Iniciante

Democratização da internet e a inclusão digital

  • 1

A Constituição Federal afirma que todos devem ter direitos iguais. No entanto, a teoria não é aplicada na prática, pois, infelizmente, ainda existe uma parcela considerável de pessoas que não estão inclusas ao acesso à internet no Brasil. Isso ocorre devido a relevante disparidade social e também, pela falta de empatia para ajudar os idosos a acessar as redes com mais facilidade.

Em primeira análise, é notável que a falta de recursos, da camada mais baixa da sociedade, impede o investimento aos meios digitais. Segundo o filósofo Thomás de Aquino, todos devem receber tratamento igual, porém uma família, que sobrevive apenas com um salário mínimo, possui prioridades, como pagar as contas, comprar o básico para alimentação e higiene, dessa forma, não sobra dinheiro suficiente para investir em meios tecnológicos e consequentemente, essas pessoas são privadas de acessar uma grande parte das informações, que são disponibilizadas via internet, diferentemente de uma família com maior desenvolvimento financeiro, que pode investir em várias formas de alcançar informação, através de celulares, computadores e uma rede de internet rápida e eficiente. Sob esse viés, fica claro que, a falta de acesso é um reflexo das disparidades sociais e que, esse fato é muito preocupante, pois com a globalização, as novas oportunidades surgem, principalmente, pela internet e a falta dela se torna um empecilho.

Outro fator a ser discutido é a falta de inclusão dos idosos aos meios tecnológicos. É possível analisar, no desenho “Rick and Morty”, que o personagem já idoso, possui uma alta capacidade de criar invenções usando a tecnologia, mas paralelamente a realidade, indivíduos com a idade mais elevada são tratados sem muita compreensão, até mesmo por pessoas próximas, como parentes e amigos, isso ocorre já que, ainda persiste a ideia de que uma pessoa mais velha, automaticamente, se torna mais debilitada, mas isso deve ser totalmente desconsiderado, porque a vontade de aprender continua existindo. Dessa maneira, é evidente que, caso houvesse apoio à essas pessoas, elas poderiam usufruir, de tais meios, de maneira produtiva, já que todos são capazes de se desenvolverem e se adaptarem à novidades.

Visto que, o país ainda sofre com o falta de acesso e inclusão digital se mostra necessário uma iniciativa. O Governo Federal, em parceria com as prefeituras deve promover a instalação de redes nas periferias e áreas mais distantes dos pontos de concentração das cidades, onde existem problemas de sinal,por meio da aplicação do projeto “Internet para todos”, onde será disponibilizada uma rede de acesso pública, gratuita e de qualidade para as famílias, que nao possuem meios de pagar pelo serviço, visando facilitar e melhorar o acesso para todos, para que a sociedade se torne assim mais justa nesse aspecto. Ademais, buscando colaborar com os idosos é preciso que o Governo disponiblize cursos de aprendizado, através de profissionais bem preparados, para que eles possam aprender as novas técnicas e se inserirem nas atuais configurações da sociedade, tudo isso com muito apoio, cuidado e didática. Dessa maneira, essa questão social será mitigada e a ideia de Thomás de Aquino, enfim, concretizada.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oii, Natheeee! Vamos lá!

    INTRO ———————————————————————————–
    –> contextualização + tema: Constituição Federal✔️
    –> tese: “No entanto, a teoria não é aplicada na prática, pois, infelizmente, ainda existe uma parcela considerável de pessoas que não estão inclusas ao acesso à internet no Brasil.”✔️
    –> 1° problemática: disparidade social✔️
    –> 2° problemática: falta de empatia para ajudar os idosos✔️

    OBS:
    –> “infelizmente” é uma expressão sentimentalista, (assim como lamentavelmente e indibutavelmente), sendo assim, evite. Prefira “pois é certo que, ainda, […]”
    –> sua introdução está ótima! Não identifiquei nenhum erro de escrita ou pontuação. Minha única observação é que você tente >evitar introdução da ideia: “é notável que a falta de recursos, da camada mais baixa da sociedade, impede o investimento aos meios digitais.”✔️
    –> citação: Thomás de Aquino✔️
    –> afirmação: “dessa forma, não sobra dinheiro suficiente para investir em meios tecnológicos e consequentemente, […] desenvolvimento financeiro”✔️
    –> opinião: ” Sob esse viés, fica claro que, a falta de acesso é um reflexo das disparidades sociais […] um empecilho.”✔️

    OBS:
    –> equivoco de vírgula: “porém uma família, que” -> “porém, uma família que…”
    –> sempre separe sua citação da sua afirmação, ou seja, onde começa o proximo conectivo (normalmente). Assim sendo: “…alimentação e higiene. Dessa forma, não…” Assim, você deixa seu texto mais organizado e evita períodos longos, que foi o que aconteceu.
    –> ausência de vírgula: “tecnológicos e consequentemente, essas…” -> “tecnológicos e, consequentemente, essas…”
    –> uso inadequado de ‘através’. Lembre-se, Nathe, que você so vai utilizar esse termo quando você quiser se referir a algo que atravessou, como por exemplo: “a bala atingiu a menina através do vidro”, ou seja, a bala atravessou o vidro e atingiu a menina. No sentido que você utilizou, sempre prefira “por meio de / por intermédio de”.
    –> na passagem: “fica claro que, a falta de acesso” retire a vírgula
    –> na passagem: “sociais e que, esse” retire a vírgula
    –> occorrência de ambiguidade: “novas oportunidades surgem, principalmente, pela internet e a falta dela se torna um empecilho.” (a falta de oportunidades ou a falta da internet?)
    –> prefira a ênclise em vez da próclise: “se torna um empecilho” -> “torna-se um empecilho”.

