O filósofo alemão, Emmanuel Kant disse: ” o ser humano é aquilo que a educação faz dele “. Dessa maneira, é possível vermos a importância da democratização do ensino tendo em vista que a educação a distância possibilitou a flexibilização dos horários de estudo e o acesso de pessoas que não tem condições de pagar um curso online.
Primeiramente, o crescimento do ensino à distância (EAD), se deu principalmente por causa da flexibilização de horários. Segundo a veja, o aumento de ingressantes em cursos a distância foi de 21,4%, tendo um total de 1,5 milhão de estudantes no ano de 2016. Convenhamos que o fato de ter um horário que se adéqua a sua rotina diária facilita muito, tanto para trabalhadores quanto para estudantes.
Outrossim, é o acesso à educação de qualidade de formas gratuitas, por meio de sites e do YouTube, que possibilita acesso a videoaulas, apostilas, bem como simulados preparatórios para os vestibulares. Como é o caso do site Escrever Online, que permite enviarmos redações para outros estudantes e professores corrigirem de forma gratuita. Permitindo assim, Que várias pessoas ajude e aprenda ao mesmo tempo.
Portanto, é necessário que haja uma incentivação por parte do Ministério da Educação (MEC) por meio de comerciais de TV e de rádio, e cartazes nas escolas divulgando cursos online gratuitos. Fazendo com que as pessoas se formem numa versão melhor, com ajuda da educação, como Kant disse.
luanmarchesi
Oioi, Gabriela! Tudo bem contigo? Espero que sim! Vou fazer uma correção/análise de trecho a trecho, ok? Qualquer dúvida podemos ir conversando :3
1º Parágrafo
– as citações devem corroborar com a sua tese, a frase do Kant não tem uso já que o entendimento da importância da educação é universal, ou seja, apenas ocupa espaço;
– evitar utilizar a primeira pessoa, mesmo que do plural;
– os cursos online são pagos em sua maioria, como as pessoas sem dinheiro para pagar cursos online pagam pelos cursos? Pouca coesão;
2º Parágrafo
– Uso excessivo da primeira pessoa do plural, CUIDADO!
– “convenhamos” coloquialismo com imperativo, não se adequa ao tipo de texto;
3º Parágrafo
– “Que várias pessoas ajude e aprenda” = que várias pessoas ajudem e aprendam; cuidado com a concordância verbal;
– Muito interessante esse ponto de vista, porém tem os contras sobre a confiabilidade das informações desse site, seria bom levantar os dois pesos;
4º Parágrafo
– proposta de intervenção muito ampla e não considera outras problemática, aprofunde-se no tema;
– citação a kant desnecessária;
2) Compreensão da proposta de redação: 90
3) Seleção e organização das informações: 80
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto: 110
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais: 80
NOTA FINAL: 360
Mônicatitto
Sou iniciante.
Então, como já disseram, as teses tem que aparecer logo na introdução, pra já mostrar para a banca o que você vai “falar”.
O uso dos seus conectivos estão ótimas.
Na proposta de intervenção, você fez a retomada da sua citação no início, fez bem. Parabéns. Continue assim. Vai looonge.
GeovanaRissi
Boa redação! porém apresenta alguns desvios das competências exigidas pelo enem! :/ –
Primeiro é a apresentação da TESE!! é importantíssimo que na introdução ela apareça de forma clara para você poder discorrer o texto em suas argumentações.
– é indicado que se escreva na terceira pessoa do singular ou do plural o texto no modelo enem.
– argumente um pouco mais, por ser do gênero dissertativo argumentativo, é esperado que o aluno apresente um argumento bem fundamentado, e sempre provando o que disse através de dados, afirmações de filósofos e sociólogos.. ou matérias de outras áreas!
– na proposta de intervenção: lembre-se sempre de apresenta o agente, o meio e como vai ser realizada a proposta que vc apresenta … por serem dois paragrafospara argumentar, sugiro que você apresente duas teses discorra sobre elas em cada um dos paragrafos fundamentando sempre!! e apresente duas propostas de intervenção para os problemas abordados nas teses!! você usa bem os concetivos!!! parabens pela redação!! espero ter ajudado bjjs
VitorAlm
Boa Noite, Gabriela!
