Tema :
Igualdade racial no Brasil : avanços e desafios
O Período Colonial foi marcado por um extremo maltrato das pessoas que eram negras, de forma que tanto os índios como os africanos foram covardemente abordados como escravos. Analogamente, no Brasil, o racismo, que estabelece uma hierarquia entre raças com diferentes formas de tratamento, é um problema que ainda persiste na contemporaneidade. Nesse contexto, houve um pequeno avanço no quesito trabalhístico, porém ainda são encontradas desigualdades raciais nesse ramo, além dos desafios como o preconceito existente não só nessa área.
A princípio, convém ressaltar que diversos cidadãos são tratados com discriminação e inferioridade no mercado de trabalho. Nesse contexto, o cantor Mano Brown retrata em uma de suas musicas a seguinte frase: “Por você ser preto tem que ser duas vezes melhor”. Desse modo, percebe-se que esse fator demonstra uma grave realidade, pelos negros não serem tratados com igualdade e, na maioria das vezes, os seus trabalhos não serem valorizados e nem bem remunerados, como ocorreu no período citado anteriormente, do Brasil Colônia, em que a mão de obra escrava era a mais utilizada e esses não recebiam nenhuma recompensa.
Outrossim, muitas pessoas sofrem pelo preconceito racial, que acontece devido uma ignorância por parte da população. Isso pode ser evidenciado no livro “O ódio que você semeia” que relata a história de um menino que sofre preconceito por parte de policiais de sua cidade, que agem com desrespeito em uma abordagem. Desse modo, percebe-se uma falha na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 promulgada pela ONU, que garante o bem-estar de toda a sociedade, tendo em vista que esses fatores discriminatórios sofridos por questões de cor de pele afetam a saúde mental de quem a enfrenta.
Destarte, medidas são necessárias para a resolução desses empecilhos. Nesse âmbito, compete ao governo atrelado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que possui como função social garantir os direitos de toda a sociedade, promoverem campanhas cujo o tema série “Diga não ao racismo”. Isso deve ser feito por meio das aulas, especificamente de história, e das redes midiáticas. Essa ação possui como finalidade combater a discriminação racial. Outrossim, é dever do Poder Legislativo a elaboração de leis que punam as pessoas que tratarem os negros com preconceitos no mercado de trabalho. Assim, espera-se que uma igualdade racial seja garantida e o bem-estar seja concebido conforme afirma a ONU.
ananda.
Ótimo texto! Estrutura gramatical deveras boa, notei apenas um desvio ou dois desvios, nada relevante. A única ressalva é na introdução, na qual deveria ter explicitado as problemáticas que você desenvolveu nos parágrafos seguintes.
Na sua proposta de intervenção, poderia ter detalhado melhor uma das soluções a fim de deixá-la mais completa e a outra citado mais superficialmente para garantir seus 200 pontos na competência.
No mais, boa sorte nos estudos! Tens grande potencial :)
Patrick_0rletti
Em minha opinião pessoal,acho que a faltou um direcionamento na tese,pois na retomada dela na conclusão,não gostei muito.Em contrapartida,or argumentos e citações de artistas e datas são coerentes e bons.No geral achei uma dissertação com um elevado grau de conhecimento,evite apenas a repetição de conectivos e alguns errinhos gramaticais.
Gostei muito!
@eunaredação
Olá, seu texto está muito bom, mas eu aprofundaria mais a introdução, apontando mais a sua tese e o problema em si, suas citações são boas e coerentes, na conclusão acho que poderia falar mais de como solucionar o problema através das leis, com mais detalhes. Não vi nenhum erro gramatical e gostei das palavras mais complexas, trazem formalidade. Senti falta de um título. Não pare de escrever, adorei seus dois textos que corrigi!!