Dê notaaa pfv Trabalho nos presididos : avanço ou retrocesso na ressocialização do preso

  • 0

A série “Olhos que Condenam” é um trama exibido no site Netflix, que retrata a vida de alguns presidiários e os serviços que eles precisam fazer dentro de um presídio, situação que tem como objetivo a diminuição da pena. Analogamente, tais fatores não divergem da realidade, tendo em vista que muitos presos trabalham dentro das penitenciárias, fator que possui seu lado positivo e negativo. Isso ocorre devido o avanço na ressocialização dos presos com o preparamento para um convívio social e o retrocesso quando se trata, infelizmente, do grave abuso de poder dentro das celas.

A princípio, convém ressaltar, que muitos detentos ganham experiências com a realização de serviços. Segundo a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), que age de modo com que os presidiários devem realizar os trabalhos necessários nos presídios, 60% dos presos que participaram dessa organização foram recuperados e vários desses conseguiram se profissionalizar. Em resumo, tais dados mostram um quadro favorável, por ser considerado grande o número de pessoas que foram reinseridas na sociedade. Nesse sentido, o trabalho faz com que o detento aprenda novas vocações e serve, também, como incentivo para uma maior busca de ofício quando a cadeia for deixada.

No entanto, mesmo com a melhora no quesito da profissionalização, alguns detidos são tratados como “escravos” por guardas que abusam de seus poderes, de modo que, eles são obrigados a servir esses superiores. Tal fato é evidenciado na série “Vis a Vis”, pois em um de seus episódios uma comovente cena é retratada: Um segurança urina no chão e ordena que uma  encarcerada limpe. Desse modo, esse tipo de situação pode ser prejudicial para o presidiário, por causar uma situação desumana e agressiva, além de não serem tratados com dignidade.

Destarte, percebe-se, que medidas são necessárias para solucionar esses impasses e tornar o trabalho apenas um avanço na ressocialização. Nesse contexto, compete às organizações não governamentais (ONGs), que possuem como papel social ajudar as populações excluídas das condições de cidadania, promoverem projetos dentro dos presídios. Isso pode ser realizado por meio de atividades de ensino educacional e de trabalhos manuais como o artesanato, cozinha e a costura, com finalidade da obtenção de conhecimentos para uma vida mais íntegra do detento, como realiza a instituição Apac citada anteriormente. Além disso, o Ministério dos Direitos Humanos deve garantir que o tratamento com os presidiários seja com dignidade, e assim, deve combater as agressões e os abusos sofridos dentro das penitenciárias.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, concordo em todos os aspectos do avaliador acima, assim como, a sua nota. Venho aqui apenas dar a minha visão e um acréscimo a você.
    A sua introdução tem uma boa ideia, porém falta uma organização e clareza dela, isto é, ter uma contextualização do tema mais clara, assim como, a tese e as frases genéricas argumentativas. Possui erros gramaticais como o corretor acima concordou, talvez tenha sido por falta de atenção mas der prioridade a isso (erro de concordância de gênero, estrangeirismo, “preparamento” = preparatório).
    No seu primeiro desenvolvimento, achei desnecessário a seguinte parte: “Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac)”, pois penso que você poderia usar apenas a sigla ou o nome completo, os dois requer mais uso da linha. Lembre-se, ser objetiva, clara e direta é fundamental. E aconselho também, a em assuntos que tem como base a violência pesquisar dados no Atlas da Violência de 2018, dados excelentes.
    No segundo desenvolvimento, aconselho-a aprofundar nos estudos da vírgula (pesquisa mais sobre vírgula voltada para a redação, pois muitos aspectos sobre é desnecessário). Além de, aperfeiçoar o uso de conectivos de maneira corretor, de acordo com o conceito de cada um. Por fim, percebe-se uma posição bastante crítica e o uso forte da exemplificação, continue assim.
    Por último, a conclusão, você dar ênfase na seguinte parte: “organizações não governamentais (ONGs), que possuem como papel social ajudar as populações excluídas das condições de cidadania”, mais uma vez, isso requer muita linha e o fato de explicar o conceito de ONG pode ser considerado um algo a mais na redação, o que é positivo, porém, uma síntese seria melhor como, por exemplo,” […], que ajudam pessoas marginalizadas”, se você perceber isso resumiria muita a frase citada. Ademais, você implementou a ideia do “ciclo textual” que é ligar a conclusão a sua introdução, uma retomada, algo também positivo. Por outro lado, há pouco detalhamento na competência 5, costumo utilizar: Agente, Ação, Modo e Efeito para ambos desenvolvimento (tirei 200 pontos na redação do Enem em 2019 usando esse método).
    Qualquer dúvida ou discussão sobre pode entrar em contato!!

    • 1
  2. Em geral, sua redação ficou boa, porém tenho uma pergunta a te fazer: isso tudo coube em 30 linhas?
    No 1º parágrafo:
    Na primeira frase, há a presença de palavras de uso coloquial: “os serviços” e “situação”. Estas palavras podiam muito bem ser substituídas por outras palavras ou usadas como conectivos ( a qual, na qual, no qual, etc).
    Lembre-se: Tente ser o mais formal possível e eliminine palavras de uso coloquial na sua redação.
    Outra coisa importante resaltar, é que soa informal você citar “site da Netflix”.
    Logo após, você consegue relacionar isso ao contexto atual e isso você faz muito bem. Porém, há erros de gramática e semântica. Por isso, indico você estudar CONJUNÇÕES- principalmente Orações Subordinadas Adjetivas.
    Na sequência, sua tese é boa com 2 núcleos.
    No 2º parágrafo:
    Achei seu parágrafo bom, porém há muita informação desnecesária, a qual poderia não ser citada.
    No 3º parágrafo:
    Argumentos bons e consistentes. Aqui você perde pontos por causa da escrita (gramática).
    No 4º parágrafo:
    Também há excesso de informações (desnecessárias).
    Aqui há 2 propostas de intervenção, as quais estão incompletas.
    Na primeira, tem Agente, Modo, Meio e Finalidade; porém não há Detalhamento. Como serão estes projetos? E quando vão ocorrer?
    Na segunda, tem Agente, Modo e Finalidade; porém não há Detalhamento e Meio.
    Portanto, embasando-me nas diretrizes do ENEM, avalio sua redação com uma nota de 720.
    Competências analisadas:
    1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa
    Nota: 120
    2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limiter estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    Nota: 160
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Nota: 160
    4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Nota: 120
    5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
    Nota: 160
    Qualquer dúvida sobre sua redação, pode me chamar no chat, que eu irei te responder!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.