Degradando a vida

  • 0

Quando os portugueses chegaram no Brasil no sec. XVI encontraram recursos orgânicos e minerais em abundância e iniciou-se o processo de extração delas para a produção de mais diversos produtos. Está prática se impregnou no país e trazem consequências principalmente para a floresta amazônica, foco de maior devastação. Sendo assim, surgem os perigos com a persistência do desmatamento da Amazônia como desequilíbrio ambiental e a degradação da biodiversidade local.

O desmatamento da floresta amazônica, de acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisa e Estatísticas), passou de 448 km² em 2018 para 920,14 km² em 2019. Com a persistência desse ato o equilíbrio ambiental pode ser afetado devido à grande quantidade de CO2 é liberada para a atmosfera e agrava ainda mais o aumento do efeito estufa. Além disso, a grande abrangência da Amazônia atua nas frentes frias de chuvas nacionais e nos países vizinhos que é recoberta por ela, com sua degradação há o risco da mudança do clima nacional. A perda dessa zona acarretaria a diminuição ou no aumento de frentes de chuvas afetando a produção alimentícia do país e afetando a economia brasileira por ser grande exportador agrícola.

De acordo com a Constituição art.50 a destruição de áreas nativas leva a detenção do responsável. Todavia, esse ato perdura e em grande escala infere ambientalmente, no Brasil o a retirada se dá, sobretudo, na floresta amazônica. O bioma amazônico – ocupa 40% do território nacional – apresenta grande diversidade de fauna e flora e possui órgãos públicos como o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) para promover sua preservação. Lamentavelmente, a persistência do desflorestamento, principalmente pela queima ilegal, apresenta perigos à animais que precisam das árvores para moradia e alimentação. É necessário, por tanto, a preservação desse espaço para que milhares de espécies sejam conservadas. Além disso a floresta contém espécies únicas da região que correm o risco de entrar em extinção.

Em face o exposto, é perceptível os perigos da persistência do desmatamento da floresta amazônica. É preciso, contudo, que o ministério ambiental associado a ONGs ambientais promova aplicativos que monitorem os focos de incêndios ilegais através de satélites e denúncias da população. E que o Governo aumente as fiscalizações na área, visto sua importância. Sendo assim promovido a diminuição das consequências desta degradação.

 

Compartilhar

4 Correções

  1. No primeiro parágrafo, encontram-se erros de acentuação: “Está (deveria ser esta) prática se impregnou no país”. Ainda, erros de concordância, como por exemplo: “Está prática se impregnou no país e trazem (deveria ser trás, já que concorda com prática, no singular) consequências principalmente para a floresta amazônica…”.
    Este trecho ficou ainda incompreensível: “Todavia, esse ato perdura e em grande escala infere ambientalmente, no Brasil o a retirada se dá, sobretudo, na floresta amazônica.”.
    Em suma, o texto ficou bom, com várias exposições de ideias sobre o tema, entretanto, poderia ser mais explorado pela autora. Parabéns.

    • 0
  2. Nota 1 – 140 – demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
    Nota 2 – 160 – desenvolve bem o tema proposto.
    Nota 3 – 160 – seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, o que configura autoria.
    Nota 4 – 120 – demonstra domínio regular dos recursos coesivos.
    Nota 5 – 140 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida.

    • 0
  3. Competência 1: 180
    Competência 2: 200
    Competência 3: 180
    Competência 4: 180
    Competência 5: 200
    Total: 940
    Muito bom, bons argumentos, treine mais os conectivos
    Na competência 1 a língua portuguesa foi aplicada na maior parte corretamente, somente alguns erros de pontuação.
    Na competência 2: o gênero dissertativo foi impregnado corretamente.
    Na competência 3 Muito bom porém os conectivos podem ser melhores
    Na competência 4 sua coesão e coerência estão ótimas mas podem melhor com diferentes conectivos.
    Na competência 5 foi tudo muito bom, parabéns

    • 0
  4. Sua introdução traz uma alusão um pouco distante da problemática, talvez o avanço das froteiras agrícolas fosse mais conveniente. Além do mais sua tese não ficou muito bem marcada e há problemas de concordância “Está prática se impregnou no país e trazem consequências principalmente”.
    No seu primeiro paragráfo de desenvolvimento você trouxe muitos dados e conseui ver ao menos três argumentos (passou de 448 km² em 2018 para 920,14 km² em 2019; quantidade de CO2 é liberada para a atmosfera e agrava ainda mais o aumento do efeito estufa; chuvas nacionais e nos países vizinhos). Talvez concentrar em apenas um teria uma abrangência melhor. O mesmo ocorre no segundo parágrafo. Sua conclusão está muito boa.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.