Iniciante

Democratização ao acesso do cinema no Brasil

  • 1

O filósofo alemão, Friedrich Nietzsche, acreditava que somente a cultura garantiria o desenvolvimento humano. Partindo desse princípio, é visível para todos que o Brasil tem uma rica diversidade de arte cultural, dentre elas, o cinema, que apesar de popular não é acessível à todos.

Em primeira instância, é válido destacar que todos os anos milhões de pessoas são atraídas pelas telonas, em contrapartida, milhões de indivíduos não são incluídos nesses eventos. De forma que, hodiernamente o cinema não está adaptado para receber cidadãos com dificuldades, sejam elas, físicas, visuais, auditivas, além de portadores de autismo e pessoas de baixa renda.

Outro aspecto a ser abordado é, a importância do cinema na educação,visto que, existe uma extensa gama de filmes literários brasileiros, bem como, tramas internacionais que contribuem para o conhecimento. Além disso, outra questão é o valor dos ingressos, que transparece o interesse da indústria do cinema em lucrar mais do que incluir.

Portanto, faz-se necessária a criação de salas adaptadas para os portadores de deficiência, tais como, incluir intérprete de libras, filmes narrados, salas com luminosidade e baixo áudio para pessoas autistas, bem como, adicionar mais lugares para cadeirantes. Ademais, o Ministério da Educação e Cultura deveria criar projetos de cinemas móveis gratuitos que iriam transmitir filmes literários para os indivíduos com baixa condição financeira, para que assim, haja a democratização do cinema.

Compartilhar

4 Correções

  1. Competência 1: 200 —> pouquíssimos erros de ortografia, meu parabéns :D
    Competência 2: 120 —> você não utilizou argumentos muito concretos e faltou um pouco mais de validação, mesmo assim, muito bem :)
    Competência 3: 160 —> estrutura bem organizada, porém, aconselho fazer com que sua introdução trabalhe melhor com o restante do texto, ficou bom ;)
    Competência 4: 200 —> soube articular bem todos os parágrafos mantendo a coerência e coesão, meus parabéns :D
    Competência 5: 120 —> deve trabalhar melhor a sua conclusão e mencionar a sua tese, mesmo assim, muito bem :)
    Total: 800

    • 1
  2. Oi, Gi. Tudo bem?
    Bom, seu texto apresenta ótimas ideias. O ponto sobre a inclusão dos deficientes, a relação entre cinema e conhecimento e o preço cobrado por ingresso são pautas bem legais. A utilização de filósofos/ sociólogos/pensadores no geral (no seu caso, Nietzsche) são ótimos também e é justamente sobre isso que queria comentar.
    Os parágrafos de desenvolvimento são o momento da sua argumentação. Para isso, utilizar argumentos de autoridade, como você fez, é interessante também neles. Caso não pense em nenhum, busque algum fato histórico, dados, notícias ou conhecimentos gerais que corroborem o seu ponto de vista. Isso dá mais força pro seu desenvolvimento.
    Na dúvida, eu sempre tento estruturar meus parágrafos de desenvolvimento da seguinte forma:
    *TESE A SER ABORDADA*;
    *CONTEXTUALIZAÇÃO DESSA TESE* (e aqui eu coloco os exemplos de argumentação que te falei);
    *CONCLUSÃO DO PARÁGRAFO* (aqui a gente finaliza e dá uma palinha sobre uma possível resolução pra tese abordada no parágrafo, sendo essa resolução retomada na conclusão).
    Obs: lembrando que esse é o jeito que eu faço e que, por isso, pode não ser o conveniente. Fique à vontade na escolha.
    Enfim, o texto tá ótimo e acho que é basicamente isso. Parabéns, Gi, e boa sorte :)

    • 1
  3. olá, bom texto e bons argumentos foram utilizados na construção dele, no entanto, há um erro gritante e evidente em sua introdução, esse erro é resumido pela falta de tese, ou seja por mais q você ressaltou a desigualdade do acesso, você não disse o que causa esta disparidade, outro erro que percebi é que você abordou novos aspectos em parágrafos que você deveria desenvolver os qual você abordou lá na introdução.

    • 0
  4. Oie meu bem
    Você estar de parabéns,Soube respeitar todo oa pontos e vírgulas do texto
    Só toma um pouco de cuidado ao se expressar muito,Pois muitas das vezes quando começarmos a escrever NÃO queremos mais parar,Mais enfim…Você usou um tema muito chamativo e muito interessante também meus parabéns e muito sucesso para você

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.