    D2 (falta de empatia para ajudar os idosos) ———————————————————
    –> introdução da ideia: “Outro fator a ser discutido é a falta de inclusão dos idosos aos meios tecnológicos.”✔️
    –> citação: desenho Rick and Morty✔️
    –> afirmação: “paralelamente a realidade, indivíduos com a idade mais elevada são tratados sem muita compreensão,[…] continua existindo. “✔️
    –> opinião: “Dessa maneira, é evidente que, caso houvesse apoio à essas pessoas, elas poderiam usufruir, […] a novidades.”✔️

    OBS:
    –> ausência de crase: “paralelamente à realidade…” (palavra feminina)
    –> uso inadequado de crase: “apoio a essas pessoas” (antes de pronome demonstrativo não deve utilizar a crase: ‘essas’)
    –> uso inadequado de crase: “se adaptarem à novidades” (antes de palavras femininas no plural não deve utilizar a crase: ‘novidades’)
    –> Assim como seu D1, a estruturação do parágrafo está ótima, muito boa mesmo! Mas, você está engolindo alguns pontos finais e construindo períodos extensos, isso aconteceu em ambos parágrafos. Atente-se a isso, pois você pode perder pontos na C1, por pontuação, na C3, por alterar sentidos da sua argumentação e na C4, por revelar pouca dominância na organização das ideias. Entre a sua citação e a afirmação, procure encerrar períodos e interliga-los com conectivos. Você utilizou-se de conectivos, mas não encerrou os períodos, cuidado.

    CONCLUSÃO ———————————————————————————–
    –> ação: promover a instalação de redes nas periferias e áreas mais distantes dos pontos de concentração das cidades | disponiblize cursos de aprendizado✔️✔️
    –> meio/modo: por meio da aplicação do projeto “Internet para todos” |por intermédio de profissionais bem preparados✔️✔️
    –> agente: Governo Federal, em parceria com as prefeituras | Governo ✔️✔️
    –> finalidade: visando facilitar e melhorar o acesso para todos, para que a sociedade se torne assim mais justa nesse aspecto | buscando colaborar com os idosos✔️✔️
    –> detalhamento: será disponibilizada uma rede de acesso pública, gratuita e de qualidade para as famílias, que nao possuem meios de pagar pelo serviço | para que eles possam aprender as novas técnicas e se inserirem nas atuais configurações da sociedade✔️✔️

    OBS:
    –> na passagem: “Visto que, o país…” retire a vírgula
    –> ausência de vírgula: “inclusão digital, se mostra…”
    –> ausência de vírgula: “em parceria com as prefeituras, deve…” (sempre que você citar em parceria/em paralelo… o termo todo deve estar isolado entre vírgulas)
    –> Observe:
    -> “onde existem problemas de sinal” (onde: advérbio de lugar, nesse caso está correto, pois a intervenção será efetivada nas lugares ONDE existem problemas de sinais.”
    -> “onde será disponibilizada uma rede” (nesse caso, o ‘onde’ nãoe stá atuando como adverbio de lugar, então está errado. O correto seria “no qual”, visto que você está explicando o termo mencionado)
    –> erro de concordância: “problemas de sinal” -> “problemas de sinais”
    –> novamente, uso de ‘através’ inadequado
    -> trouxe duas propostas e ambas completas, muito bom

    |FEEDBACK|
    Muito boa a sua redação! É notória a sua evolução, Nathe, parabéns!!! Você touxe uma otima estruturação, além de uma argumentação muito pertinente e bem autoral. Você ja possui um otimo esqueleto de redação, se atente aos errinhos de gramática que você fará uma redação perfeita. =)

    |NOTA REPRESENTATIVA|
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 200
    NOTA: 880

    • 4
  2. Olá, vamos as minhas considerações e a correção.

    C1- Tua estrutura sintática ficou muito boa, porém, notei muitos erros de vírgulas e alguns de concordância, tome cuidado com isso.

    C2- Compreendeu perfeitamente o tema e soube trazê-lo ao longo da tua redação, não perdendo o foco dele. Cumpriu o gênero dissertativo-argumentativo, e fez o uso produtivo do repertório sociocultural. Parabéns!!

    C3- Seus argumentos ficaram ótimos, consistentes e organizados.

    C4- Tua coesão textual ficou muito boa, porém, acho que tu poderia ter feito o uso de mais conectivos para deixar tua redação mais ”rica”, mas está ótima assim, só uma sugestão mesmo.

    C5- Tua proposta de intervenção ficou ótima, parabéns!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.