2014, prevendo que todo cidadão tem o direito à internet. Apesar disso, muitos cidadãos brasileiros não tem rede de internet, esses por sua vez são prejudicados, uma vez que convivem sem total acesso à informação.Desse modo, é possível qualificar o descaso dos governantes como crime no Brasil, além de ser um agravante para desigualdades.

Por conseguinte, a pobreza apresenta-se como outro fator que dificulta a solução do impasse. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),mostra que o número de acesso a internet aumentou 75,3% nos últimos anos. Porém, esse aumento não significa queda nas taxas de desigualdade, pois estas continuam altas para aqueles que sofrem com a falta de recursos. Classificando que os mais afetados com essa falta de democratização são aqueles de baixa renda.

Portanto, para que a democratização do acesso à internet seja uma realidade no Brasil medidas precisam ser tomadas. Logo,é necessário que o Ministério da Infraestrutura democratize o acesso à rede por meio da criação de lan house públicas em áreas periféricas, se faz necessário também que o Ministério da Educação disponibilize o acesso às redes nas escolas públicas para que os estudantes tenham o seu direito de acesso à informação garantido.Desse modo, o artigo 5 da Constituição Federal brasileiro será enfim realidade no país.

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7 Correções

  1. Introdução:
    O artigo 5 [1] da Constituição Federal brasileira [2] [3] prevê que “Somos todos iguais perante a Lei”, [4] entretanto, tal perspectiva não se faz real no Brasil,* visto que, [5] a democratização do acesso à internet está longe de ser uma realidade no Brasil.* Logo, faz-se urgente analisar essa problemática, cuja as principais causas são de cunho estatal e pobreza.

    Obs.:
    1 – 5°*.
    2 – Brasileira*.
    3 – Ausência de vírgula.
    4 – lei*. Só será maiúscula quando você falar o nome da lei, por exemplo, “Lei Seca”. Sugestão para reformular frase: […] prevê que todos soma iguais perante a lei […] Tire a aspas. A frase precisou ser reformulada porque ela estava na primeira pessoa.
    * Repetição de “Brasil”. Tire um desses.
    5 – Equívoco de vírgula.
    • Aconcelho você separar “contextualização” de “transição”. Para isso, só é colocar um ponto final após “lei” e iniciar com letra minúscula.

    Desenvolvimento 01:
    Ademais, [1] as ações estatais mostra-se [2] como um empecilho para a resolução do problema. [3] No Brasil [4] foi sancionada a Lei do acesso à internet [5] em 2014, prevendo que todo cidadão tem o direito à internet. [6] Apesar disso, muitos cidadãos brasileiros não tem [7] rede de internet, esses por sua vez são prejudicados, uma vez que convivem sem total acesso à informação.Desse modo, é possível qualificar o descaso dos governantes como crime no Brasil, além de ser um agravante para desigualdades.

    Obs.:
    1 – Uso inadequado do conectivo, pois ele é de adição, não tem como utilizá-lo ali, já que você está adicionando a primeira ideia. Substitua por “De início,”.
    2 – mostram-se*.
    3 – Cadê o conectivo para ligar os períodos?
    4 – Ausência de vírgula.
    5 – Lei do Acesso à Internet*.
    6 – Cadê o conectivo. Nesse caso coloque um de oposição: no entanto, todavia ou entretanto.
    7 – têm*, pois sua frase está no plural.
    • Você argumentou pouquíssimo, acredito que você quiz trazer a lei como repertório, porém a forma que foi colocado não ficou com cara de repertório, e sim de argumentação.

    Desenvolvimento 02:
    Por conseguinte, a pobreza apresenta-se como outro fator que dificulta a solução do impasse. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o número de acesso a [1] internet aumentou 75,3% nos últimos anos. [2] Porém, esse aumento não significa queda nas taxas de desigualdade, pois estas continuam altas para aqueles que sofrem com a falta de recursos. [3] Classificando que os mais afetados com essa falta de democratização são aqueles de baixa renda.

    Obs.:
    1 – acesso à internet*. Tem crase.
    2 – O “porém” sempre vai exigir uma vírgula antes, nunca um ponto final.
    3 – Tire o ponto final e coloque uma vírgula, caso queira deixar o gerúndio vai ter que colocar um conectivo antes.
    • A forma que você colocou a pesquisa não ficou produtiva, pois ela ficou um pouco desconectada. Tire aquele “mostra que”.
    • Novamente argumentou pouco.

    Conclusão:
    Portanto, para que a democratização do acesso à internet seja uma realidade no Brasil [1] medidas precisam ser tomadas. Logo,é necessário que o Ministério da Infraestrutura democratize o acesso à rede [2] por meio da criação de lan house [3] públicas em áreas periféricas, se faz necessário também que o Ministério da Educação disponibilize o acesso às redes nas escolas públicas para que os estudantes tenham o seu direito de acesso à informação garantido.Desse modo, o artigo 5 [4] da Constituição Federal brasileiro [5] [6] será [7] enfim [8] realidade no país.

