De nota pfv

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ações governamentais para a redução da gravidez na adolescências

O filme estadunidense “Juno” retrata a vida de uma adolescente que enfrenta diversas dificuldades, como o preconceito por parte da sociedade e a falta de estrutura psicológica para lidar com uma gravidez precoce e indesejada. Analogamente, a ficção não diverge da realidade, tendo em vista que a gravidez na adolescência é uma árdua realidade enfrentada por muitas jovens. Nesse contexto, são encontrados fatores que colaboram para, infelizmente, dar continuidade para tal problemática, como a falta de educação sexual nas escolas e a negligência familiar, fatores esses que precisam de ações governamentais para serem reduzidos.

A princípio, convém ressaltar que conversa sobre saúde sexual é um fator fundamental para a prevenção de uma gravidez recusa, tema que não recebe a devida importância nas instituições escolares. Conforme o site de notícias Nova Escola “Menos de 20% das escolas públicas brasileiras possui uma educação sexual ampla e contínua”, dado que apresenta um quadro grave, por mostrar o baixo número de jovens que possuem acesso à essas informações. Nesse sentido, orientações a respeito dos métodos contraceptivos são de extrema importância para os adolescente adquirirem um maior conhecimento e prevenirem gestações indesejadas, fator que deve ser tratado de forma delicada nas escolas.

Outrossim, é possível ressaltar que temas sexuais são abordados como um tabu em ambientes familiares, de forma que pais possuem dificuldade de orientar seus filhos acerca desses assuntos. Tal fator é evidenciado em uma série da plataforma Netflix chamada “Sex Education” que demonstra em um de seus episódios a dificuldade que a família apresenta para conversar com os filhos sobre sexo. Nesse sentido, essa ausência de diálogos gera uma falta de informação dos adolescentes e, assim, pode contribuir para a falta de prevenção e de consciência dos problemas que uma gravidez indesejada pode gerar, como ocorreu com a personagem do filme Juno citado anteriormente.

Destarte, medidas são necessárias para solucionar esses impasses. Nesse contexto, compete ao Governo atrelado ao Ministério da Educação, que tem como função social garantir os direitos na área educacional, promoverem campanhas cujo o tema seria “Adolescência primeiro, gravidez depois”. Isso deve ser feito por meio de palestras nas salas de aula, com o fito de conscientizar os jovens sobre os desafios e os problemas que a gravidez precoce pode causar em suas vidas. Além disso, com ajuda da mídia, essas campanhas devem ser repassadas em canais abertos de televisão, com objetivo de difundir esse assunto em ambiente familiar.

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2 Correções

  1. – Repertório sociocultural muito bom e bem colocado na redação, com a devida relação estabelecida entre a alusão que você faz e o que você está defendendo.
    – Utilização muito bom de conectores discursivos, que estabeleceram muito bem relação entre cada parágrafo, mas você repetiu alguns deles, então tente evitar isso.
    – Acho que o finalzinho da conclusão ficou um pouco “em aberto”, então seria interessante que você concluísse com uma frase que desse um efeito de que realmente a redação foi concluída.

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  2. Competência 1: 160 em 200. Você comete alguns deslizes gramaticais como repetição da palavra FATOR (foi usada 2 vezes no segundo parágrafo e depois novamente no terceiro), seria bom procurar sinônimos para evitar esse problema. Além disso, em alguns trechos há ausência de vírgula ou uso inadequado.
    Competência 2: 200 em 200: Você utiliza vários repertórios socioculturais e todos são produtivos e relacionados ao tema desenvolvido.
    Competência 3: 200 em 200: Você desenvolve muito bem a temática proposta, de forma coerente e organizada. Seu texto está bastante claro, tese bem definida e argumentos principais bem delineados. Além disso, os argumentos foram bem estruturados.
    Competência 4: 160-200: Você faz uso de um leque variado de elementos coesivos: outrossim, destarte, nesse contexto, etc.
    CUIDADO: recomendo atenção para não repetir conectivos! Você utilizou o mesmo (nesse sentido), em dois parágrafos seguidos.
    Competência 5: 200 em 200: Você apresenta a P. I. completa.
    Nota final: aproximadamente 920-960
    Você escreve muito bem. Parabéns!

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