Iniciante

DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO A INTERNET.

  • 0

Segundo Steve Jobs, um dos fundadores da empresa “apple”, a tecnologia move o mundo. Contudo, ao observa-se o cenário brasileiro hodierno, percebe-se que a internet, um serviço rico em mecanismos de comunicação, ainda não contempla a todos, haja vista o seu acesso não democratizado. Nesse prisma, destacam-se como causa não só a desigualdade social, mas também a pouca atuação do Estado.

Em primeira análise, evidencia-se a desigualdade como um dos maiores fatores para a má distribuição da internet, tendo em vista, a falta de recursos para a compra das ferramentas tecnológicas. Em 2020 com o início da pandemia, as escolas foram afetadas diretamente sendo necessário abdicar das aulas presenciais e acatar o modelo virtual(EAD). Com isso, os alunos de instituições públicas, especialmente os de baixa renda e os da zona rural, foram os mais prejudicados, ficando sem acesso as aulas “on-line”.

Ademais, é notório o descaso do Estado com a população mais pobre, os tornando leigos do “mundo” tecnológico. Desse modo, a Organização das Nações Unidas(ONU) afirma que a internet é um dos direitos humanos, para que possam “navegar” em sites de entretenimento, conhecimento e para o uso das redes sociais, sendo utilizadas de forma correta reafirmando a ideia de “Pierre Bourdieu”:aquilo que foi criado para ser um instrumento de democracia, não deve ser convertido em uma ferramenta de manipulação.

Desprende-se, portanto, a adoção de medidas que venham ampliar o acesso à internet. Dessa maneira, cabe ao Ministério de Educação- ramo do Estado responsável pela formação civil- e ao governo central disponibilizar equipamentos tecnológicos nas escolas desde a tenra idade para que possam ter o contato com a Educação Digital, a fim de instruir por meio das aulas o uso consciente da tecnologia, induzindo o pensamento crítico desde a infância. Somente assim, será utilizada de forma correta a internet, recorrendo a afirmação de “Steve Jobs”.

Compartilhar

1 Correção

  1. Sua introdução foi clara e objetiva. Introduziu bem o tema com uma citação e comparou com o cenário atual. Seus argumentos ficaram bem claros também. Teve um pequeno desvio da norma padrão logo na primeira linha e poderia ter detalhado mais a questão, ficou pautada no senso comum, sem muita argumentação.

    No primeiro parágrafo de desenvolvimento você utilizou um conectivo, assim como pede a competência 4, além de ter feito um tópico frasal. Apesar de ter usado o repertório da pandemia, senti que a argumentação não foi muito bem desenvolvida, caindo para o senso comum, como na introdução. Detalhe mais a situação, argumente! Diga o que acontece e por que, o que isso gera.

    Apesar do primeiro tópico frasal estar bom, o segundo ficou meio perdido. Introduza o que você vai falar antes de argumentar sobre, como ez em “os tornando leigos do ‘mundo’ tecnólogico”. Notei mais alguns desvios da norma padrão da língua e, novamente, argumentação pautada no senso comum. E evite usar aspas no seu texto, como fez em “mundo” e “navegar”. Deixa o seu texto repetitivo e tira a veracidade daquilo que você está se propondo a falar.

    Sobre a conclusão: ficou boa até. Você introduziu muito bem, usando conectivos. E apesar de cumprir as 5 partes da proposta de intervenção, ficou muito objetiva. Você não precisa dar solução aos dois problemas apresnetados, mas a banca vê isso de maneira positiva, significa que você se preocupa em entregar um bom texto independentemente de estar valento ponto ou não.

    Portanto:

    Competência 1 – 120 pontos
    Competência 2 – 120 pontos
    Competência 3 – 120 pontos
    Competência 4 – 160 pontos
    Competência 5 – 160 pontos

    Total = 680

    Não desanime e continue praticando!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.