    Obs.:
    1 e 2 – Ausência de vírgulas.
    3 – Coloque “lan house” dentro de aspas e no plural, pois é uma palavra estrangeira e sua frase está no plural.
    4 – 5°*.
    5 – Brasileira*.
    6 – A inicial é maiúscula e no feminino.
    7 e 8 – Ausência de vírgulas.
    • Você fez duas resoluções para o problema é nehuma tem a FINALIDADE e o DETALHAMENTO. A quilo no final é uma retomada do repertório.

    Nota:
    c1: 120
    c2: 160
    c3: 160
    c4: 120
    c5: 120
    Total: 680

    Ano que vem irei montar um grupo, caso queira me mande uma mensagem.

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  2. Primeiramente, quero dizer que, assim como você, sou apenas um estudante. Então me desculpe por qualquer equívoco 😊

    O artigo 5 da Constituição Federal brasileira prevê que “Somos todos iguais perante a Lei”, entretanto, tal perspectiva não se faz real no Brasil, visto que,(3) a democratização do acesso à internet está longe de ser uma realidade no Brasil(1). Logo, faz-se urgente analisar essa problemática, cuja as(2) principais causas são de cunho estatal e pobreza(4).

    (1) Essa palavra (ou derivação dela) apareceu 3 vezes nesse parágrafo. Sugestão: apague “brasileira” e substitua o segundo “Brasil” por “em nosso país”
    (2) substitua por “cujas”
    (3) não tem vírgula
    (4) Eu gostei da sua introdução, mas achei que faltou evidenciar melhor sua tese. Sugestão de reescrita do parágrafo evidenciando melhor a tese: “O artigo 5º da Constituição Federal de 1988 prevê que todos os cidadãos são iguais perante a lei. Entretanto, tal perspectiva não é aplicada na prática, visto que a democratização do acesso à internet está longe de ser uma realidade no Brasil, por exemplo. Logo, faz-se urgente analisar essa problemática, cujas principais causas são a negligência estatal e o estado de pobreza no qual boa parte da população se encontra atualmente.”

    Ademais(5), as ações estatais mostra-se(6) como um empecilho para a resolução do problema. No Brasil foi sancionada a Lei do acesso à internet em 2014, prevendo que todo cidadão tem o direito à internet. Apesar disso, muitos cidadãos brasileiros não tem(8) rede de internet(7), esses(9) por sua vez(9) são prejudicados, uma vez que convivem sem total acesso à informação. Desse modo, é possível qualificar o descaso dos governantes como crime no Brasil, além de ser um agravante para desigualdades.

    (5) conectivo que indica adição. É mais indicado quando ocorre uma adição. Não é muito usual no D1. Sugestão: substitua “ademais” por “nessa conjuntura”
    (6) mostram-se
    (7) terceira vez que aparece essa palavra no parágrafo. Sugestão: mude “muitos cidadãos brasileiros não tem rede de internet” por “muitos cidadãos brasileiros não têm acesso a esse recurso digital”
    (8) têm
    (9) vírgula

    Por conseguinte, a pobreza apresenta-se como outro fator que dificulta a solução do impasse. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que(10) o número de acesso a(11) internet aumentou 75,3% nos últimos anos. Porém, esse aumento não significa queda nas taxas de desigualdade, pois estas continuam altas para aqueles que sofrem com a falta de recursos(12). (13)Classificando que os mais afetados com essa falta de democratização são aqueles de baixa renda.

    (10) sugiro retirar o “mostra que”
    (11) crase
    (12) financeiros?
    (13) Seria interessante indicar que se trata de um período conclusivo. Sugestão: “Assim, percebe-se os mais afetados com essa falta de democratização são aqueles de baixa renda”

    Portanto, para que a democratização do acesso à internet seja uma realidade no Brasil medidas precisam ser tomadas. Logo, é necessário que o Ministério da Infraestrutura democratize o acesso à rede(15) por meio da criação de lan house(14) públicas em áreas periféricas, se faz necessário também que o Ministério da Educação disponibilize o acesso às redes nas escolas públicas para que os estudantes tenham o seu direito de acesso à informação garantido(16). Desse modo, o artigo 5 da Constituição Federal brasileiro(17) será enfim realidade no país.

