Dê nota pfv!!! A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO FEMINISTA NA LUTA PELOS DIREITOS DAS MULHERES

  • 1

A Grécia antiga, em meados de XII a.C, foi marcada por um período de grande dessemelhança de gênero, de modo que, as mulheres não possuíam direito de participar dos debates e nem de votar. Analogamente, na atualidade, fatores recusos ainda existem, mesmo com uma constante busca de direitos igualitários, com a existência do feminismo. Nesse sentido, esse movimento possui grande importância, pela luta constante contra a violência e o combate, também, á desigualdade.
A princípio, convém ressaltar, que o feminismo é uma ideologia de grande importância, por defender o direito das mulheres como igual ao dos homens. Nesse contexto, o movimento Sufragistas, ocorreu em um período em que as mulheres começaram a se conscientizar sobre os seus direitos e, assim, teve como objetivo o reivindicamento pela participação no sufrágio, fator que foi exercido. Entretanto, infelizmente a luta do feminismo deve ser constante, tendo em vista que na contemporaneidade ainda é notável questões em que as mulheres são tratadas com inferiorioridade, como na remuneração, em que homens recebem mais que as mulheres, por serem considerados pela população mais hábeis e capacitados á alguns serviços.
Outrossim, a luta pelos direitos das mulheres também deve ser constante quando se leva em consideração o grande número de casos de violência diariamente vivenciados e, muitas vezes, não relatados. Tal fator é evidente em uma reportagem do site DataSenado “Uma em cada cinco mulheres já foi agredida pelo marido, companheiro, namorado ou ex, por eles considerarem que elas são suas posses, ataque que costuma se repetir”. Em resumo, esses dados apresentam um quadro preocupante, por ser visível um grande número de casos de agressões. Nesse sentido, muitas vítimas não reconhecem as violências que sofrem, devido a existência do pensamento de que as mulheres precisam se submeter a atitudes de superioridade masculina, fator que deve ser cessado.
Destarte, infere-se que a constante luta pelos direitos das mulheres é necessária e deve ser reconhecida. Nesse contexto, compete ás escolas atreladas ao Ministério da Educação (MEC), que tem como função social garantir o conhecimento dos infantes, promoverem campanhas cujo o tema seria “Igualdade entre sexos e a valorização da mulher”. Isso deve ser realizado por meio de palestras nas salas de aula e das redes midiáticas do MEC, com finalidade de ser reconhecido os desafios enfrentados diariamente pelas mulheres e a importância do movimento feminista para se conseguir direitos igualitários. Além disso, é função do Poder Legislativo garantir a punição acerca das pessoas que praticam agressões, com o fito de diminuir o número de casos e evitar com que mais mulheres passem pela situação de subordinação ao homem.

Compartilhar

6 Correções

  1. Olá, boa noite!!!
    Competência 1: você apresenta um bom conhecimento ortográfico, apenas podendo substituir o início do texto “A Grécia Antiga”, não é muito viável iniciar um texto com artigo.
    Competência 2: seu texto apresenta bastantes dados comprobatórios que auxiliam na credibilidade do seu ponto de vista desenvolvido ao longo da produção textual.
    Competência 3: um texto muito bem estruturado e com divisões de parágrafo impecáveis, apresentando a estrutura correta para uma redação estilo Enem.
    Competência 4: os mecanismos linguísticos forem bem utilizados dando fluidez a redação.
    Competência 5: parágrafo de intervenção muito bom, apresentando todos os fatores necessários, além de solucionar os dois problemas. A retomada no assunto foi de suma importância.
    Parabéns pelo texto, ficou excelente, muito bom de ler e apresenta vasto conhecimentos não só em como fazer redação, mas, também, nas demais áreas!!!
    Nota: 980 (180,200,200,200,200) *sou leiga no assunto, ou seja, a nota dada por mim não evidencia sua real nota, pois é apenas a minha opinião*

    • 1
  2. Olá tudo bem?
    Gostei muito da sua redação ela e bem extruturada usou palavras que iriqueceram seu texto mais achei um pouco grande, tente ser um pouco mais direto ao tema em cada parágrafo. A proposta de intervenção ficou ótima na minha opinião, Parabéns.
    Vou selecionar seus pontos por competência.
    1- 200
    2-160
    3- 190
    4- 200
    5- 200
    NOTA : 950
    Sou nova aqui e qualquer erro que tenha cometido na correção me desculpe, to começando agora e como vc to aprendendo aos poucos.

    • 1
  3. Texto muito bom, porém não use o artigo “A” no começo de texto aonde você vai estar logo, falando de um país de forma subjetiva.
    O fato de você usar a palavra dessemelhança, também não é recomendável a reutilização em outras redações, pois ela de certa forma não ficou bem integrada ao texto, pense em substituí -la por: a objeção, a diferença, etc…
    Fora isso, o texto ficou bom!
    NOTA: 845

    • 1
  4. É um texto excelente. Porém achei muito extenso e estou me perguntando como coube em 30 linhas… Vamos lá, gostaria que tivesse utilizado melhor o repertório sociocultural na introdução, fazendo ponte com o tema em questão. Ademais, fica melhor se você desenvolver os parágrafos na ordem problematizadora da tese, colocando a violência em segundo parágrafo e o desigualdade em terceiro. Também encontrei repetição de palavras.
    “A Grécia antiga, em meados de XII a.C, foi marcada por um período de grande dessemelhança de gênero, de modo que, as mulheres não possuíam direito de participar dos debates e nem de votar. Analogamente, na atualidade, há semelhanças com a época Grega, pois mesmo com uma constante busca de direitos igualitários, com a existência do feminismo as mulheres estão constantemente enfrentando problema com a desigualdade.”
    acredito que dessa forma o texto ficaria mais conexo.
    Nota: 920

    • 1
  5. Redação muito boa, apesar de muito grande kkkkkk, acho que abordou muito bem o tema proposto, mas de fato está muito grande, você poderia, por exemplo, fazer uma seleção de pontos que iria abordar de forma mais abrangente, excluindo outros ou tratando de forma mais rasa e diminuindo a quantidade linhas (max. 30)

    • 0
  6. texto excelente, mas usaria mais repertórios socioculturais, no caso do feminismo cairia bem a luta pelo sufragio feminino, as sufragistas e até msm a própria simone de beauvouir
    na conclusão tentaria ser mais específica, e resolva os dois problemas por interio, seguindo os cinco pontos:
    agente, modo, meio, detalhamento e finalidade

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.