Minha primeira correção, espero agregar no nosso aprendizado!
A sua redação cumpriu o requisito de apresentar 3 repertórios socioculturais, com uma boa argumentação no desenvolvimento, porém, achei que faltou evidenciar mais sua tese na introdução e sua proposta de intervenção poderia esclarecer melhor para o leitor sobre a estratégia para incentivar o máximo da população brasileira, com suas diferenças geoeconômicas (Dica: Propor uma solução mais abrangentes que garanta equidade para as diferentes classes sociais.
Erros:
*Usa-se o tem no singular o têm no plural (Primeiro Parg.)
*Permite e Permitindo Repetido (Terceiro Parg.) Sinônimos: possibilitam, proporcionam, propiciam, provocam, facilitam, facultam, oportunizam, viabilizam, ensejam, motivam…
*”por meio de comerciais de TV, rádio, e cartazes nas escolas”
Espero ter ajudado!
Se tiver uma contestação me retorna.
Bruna Amaral
Gostei muito da sua redação. Não fugiu do tema e você se aprofundou bem na tese apresentada na introdução. Você tá indo por um ótimo caminho, podia ser legal tentar achar sinônimos de algumas palavras, para deixar mais formal. A sua proposta foi muito boa, um projeto criado pelo o MEC oferecendo uma plataforma de estudo própria e oferecendo dicas de cursos poderia ser legal também.
Continue assim e vamos avançar.
Duda123
Boa tarde, Gabriela!
Analisando a sua redação, percebi que você não explicou a tese do tema. O primeiro passo para escrever uma redação dissertativa- argumentativa, é aprensentar entendimento do assunto, ou seja mostrar que você sabe o que significa o Tema.
No 2° parágrafo não precisaria de utilizar a palavra “primeiramente”. Poderia começar o parágrafo com: “O crescimento do ensino a distância…”
No trecho: ” Segundo a veja”, se você está sitando dados de uma revista, a frase deveria ficar da seguinte maneira: ” Segundo a revista Veja,”. Pois dar um entendimento melhor que a palavra Veja é um substitutivo próprio que remete ao nome da revista e não um verbo. E deve ser escrito com letra maiúscula.
No 3° paragrafo, você não precisaria utilizar ” Outro sim, é…”, poderia ser mais direta: ” O acesso à educação de qualidade…”
Na oração ” que várias pessoas ajude e aprenda …” o correto é: ” que várias pessoas ajudem e aprendam..” nesse caso quando o verbo se refere a mais de uma pessoa deve está flexionado corretamente.
No final do último parágrafo: ” Fazendo com que as pessoas se formem numa versão melhor, com ajuda da educação, como Kant disse.” Não tinha a necessidade, mais se quiser citar a falada de alguém, deve tomar cuidado, pois não pode faltar nem adicionar palavras. E sempre dever está entre parênteses.
Obrigada, 😌
Anderson Carmo
Olá gabriela, tudo bem?
Avaliando sua redação, pude perceber que dados informativos foram condigentes com sua tese, porém, a conexção com a frase dita pelo filósofo Emmanuel Kant saiu um pouco de contexto para com o tema. Lembrando também que, procurar obter mais percepção com a terceira colocação deve ser exercida com mais cautela e precisão, por se tratar de uma redação dissertativa-argumentativa. Outro ponto, é a maneira coloquial dos verbos que deriva ser imposta de maneira adequada em separar o singular do plural. Espero ter ajudado
Jackk
oláa Gabriela! sou iniciante por aqui…
bom, procure esclarecer sua tese na introdução, para que assim você possa defender corretamente. Procure também melhorar nos elos coesivos, não tô dizendo que está ruim, mas é sempre bom buscar melhorar. Outro ponto é a gramática, prestar mais atenção na concordância verbal, pontuação, e até mesmo usar sinônimo de algumas palavras, pra deixar seu texto mais rico. Sempre procure também deixar seu ponto de vista, sua crítica. E na intervenção, aprofunde mais e faça um detalhamento. Faça redações sempre que puder, à prática é o melhor aperfeiçoamento. 🥰