    (14) no plural fica “lan houses”. Além disso, palavras de origem estrangeira devem ser escritas com aspas
    (15) vírgula
    (16) Na sua proposta de intervenção 1 tem apenas: agente (Ministério da Infraestrutura), modo/meio (por meio da criação de “lan houses” públicas em áreas periféricas) e ação (democratize o acesso). Na sua proposta de intervenção 2 tem apenas: agente (Ministério da Educação) objetivo (para que os estudantes tenham o seu direito de acesso à informação garantido) e ação (disponibilize o acesso).
    (17) brasileira

    Notas:
    CI – 160 (alguns desvios gramaticais)
    CII – 200 (fala sobre o tema, o texto é dissertativo-argumentativo, apresenta uma tese, tem um repertório sociocultural pertinente e produtivo)
    CIII – 200 (cumpriu com que apresentou na tese; e tem bons argumentos)
    CIV – 160 (teve pelo menos dois deslizes no uso dos conectivos)
    CV – 120 (faltou o objetivo e o detalhamento na PI1 e detalhamento e modo/meio na PI2)
    Final: 840

    Espero ajudar de alguma forma.
    Se tiver alguma dúvida pode enviar uma msg 😊
    Parabéns pela redação e boa sorte!

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  3. Olá, tudo bem?

    A sua redação está seguindo a norma culta formal, e os suas abordagens são diretas e desenvolvida. Entretanto, há uma falta de desenvolvimento nos parágrafos, onde você poderia exemplificar e mostrar melhor seu ponto de vista, a sua conclusão está e direta.

    Espero ter ajudado, bons estudos. :)

    • 0
  4. “muitos cidadãos brasileiros não tem” têm > plural “muitos cidadãos..”
    “mostra que o número de acesso a internet aumentou 75,3” acesso À internet
    “Ademais, as ações estatais mostra-se” mostraM-se
    “esses por sua vez”, “por sua vez” fica entre vírgulas.
    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa – 160

    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto – 200
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 200

    Veja bem, o uso de “Ademais” supõe uma soma, “somando-se a isso”, “Além disso”, geralmente é preferível utilizar no D2, pois fica estranho no D1 dizer “além disso” e repetir uma informação que você acabou de dizer.
    Recomendo usar, diante desse cenário, nesse contexto, sob essa ótica, etc. para introduzir o D1.
    Veja também que “por conseguinte” significa “consequência”, é preferível dizer após citar um dado e relacionar com a realidade, para, enfim, falar dos efeitos negativos (ou positivos) de algo, ao longo dos D1 e D2.
    Isso prejudicou um pouco a coesão, mas o resto ficou ok, no meu entendimento.

    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 160

    5. Respeito aos direitos humanos – 160
    Elabora bem a proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Mas seria mais plausível sugerir internet de graça, pois você fala que muitos são pobres, como então vão ter grana para gastar em lan houses?
    Não tenha medo de ser um pouco idealista, se for uma solução viável, não há problema.

    nota final: 880
    Boa redação, mas se atente aos conectivos, à concordância e ao uso de vírgulas.
    Na conclusão, poderia ter sido mais incisiva.

    bons estudos! abs

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  5. O artigo 5 da Constituição Federal brasileira prevê que “Somos todos iguais perante a Lei”, entretanto, tal perspectiva não se faz real no Brasil, visto que, a democratização do acesso à internet está longe de ser uma realidade no Brasil. Logo, faz-se urgente analisar essa problemática, cuja as principais causas são de cunho estatal e pobreza.

    * Atenção no numeral 5°
    * Ficou desconectado as causas ( cunho estatal e pobreza).
    * Poderia ter colocado a citação de outra forma ( a sua trás sim um entendimento, porém ficaria mais harmonioso ler assim: o artigo 5° da Constituição Federal assegura a todos os cidadãos a igualdade perante a lei.

    Ademais, as ações estatais mostra-se como um empecilho para a resolução do problema.No Brasil foi sancionada a Lei do acesso à internet em 2014, prevendo que todo cidadão tem o direito à internet. Apesar disso, muitos cidadãos brasileiros não tem rede de internet, esses por sua vez são prejudicados, uma vez que convivem sem total acesso à informação.Desse modo, é possível qualificar o descaso dos governantes como crime no Brasil, além de ser um agravante para desigualdades.

    * Da próxima vez tente iniciar com outro conectivo.
    * Cuidado da repetição de palavras

    Por conseguinte, a pobreza apresenta-se como outro fator que dificulta a solução do impasse. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),mostra que o número de acesso a internet aumentou 75,3% nos últimos anos. Porém, esse aumento não significa queda nas taxas de desigualdade, pois estas continuam altas para aqueles que sofrem com a falta de recursos. Classificando que os mais afetados com essa falta de democratização são aqueles de baixa renda.

    *Cuidado com a vírgula!
    * Poderia ter colocado o IBGE de uma forma mais formal.
    ( Por exemplo segundo uma pesquisa realizada)
    * Ficou um pouco vago sua argumentação.

