Mais de um milhão de pessoas já foram infectadas com o novo coronavírus levando países a medidas como o isolamento social, as pessoas ficam em suas casas e só podem sair para o essencial, mas para o trabalhador informal que no Brasil tem uma porcentagem expressiva, manter sua renda é fundamental.
Muitos caem na informalidade para fugir da baixa renda e do desemprego que assola o país, São Paulo é o estado brasileiro mais atingido pelo vírus e também possui o maior número de trabalhadores informais. Um exemplo são os pedreiros, que não param suas atividades, pois não podem ficar sem o subsidio para as necessidades básicas, mesmo trabalhando os ganhos ficam afetados porque os clientes não estão contratando como outrora.
Ver pais de família e também mães não realizarem seus trabalhos os quais trazem-lhes o sustento é muito triste, a depender da atividade exercida eles podem ser vetores do novo vírus, pelo fato de estarem próximo das pessoas. Em contrapartida esses brasileiros não podem ficar expostos ao covid-19 e sem o dinheiro que mantém suas famílias.
Em vista disso o governo federal e sua pasta econômica poderia criar incentivos aos profissionais informais para realizarem o cadastramento no MEI – Micro Empreendedor Individual, via internet – para evitar aglomeração – e disponibilizar aos cadastrados um salário mínimo para amenizar a situação que atormenta o mundo.
Ittsthaina
Então, as informações que vc colocou em seu texto são de senso comum, é necessário que quando vc traga informações coloque a fonte de onde vc a tirou. por exemplo, onde vc diz que mais de um milhão de brasileiros foram infectados, vc tem que por a fonte. EX: segundo a folha de São Paulo mais de um milhão… Tbm é necessário vc definir o tópico frasal dos seus paragráfos de argumentação, que é a tese que vc vai defender em cada paragráfo e aprofundar mais na sua argumentação. Na conclusão é preciso que vc detalhe melhor a sua proposta intervenção.
Ewerton Chagas
>creio que faltou a fonte alguns argumentos, e existem erros gramáticais, principalmente vírgulas, como em “contrapartida´´
>no primeiro parágrafo você poderia colocar de maneira resumida os argumentos que seriam desenvolvidos ao longo de sua dissertação.
>minha nota para esta redação seria em torno de 620
LuanMarcelino
Competência 1: 160 pontos Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e convenções da escrita.
Competência 2: 120 pontos. Desenvolve por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3: 120 pontos. Apresenta dados, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: 40 pontos. Articula as partes do texto de forma precária.
Competência 5: 120 pontos. Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articula à discussão relacionada desenvolvida no texto.
Comentários Gerais
O estudante precisa usar conectivos para amarrar um parágrafo e uma frase a outra. (Competência 4)
O estudante em sua proposta de intervenção apresentou o agente, a ação e a finalidade; mas esqueceu de apresentar o meio/modo e detalhamento. (Competência 5)
O estudante precisa de deixar de forma mais clara e explicita para o corretor a sua marca de autoria nos dois parágrafos de desenvolvimento. (Competência 3)
O estudante precisa colocar em seu texto conceitos das várias áreas do conhecimento para a elaboração de seu texto e fatos que comprove o que ele diz, ele não fez isso, por exemplo, no segundo parágrafo de desenvolvimento. Quando ele citar algum dado ele tem que colocar de onde ele tirou aquela informação, se foi de uma reportagem da globo, da record ou de alguma outra; faltou ele fazer isso no primeiro parágrafo de desenvolvimento. (Competência 2)
O estudante precisa apresentar um projeto de texto, logo no primeiro parágrafo, a fim de orientar o corretor quais serão os dois argumentos que sustentarão o seu ponto de vista/tese ou pelo menos um encaminhamento argumentativo. (Competência 3)
O estudante apresenta um bom domínio da língua portuguesa, tendo em vista que não tem muito erro de gramática em seu texto. (Competência 1)
Enfim, é somente você melhorar nos pontos que falei (a minha correção foi bem detalhada justamente para você saber onde você errou e concertar os seus erros ou pelo menos tentar) que você tirará a tão sonhada nota 1000 na redação do Enem.
Boa sorte e bons estudos, espero que goste da minha correção.
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Competência 1- Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa- 180, parabéns, quase não há erros gramaticais.
Competência 2- Compreender a proposta- 180, você saiu do tradicional, falando não só da disseminação da doença, mas dos prejuízos sociais.
Competência 3-Selecionar fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista- 120, apesar de sua argumentação ser bem articulada, faltam notícias ou dados para comprovação.
Competência 4- construção da argumentação-200, você conseguiu uma boa argumentação.
Competência 5-Elaborar proposta de intervenção-200, você conseguiu uma proposta séria,com todos os elementos contendo agente, ação, modo ou meio e finalidade.