Tema: A questão dos povos indígenas no Brasil contemporâneo.
O Brasil Colônia foi um período marcado por uma extrema exploração das terras brasileiras, além da dominação que foi imposta sobre os índios, que tiveram seus direitos corrompidos desde o início desse processo colonial. Analogamente, esses fatores não divergem da contemporaneidade, tendo em vista que os povos indígenas ainda enfrentam negativas questões, como : uma grande desvalorização da sua cultura e invasiva tomada de suas terras.
A princípio, convém ressaltar que os índios, que tanto contribuíram para a formação da identidade brasileira, não possuem sua cultura valorizada, principalmente nos costumes e na linguagem, que não se tornou a oficial do Brasil. Nesse sentido, conforme a frase do pensador Ricardo Barradas “A arte brasileira vai acordar um dia e perceber que a cultura indígena é o que há de mais moderno e minimalista”. Dessa forma, constata-se uma falta de valor por parte da sociedade, que não dá a devida importância para os índios, devido o não reconhecimento e a falta de informação acerca do modo com que eles somaram para a construção do Brasil, com seus costumes.
Outrossim, além de não serem valorizados no modo de ser, os índios enfrentam uma grande luta em busca de seus direitos, relacionada ás diversas invasões para tomada de suas terras. Isso é evidenciado no documentário “Vale dos esquecidos “ que relata a história de uma tribo que enfrenta vários conflitos por posse de suas terras para, na maioria das vezes, serem exploradas e utilizadas como fonte de renda para os cidadãos. Nesse contexto, percebe-se que a Constituição Federal, promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que afirma assegurar o direito à segurança, não está sendo evidenciada, devido às diversas invasões que os índios sofrem.
Destarte, medidas são necessárias para a resolução dos empecilhos. Nesse âmbito, compete ao governo atrelado ao Ministério da Educação, que possui como função social garantir os diretos nessa área, promoverem campanhas cujo o tema seria “A raiz indígena na formação do Brasil”. Isso deve ser feito por meio das escolas, especificamente nas aulas de história, e das redes midiáticas do governo. Essa ação possui como finalidade gerar um reconhecimento por parte de toda sociedade brasileira acerca dos valores e da importância cultural dos índios. Ademais, o Poder Legislativo precisa criar leis que assegurem os direitos às terras indígenas. Assim, espera-se que as negativas questões enfrentadas pelos índios sejam combatidas e os seus direitos exercidos, conforme assegura a ONU.
marialauraoliveira
Competência 1: 180
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 180
Atenção aos parágrafos muito longos: a segunda proposta não precisa criar novas leis porque elas já existem e a sua conclusão poderia ser mais objetiva e menor por exemplo:
´´Destarte, medidas são necessárias para a resolução dos empecilhos. Nesse âmbito, o governo atrelado ao Ministério da Educação, devem promover campanhas cujo o tema sejaa “A raiz indígena na formação do Brasil”. Que feito por meio das escolas, nas aulas de história e sociologia, e divulgado nas redes midiáticas do governo, a fim de gerar um reconhecimento por parte de toda sociedade brasileira acerca dos valores e da importância cultural dos índios. Ademais, o Poder Legislativo deve fiscalizar e assegurar os direitos existentes aos indígenas e sua moradia. Assim, espera-se que tais questões sejam combatidas e os seus direitos exercidos, conforme assegura a ONU“.
Fora isso, texto muito bem escrito, parabéns.
Avicii
Parabéns! Um belíssimo texto, demonstrou ter conhecimento sobre a temática e domínio na escrita dissertativa argumentativa. Não encontrei muitas inadequações na dissertação.
– Alguns professores recomendam o não uso de expressões como “suas, seus, seu, sua”;
Se usá-las evite a repetição!
– ERRO GRAVE! Na separação silábica de “Constata-se”;
Veja a regra de separação com palavras com hífen.
– ás?
– Proposta de intervenção prolixa, faltou detalhar um pouco mais a sua primeira proposta e retirar algumas informações, por exemplo, “que possui como função social garantir os diretos nessa área”. Ficou estranha essa afirmação, pode gerar ambiguidade, pois quem está interligado aos índios seria outra entidade.
Observe:
“A Fundação Nacional do Índio – FUNAI é o órgão indigenista oficial do Estado brasileiro. Criada por meio da Lei nº 5.371, de 5 de dezembro de 1967, vinculada ao Ministério da Justiça, é a coordenadora e principal executora da política indigenista do Governo Federal.”
competencia 1: 180
competencia 2: 200
competencia 3: 200
competencia 4: 200
competencia 5: 180
Ps. Gostaria que corrigisse as minhas redações (duas). Visto que você possui um conhecimento muito bom, irá agregar ao meu aprendizado. Abraço!
rafaelaeliaas
Oiiii, tudo bem?? Eu falei essa frase na proposta de intervenção pq o Enem cobra apenas uma das coisas ( agente/ meio/ ação) completas, assim sendo sempre opto por detalhar o agente.. você acha que não fica muito bom? Desde já muito obg !!!
Kkskbfieoxjnfisosskncfkek Kkskbfieoxjnfisosskncfkek Kkskbfieoxjnfisosskncfkek
johnnycleiton
competencia 1: 200
competencia 2: 200
competencia 3: 200
competencia 4: 200
competencia 5: 160
960, muito bom o texto parabéns, tem um otimo domínio das normas cultas da lingua portuguesa, compreendeu bem o a proposta e soube argumentar, usou bem o conhecimento dos mecanismos linguisticos o unico ponto negativo creio que tenha sido um “excesso” na conclussão
dulciana
Competência 1=200
Competência 2=200
Competência 3=200
Competência 4=200
Competência 5=200
1000 sua redação está perfeita, no meu ponto de vista, não consegui achar nenhum defeito. Mas sobre a conclusão, a sua primeira proposta está completa, não achei necessário a segunda. A introdução está ótima, você deixou bem evidente sua tese. Primeiro e segundo desenvolvimento estão bem ricos de informação.