Na época do Brasil Colonial, muitas terras indígenas foram invadidas e até mesmo roubadas pelos colonizadores. Além disso, uma boa parte das tribos indígenas foram obrigados pelos jesuítas a adotarem a religião do cristianismo e sofreram uma limitação em relação as suas práticas culturais. Diante disso, fica notável que o Brasil precisa preservar as terras dos indígenas através da delimitação legal dessas áreas.
A Constituição Federal define as terras indígenas como as áreas que são habitadas por eles, servindo como moradia e que haja a possibilidade da realização da caça e extrativismo. Essa definição mostra que essas ações visam garantir a sobrevivência dos indígenas e a preservação de suas culturas e tradições.
Segundo a Fundação Nacional do Índio, existem oito etapas para realizar o processo de demarcação de terras. Mas nem sempre são seguidas contínuamentes. Tal fato se explicita nos dados da Funai em 2014 que, de 544 terras indígenas, 426 estão regularizadas. Há também fatores externos que dificultam esse processo como a dispusta de terras por parte de agronegociantes.
Portanto, compete a Funai, juntamente com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e o Ministério da Justiça, garantir a eficácia das oito etapas do processo de demarcação de terras indígenas através do monitoramento das ações judiciais, leis que multem o descumprimento e abandono de alguma etapa e limitação de povos não indígenas em relação ao uso dessas terras.
Cintia020
em sua introdução você usou alusão histórica oque já de certa forma deixa a sua redação rica, e você usou dados dados oque oque também é excelente, porém, seu desenvolvimento ficou escasso, e seja muito clara em sua conclusão você têm que por as soluções para os problemas expostos de maneira convicta. Mas sua redação ficou Boa! continue tentando ate a sua meta!
henriquessantana_
Sua introdução ficou ótima com a alusão histórica sobre o Brasil colônia, você só pecou na sua tese, ficou parecendo uma solução, sugestão: de maneira análoga, fica evidente a grande dificuldade em preservar as terras indígenas…”
Você está pecando muito na questão dos desenvolvimento, período curto, poucas linhas…
A sua conclusão foi boa, porém sem o efeito, é só copiar o título, assim você garante.
Competência 1: existe alguns desvios de ortografia 120
Competência 2: você recorreu a vários conhecimentos de outras áreas, isso é ótimo = 200
Competência 3: 160
Competência 4: 120, falta conectores
Competência 5: 140
740
Danielberg
Na minha perspectiva:
1 – Uso correto do Português; 120 pts
2 – Compreender e Desenvolver o Tema no estilo Dissertativo-Argumentativo; 120 pts
3 – Defender seu Ponto de Vista com argumentos; 160 pts
4 – Demonstrar capacidade de argumentação; 120 pts
5 – Elaborar a Proposta de Intervenção. 120 pts
Nota: 640 pts
deboranamitala
Olá,
Gostei de ter começado a introdução com uma alusão histórica. Porém sua tese ficou parecendo que já estava na conclusão ao dizer: “o Brasil precisa preservar as terras dos indígenas através da delimitação legal dessas áreas.” essa frase ficaria excelente na primeira frase da sua conclusão, porque a tese você apresenta o problema, e no seu caso, você colocou o problema ja com a solução que seria presevar terras dos indígenas.
Poderia ter colocado assim: Diante disso, é notável uma falha na legislação brasileira ao não preservar nem delimitar terras indígenas do território.
Sobre seus desenvolvimentos, o primeiro é muito curto com apenas duas frases, o que deixa um pouco a desejar ja que ele foi somente explicativo e não problematizou o problema, poderia colocar mais uma ou duas frases colocando o que na pratica os índios tem desafios de viverem tranquilos em suas terras e etc. pois você somente colocou a repertório e explicou ele, não mostrou o seu ponto de vista entende?
O segundo parágrafo de desenvolvimento tem quatro frases o que é muito bom e problematizou bem, mas poderia ter usado palavras fortes como: é inadmissível, é inaceitavel e etc.
Sua conclusão poderia ter começados com uma frase inicial.
DICA: Assim, faz-se necessário que medidas sejam tomadas….. e assim colocar a proposta, não apenas colocar a proposta de intervenção direto. Tirando isso você colocou QUEM, O QUE, COMO mas não colocou PARA QUE sua proposta seria feita, para os índios viverem tranquilos? para que a legislação cumpra com as leis? para a cultura indígena continuar? essas perguntas são varias possibilidades mas é VOCÊ que tem que dizer para o leitor para que serve e não o leitor ou corretor imaginar para que realizar as medidas entende?
De modo geral, usou bem os conectivos e entendeu bem a proposta.
Sugiro que estude um pouco sobre a estrutura da redação.
Continue praticando.