A internet teve origem no contexto histórico da Guerra Fria, onde os americanos buscavam um sistema que não pudesse ser bombardeado pelos soviéticos, para proteger suas informações. Contudo, atualmente no século XXI, a internet é pouco democratizada, pois classes sociais de baixa renda, não possuem condições adequadas para manter uma rede de acesso em casa, por isso, entre os fatores relacionados a essa problemática, destacam-se a falta de acesso para estudar e a escassez de informações devido a exclusão digital e social.
Em primeira análise, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), uma a cada quatro pessoas no Brasil não tem acesso à internet e isso tem sido um problema tanto para os estudantes de ensino a distância(EAD), uma vez que, o seu principal recurso para estudos é a Web, quanto para os que tem aulas presenciais, pois precisam de conecção para realizarem pesquisas e trabalhos.
Em segunda análise, outro impasse que a impossibilidade de logar tem gerado, é a exclusão digital e social dos indivíduos com renda inferior, já que, por não terem acesso à rede, acabam sendo limitados de informações e notícias do cotidiano que não passam em jornais televisionados, por isso, consequentemente, ficam com seu repertório empobrecido. Logo, é pertinente mudar a realidade da escassez da internet, a fim de combater as consequências retratadas.
Sendo assim, é necessário que o Ministério da Cidadania, juntamente com o Ministério da Educação(MEC), reunam verbas e entre em parceria com as operadoras “OI” e “Claro”, para fornecerem chips com pacotes ilimitados de internet para os indivíduos sem condições de adquirir, acessarem sites para estudos e notícias como, o Wikipedia, YouTube e Uol. A partir dessas ações, espera-se uma melhora na inclusão digital, social e na democratização ao acesso à internet.
alineps
Oi, boa tarde :)) não sou nenhum tipo de especialista em redação, então só vou lhe dar algumas breves observações que eu pude fazer do que julgo ser mais importante c;
> Essa parte não é o meu forte, mas noto uma falta de coesão no seu texto quando você usa o ”contudo” na introdução. O contudo tem sentido de oposição, igual o ”todavia”, ou ”porém”, e ali nesse trecho não enxerguei nenhuma oposição, por isso creio que está inadequado, talvez um “nesse sentido” se encaixaria melhor.
>> Está faltando o desfecho no seu desenvolvimento 1, e no 2 falta repertório, lembre que você deve usar referências em todas as argumentações ;) Também não achei sua argumentação no D2 de forte convencimento, talvez se você disser quais as consequências de “ficam com seu repertório empobrecido”, qual o problema nisso, possa melhorar (lembre que é a minha mera opinião).
>> Sobre sua proposta de intervenção, o único que tenho a dizer é que não sei se vejo como algo prático e eficaz, pois quando você diz em dar “chips com pacotes ilimitados de internet” se assume que essas pessoas mesmo não tendo condição de ter internet, possuem aparelhos bons para usar essa internet… Enfim, é apenas uma observação minha.
>Então acho que os principais pontos que notei foram esses, como eu disse, não sou nenhuma especialista, por isso me desculpe qualquer coisa :)) espero que algo te ajude, bons estudos!