Democracia e Política

  • 0

No contexto atual muito se fala sobre a política, entretanto, não são todos que se condicionam a usufruí-la, em outras palavras, no mundo hodierno 70% dos jovens ora não se interessam pela mesma de acordo com a UOL, ora não têm acesso adequado, abrangendo 46 milhões de brasileiros conforme o site G1. Neste cenário persistente e irregular, é inegável que o conhecimento no que se refere à base política, é mister para o alcance da boa convivência e coesão de uma sociedade, ou seja, democracia  e educação política são subordinados socialmente, portanto, todos, sem exclusão, devem ter tal aquisição.

Em primeiro lugar, sabe-se que a democracia nada mais é do que o governo do povo, ou seja, é de extrema magnitude que cada cidadão procure compreender de que forma os nossos representantes agem, como aplicam o dinheiro destinado para políticas públicas como a saúde, educação e segurança pública, para que assim possam avaliar os resultados.

Melhor dizendo, é necessário saber como funciona o governo e as instituições do país. Portanto, a educação para a democracia pode ser definida como um conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento de conhecimento, valores e práticas necessárias à participação política e à vida em sociedade democrática.

Para haver uma forma de governo em que  cidadãos são soberanos e possam atuar igualmente e diretamente em questões governamentais, é indispensável o conhecimento e aprendizado na área da educação de cunho político. Não há dúvidas que se aplicar a educação política nas escolas e universidades, trará mais clareza a respeito das questões políticas na sociedade.

Em virtude dos fatos mencionados, cabe ao governo investir na educação política em escolas e universidades através de matérias e/ou projetos de modo que desperte interesse dos jovens na política, para que desta forma as pessoas já cresçam se conscientizando acerca das questões governamentais e suas estruturas.  

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Sua introdução começa bem, mas se perde no decorrer do paragrafo, não apresenta o problema de forma clara e usa os dados de um modo não muito eficaz.
    No segundo paragrafo você apresenta a importância da educação política, mas não mostra sua complexidade nem os problemas derivados da ausência dela na sociedade.
    Essa redação de 3 períodos é um sério problema no alcance de notas mais altas tente adotar o modelo que costuma ser usado com maior frequência (2 períodos) ou estude mais o uso desse modelo.
    Sua conclusão é rasa e falta detalhamento na proposta.
    Comp 1- 160
    Comp 2- 80
    Comp 3- 100
    Comp 4- 80
    Comp 5- 80
    Total:500 pts

    • 0
  2. Fiquei um pouco confuso com sua introdução, acho que você focou em informar demais, e deixou as teses que seriam desenvolvidas um pouco de lado.
    Há alguns desvios gramaticais, e seus períodos estão muito longos, o que deixa seu texto cansativo, tente fazer cerca de 3 períodos por parágrafo.
    Fique atento para a estrutura cobrado no Enem, leia algumas redações nota 1000 para você pegar o padrão
    Aponte dados, citações, fatos na sua argumentação para fortalecer o seu ponto de vista.
    Fique atento com o uso dos conectivos.
    Na proposta de intervenção, o agente é escrito com letra maiúscula “Governo”, e fique atento com os 5 elementos da proposta de intervenção, a sua está incompleta.
    Evite de usar o termo “através”.
    Comp 1- 120
    Comp 2- 120
    Comp 3- 120
    Comp 4- 120
    Comp 5- 160
    Total: 640

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.