    Portanto, para que a democratização do acesso à internet seja uma realidade no Brasil medidas precisam ser tomadas. Logo,é necessário que o Ministério da Infraestrutura democratize o acesso à rede por meio da criação de lan house públicas em áreas periféricas, se faz necessário também que o Ministério da Educação disponibilize o acesso às redes nas escolas públicas para que os estudantes tenham o seu direito de acesso à informação garantido.Desse modo, o artigo 5 da Constituição Federal brasileiro será enfim realidade no país.

    * poderia ter detalhado mais tua proposta de intervenção.
    *cuidado com vírgulas e pontos!

    ( Sou apenas uma estudante igual você)
    Visse?

    Você tem repertório, entendeu bem a problemática, porém não teve harmonia na redação.
    Ficou a sensação de lacuna.

    Com a prática você chega lá!

    Nota: ficaria entre 740 e 700.

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  6. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 200

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 160

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 120

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 160

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 160

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  7. O artigo 5(1) da Constituição Federal brasileira prevê que “Somos todos iguais perante a Lei”*, entretanto, tal perspectiva não se faz real no Brasil, visto que,(2) a democratização do acesso à internet está longe de ser uma realidade no Brasil(3). Logo, faz-se urgente analisar essa problemática, cuja as principais causas são de cunho estatal e pobreza(4).
    1- artigo 5°*
    2- uso indevido da vírgula.
    3- repetição de palavras próximas, troque por “território nacional”, por exemplo.
    4- cunho social e pobreza? ficou desconexo. Troque por “cunho estatal e social”.
    *aqui te aconselho a fazer um citação indireta, fica melhor de ler. Ex: o artigo 5° da Constituição Federal assegura a todos os cidadãos a igualdade perante a lei.

    Ademais(1), as ações estatais mostra-se(2) como um empecilho para a resolução do problema.No Brasil foi sancionada a Lei do acesso à internet em 2014, prevendo que todo cidadão tem o direito à internet. Apesar disso, muitos cidadãos(3) brasileiros não tem(4) rede de internet, esses por sua vez são prejudicados, uma vez que convivem sem total acesso à informação.Desse modo, é possível qualificar o descaso dos governantes como crime no Brasil(6), além de ser um agravante para desigualdades.

    1-use um conectivo com função de “iniciar”, como: em primeiro plano, em primeiro lugar.
    2- as ações…mostram-se*.
    3- troque por indivíduos, vc já repetiu essa palavra na linha acima.
    4- verbo “ter” para conjugar sujeito no plural fica “têm”.
    6- veja que em dois parágrafos vc já usou essa palavra 4 vezes, a maioria sem necessidade. Não é proibido repetir, mas troque por substantivos sempre que possível.
    *obs: vi que vc tem boas ideias, mas não desenvolveu muito. Não tenha medo de se aprofundar na argumentação, cite exemplos e desenvolva mais sua opinião sobre o assunto.

    Por conseguinte, a pobreza apresenta-se como outro fator que dificulta a solução do impasse. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),mostra(1) que o número de acesso a(2) internet aumentou 75,3% nos últimos anos. Porém, esse aumento não significa queda nas taxas de desigualdade, pois estas continuam altas para aqueles que sofrem com a falta de recursos. (3)Classificando que os mais afetados com essa falta de democratização são aqueles de baixa renda.

    1- esse “mostra que” só seria possível se vc começasse com “Uma pesquisa realizada pelo….mostra que..”, usando como vc usou fica desconexo e atrapalha na coesão do texto. O certo seria ” Segundo o…. o número de acesso…”.
    2- acesso à*.
    3- aqui seria uma vírgula.
    *outra argumentação rasa, cite mais exemplos. Isso te faz perder ponto na C3.

    Portanto, para que a democratização do acesso à internet seja uma realidade no Brasil medidas precisam ser tomadas. Logo,é necessário que o Ministério da Infraestrutura(agente) democratize o acesso à rede(ação)(1) por meio da criação de lan house públicas em áreas periféricas(meio), (2)se faz necessário também que o Ministério da Educação(agente) disponibilize o acesso às redes nas escolas públicas(ação) para que os estudantes tenham o seu direito de acesso à informação garantido(finalidade).Desse modo, o artigo 5(3) da Constituição Federal brasileiro será enfim realidade no país.
    1- vírgula.
    2- faz-se*. Aqui vc quis fazer outra proposta, então seria mais correto o uso do ponto final, e não da vírgula.
    3- artigo 5°*.
    obs: vc fez duas propostas, o que não é necessário, mas também não é proibido, porém vc deixou as duas incompletas. Veja, na primeira faltou a finalidade e o detalhamento(3 elementos válidos valem apenas 120 pontos na C5), e na segunda faltou o modo, o detalhamento e a finalidade(2 elementos válidos valem apenas 80 pontos na C5) Nesse caso, a proposta mais completa valerá. Faça apenas uma proposta e detalhe ao máximo.
    C1: 120
    C2:200
    C3:140
    C4:160
    C5:120
    Nota: 740

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