Iniciante

                           De olhos bem abertos

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O Brasil já conta com 22 milhões dos chamados nativos digitais, nascidos e criados a partir da década 1980, na era dos games e da internet. Contrariando prognósticos de que a tecnologia apenas ajudaria a multiplicar informações e o círculo de amizades, muitas crianças e adolescentes nunca estiveram tão desconectados do mundo. Parecem hipnotizados por seus aparelhos móveis, perdendo a vontade de estudar, de brincar ao ar livre e até de conversar entre si e com os familiares, sem intermediação das telas. O uso da Internet por tempo prolongado preocupa pais e educadores. Mas o uso excessivo se caracteriza, além do tempo prolongado, por uma ausência de controle.

Segundo estudiosos, muitos jovens já apresentam sintomas de vício em eletrônicos, como  a queda no rendimento escolar, a insônia e o nervosismo sem causa aparente. A “dependência de internet” está a um passo de se tornar a mais nova classificação psiquiátrica do século 21. “Na China, tornou-se problema de saúde pública, com a abertura de 150 centros de tratamento para dependentes de games. No Brasil, muita gente não sabe que a dependência virtual é um problema”, alerta Cristiano Nabuco, coordenador do Grupo de Dependências Tecnológicas do Programa Integrado dos Transtornos do Impulso (Pro-Amiti) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

A “dependência de internet” está a um passo de se tornar a mais nova classificação psiquiátrica do século 21. “Na China, tornou-se problema de saúde pública, com a abertura de 150 centros de tratamento para dependentes de games. No Brasil, muita gente não sabe que a dependência virtual é um problema”, alerta Cristiano Nabuco, coordenador do Grupo de Dependências Tecnológicas do Programa Integrado dos Transtornos do Impulso (Pro-Amiti) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).Alias ,nem sempre quem desenvolve o uso exagerado da Internet, percebe que está se prejudicando. A família e as pessoas mais próximas é que identificam o problema e cabe a elas chamar a atenção e estabelecer limites mais saudáveis.  Algumas atitudes que podem ajudar. Uma parceria entre o Governo e Ministério da Educação  junto com especialistas, com a criação de matérias interativos pedagógicos ,para que haja uma educação primorosa dos  alunos por meio de debates  a esse respeito; Bem  com a orientação de pais  ,professores  através de palestras  nas escolas, com m o intuito de informar dos perigos da tecnologia em excesso Trilhado nesse pensamento, visado o bem estar das futuras gerações de  internautas.

TEMA- Dependência e uso de internet pelos jovens no Brasil: como resolver esse problema?

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2 Correções

  1. Olá seu texto apresenta ótimos repertórios socioculturais, porém não se encaixa no modelo dissertativo argumentativo exigido por grandes estibulares como Enem pela falta de estruturação de paragrafos.
    Segue sugestão:
    Introdução: 6 a 7 linhas
    -contexto repertório sociocultural ( livros, filmes, dados históricos, músicas, leis, constituição,citação de personalidades etc.)
    -tese problematica (ampliação do tema)
    -reflexão (expor pelo menos dois fatores como causas da situação)
    Desenvolvimento 1: 7 a 8 linhas
    -tópico frasal ( retomar um dos fatores ditos na introdução de forma breve, objetiva e clara)
    -desenvolvimento (ampliação do tópico frasal use repertório sociocultural e ja faça o posicionamento)
    -reflexão do que foi exposto.
    Desenvolvimento 2 : 7 a 8 linhas
    -tópico frasal ( retomar um dos fatores ditos na introdução de forma breve, objetiva e clara)
    -desenvolvimento (ampliação do tópico frasal use repertório sociocultural e ja faça o posicionamento)
    -reflexão do que foi exposto.
    Conclusão: 6 a 7 linhas
    -Retomada da tese( seu texto deve ser redondo essa não é a hora de adicionar novas informações).
    -Detalhamento( ação -o que vai ser feito?-
    agente- quem fará?-
    meio- que recursos vão ser usados?
    efeito- o que resultara?
    finalidade- para quem será feito essas intervenções?)
    -Frase de efeito ou reflexão curta.

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  2. Na introdução faltam conectivos entre um período e outro, isso ajuda na fluidez do texto. Achei um pouco confusa, de modo que as idéias ficaram um pouco perdidas não concordando com a sua contextualização. Faltou a tese também. Seria legal você começar com um contexto histórico.
    Sua tese estar no segundo parágrafo do primeiro período, seria bom se estivesse na introdução. Faltou você mencionar de qual fonte você obteve a informação sobre a China. Você só adicionou repertório sócio cultural, faltou aprofundar no assunto detalhando a informação com o seu “ponto de vista”. Preste atenção na concordância singular e plural.
    Faltou o terceiro parágrafo, ( um parágrafo de introdução, dois de desenvolvimento e um de conclusão).
    Você não começou com conectivos que iniciam a conclusão, isso pode te prejudicar, pesquisa mais sobre isso.
    Continue no foco, com prática você chega lá!!!!

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