Dê nota pfv

  • 1

Tema : intolerância e discurso de ódio contra a minoria

O filósofo Nicolau Maquiavel, em uma de suas frases, retratou que os princípios possuem menos raizes do que o preconceito, tendo em vista que essa é uma negativa questão. Analogamente, esse conceito não diverte da contemporaneidade, já que a intolerância e os discursos de ódio são fatores que estão presentes na atualidade, principalmente contra as minorias. Nesse sentido, a homofobia e o racismo são exemplos de persistentes problemas enfrentados por negros e por homossexuais.

A princípio, convém ressaltar que diversos cidadãos são tratados de forma intolerante e desigual, apenas por serem negros. Isso pode ser observado no livro “O ódio que você semeia”, de modo que relata a história de um adolescente que, por possuir uma diferente cor de pele, sofre abusos e preconceitos em uma abordagem, devido ao racismo do policial. Dessarte, esse fator demonstra um caso grave, visto que o desrespeito pode acarretar em prejuízos na vida dos jovens, como uma maior vulnerabilidade ao aparecimento de transtornos psicológicos. Configurando, portanto, uma incompatibilidade com a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), dado que ela garante o bem-estar dos indivíduos, que não está sendo evidenciado.

Outrossim, cabe avaliar que os homossexuais não possuem aceitação de parte da sociedade e, assim, enfrentam diversos discursos homofóbicos. Nesse contexto, a série “Sex Education”, retrata os problemas enfrentados pelo personagem Eric, que recebe frequentemente manifestações de ódio por parte dos seus colegas de classe, por possuir um estilo diferente e ter relacionamentos com homens. Desse modo, infere-se que a ficção não diverge da realidade, tendo em consideração que no atual contexto, homossexuais ainda sofrem, pela população, manifestações de raiva, pois há uma ignorância dos indivíduos em relação aos relacionamentos que não são heterossexuais.

Destarte, medidas são necessárias para a resolução dos empecilhos. Nesse âmbito, compete ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, promover campanhas. Isso deve ser feito por meio das salas de aula, especificamente de história, e das redes midiáticas desse Ministério. Essa ação possui como finalidade conscientizar a população acerca dos problemas enfrentados pela minoria e alertar sobre os maléficos dilemas que essas opressões podem causar. Assim, espera-se aconteça uma diminuição no número de casos de discriminações e que o bem bem-estar, como afirma pela DUDH ser direito de todas as pessoas, seja plenamente assegurado.

Compartilhar

5 Correções

  1. Boa noite Rafaela! Tudo bem? Tenho algumas pontuações a fazer em sua redação. Segue:
    Introdução: apresentou o tema e a tese, porém você reduziu as minorias. Você deveria ter buscado argumentar em cima de outros assuntos que abragem todas as minorias. Fora isso, bom uso dos conectivos e sem erro gramatical.
    D1: interessante a ideia, parágrafo bem argumentado.
    D2: interessante também, parágrafo bem argumentado. Porém, não tem amarração entre os parágrafos de desenvolvimento. Um não tem ligação com o outro.
    Proposta de intervenção: Faltou contextualizar um pouco mais e detalhar.
    C1: 160
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 160
    Total: 720

    • 1
  2. Nota 670
    Olá Rafa. Tua redação está no caminho. Tem conteúdo. Contudo, em redações posteriores,na minha concepção, seria mais acertado ter um foco central. Entendi que você quer falar sobre a intolerância sofrida pelas minorias, todavia às vezes pela tentativa de tentar abarcar tudo, o texto acaba ficando um pouco desconecto. Exemplo, tua proposta de intervenção dar a entender que as medidas a serem tomadas, a título de solução, referem-se só as mulheres, sendo que tu falou de outros grupos minoritários em momento anterior. Na conclusão o objetivo é dar uma solução ao já mencionado no desenvolvimento e não trazer um nova questão. Mas no geral achei muito boa.

    • 1
  3. Olá Rafaela, tudo bem? Bom, a princípio sua redação está muito bem elaborada, gostei da forma como vc elaborou a proposta de intervenção e todos os núcleos foram abordados nela. Já no D1- senti falta de um detalhamento mais amplo sobre o livro citando o nome do autor apenas e sua nacionalidade, mas ficou muito bom. No D2 recomendo analisar melhor o uso das vírgulas. E no geral, gostei muito da sua redação recomendo que você utilize sinonimos e use diferentes conectivos, pois houve uma repetição de algumas conjunções e palavras.
    C1- 160
    C2- 200
    C3- 160
    C4- 140
    C5-200
    Total:860

    • 1
  4. Beleza, Rafaela? Vou corrigir de acordo com as competências do ENEM.
    Você embasa bem seus argumentos, consegue articular os fatos e alusões com suas ideias de forma que desenvolveu bem o texto para defender sua opinião. Tenho só algumas coisas a pontuar:
    • Pelo tema que você escolheu deveria fazer a abordagem com relação a todas minorias, mas reduziu a minoria aos negros e homossexuais, sendo que é bem mais amplo que isso (Indigênas, imigrantes, idosos, deficientes etc).
    • Você se referiu ao filme como uma ficção, posso estar errado, mas o que deu a entender é que o filme retrata algo que pode ser observado na realidade.
    • Embora pareça ter sido somente falta de atenção, você cometeu alguns erros gramaticais
    C1: 140
    C2: 160
    C3: 180
    C4: 200
    C5: 200
    NOTA: 880

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.