Iniciante

Demarcação de Terras e a Sobrevivência da Cultura Indígena

  • 2

A produção televisiva “Novo Mundo” – produzida pela Rede Globo – retrata o Brasil Colonial, período que o país foi colonizado por Portugal, sendo utilizado mão de obra escrava indígena no processo. Sob tal ótica, os povos indígenas sofrem com as sequelas deixadas pela esteriotipação de selvageria e a cultura reprimida pelo preconceito vigente. Dessa maneira, tal conjuntura se deve à negligência governamental e à desvalorização das manifestações culturais desses povos.

Em primeiro plano, vale salientar que apesar da Constituição Federal de 1988 assegurar a todos os cidadãos da nação o direito à segurança e bem estar social, a ausência da eficácia de tal benefício configura na violência contra as minorias desprotegidas pelo Estado. Nesse sentido, com a finalidade da obtenção de terras, fazendeiros e exploradores de madeira ilegal utilizam de práticas genocidas a fim de expulsar os habitantes das terras demarcadas pelo Governo. Consequentemente suprimindo a validação e o reconhecimento dos direitos indigenistas. Logo, faz-se necessário a criação de medidas protetivas eficazes.

Ademais, o preconceito advindo da teoria da Eugenia – concepções racistas compartilhadas pelos europeus no Período Colonial – dificultou a difusão cultural  indígena na atualidade. Segundo a teoria do Darwinismo Social, criada pelo filósofo inglês, Spencer, as nações fortes deveriam dominar os povos carentes de recursos. Semelhantemente, configura-se no Brasil a hegemonia da arte europeia, a qual retrata os índios como povos dominados, reprimindo seus valores culturais.

Destarte, urge que medidas sejam tomadas para a efetivação da democratização dos direitos indigenistas. Sendo assim, é indubitável que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em conjunto com a FUNAI – orgão indigenista oficial -, através de verbas governamentais, forneça a segurança dos povos nativos. Além disso, o Ministério da Cultura deve incentivar a exposição da rate indígena, a fim de propagar as manifestações culturais.

Compartilhar

3 Correções

  1. Redação excelente! Associou muito bem o repertório ao tema, e mostrou domínio da norma culta.

    Pra mim, você perderia pontos somente na Proposta de Intervenção.

    “Destarte, urge que medidas sejam tomadas para a efetivação da democratização dos direitos indigenistas. Sendo assim, é indubitável que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em conjunto com a FUNAI – orgão indigenista oficial (QUEM) -, através de verbas governamentais (COMO), forneça a segurança dos povos nativos (O QUE). Além disso, o Ministério da Cultura (QUEM) deve incentivar a exposição da rate indígena (O QUE), a fim de propagar as manifestações culturais. (PARA QUE)”

    Você fez duas conclusões, mas faltou colocar os 5 agentes (QUEM, O QUÊ, COMO, PARA QUÊ, DETALHAMENTO). Na primeira Proposta de Intervenção, eu marquei o que você colocou, assim como na segunda. Atente-se a isso. É melhor fazer só uma conclusão. Boa sorte!!

    Não sou corretora, mas lá vai a nota que eu faria

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 140

    Total: 940

    • 0
  2. Olá, boa noite. Logo de cara já se vê contexto, detalhamento e conexão com Brasil, a tese tmb mto clara, é uma introdução muito bem escrita para mim. Ambos desenvolvimentos estão bem escritos também, trouxesse a Constituição e desenvolvesse a citação também.
    A proposta que encontrei alguns desvios, eu entendi juntar o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos humanos com a FUNAI, visto que o Ministério garante os direitos da cidadania, mas na minha opinião optaria por outro órgão, uma vez que na prática não tem ação mesmo, então eu falaria algo do Ministério da Segurança em parceria com a FUNAI, entregar à Câmara dos Deputados um projeto de lei, não sei. Só lembrando que é relativo, eu não achei legal, outra pessoa pode achar, e que eu também sou estudante, repasso o que já me corrigiram. A outra proposta tu só falou o agente, modo e finalidade, cortou o meio e detalhamento.
    Senti falta tmb de uma frase falando os benefícios de tais medidas, mas é isso basicamente! Tu sabes a estrutura toda, só houve essas perdas na proposta. Siga estudando e parabéns!!!

    • 0
  3. Sua redação está ótima , todavia devo fazer apenas um comentário !
    SEU TEXTO : Destarte, urge que medidas sejam tomadas para a efetivação da democratização dos direitos indigenistas. Sendo assim, é indubitável que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em conjunto com a FUNAI – orgão indigenista oficial -, através de verbas governamentais, forneça a segurança dos povos nativos. Além disso, o Ministério da Cultura deve incentivar a exposição da rate indígena, a fim de propagar as manifestações culturais.
    q

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.