Dê nota

  • 2

Tema : Caminhos para combater a evasão escolar no Brasil
O defensor dos direitos humanos Nelson Mandela retratou que a educação é a arma mais forte que pode ser utilizada para mudar o mundo, devido à sua grande importância. Analogamente, esse conceito não diverge da contemporaneidade, tendo em vista que o aprendizado é fundamental para a construção da vida dos indivíduos. Porém, no Brasil, a presente evasão escolar, que possui como exemplos de suas causas à falta de acesso e a gravidez na adolescência, é um grande problema, que precisa de caminhos para ser combatido.

A princípio, convém ressaltar que diversos brasileiros não possuem alcance às instituições de ensino e, assim, são prejudicados na obtenção de conhecimento. Isso pode ser evidenciado no documentário “Pro dia nascer feliz”, que relata desafios enfrentados por jovens, que por morarem em uma região precária, precisam viajar para uma cidade vizinha para estudar, não sendo sempre que possui ônibus públicos disponíveis para realizar o transporte. Dessarte, tendo em consideração que essa é uma realidade de muitos indivíduos, esse fator demonstra um caso grave, já que a não frequente ida para as escolas contribui para uma evasão escolar.

Outrossim, cabe avaliar que uma gravidez precoce e indesejada pode atrapalhar de forma efetiva o rendimento escolar dos adolescentes. Nesse sentido, o filme “Juno” retrata os impasses sofridos por uma jovem que engravidou aos dezesseis anos, de modo que o seu comparecimento nas escolas foi prejudicado, já que era necessária uma maior dedicação para os cuidados com a sua filha. Dessa maneira, a ficção não diverge do atual contexto, tendo em conta que, no Brasil, existem diversos casos de gravidez na adolescência, que com a necessária responsabilidade do momento, dificilmente as instituições de ensino se tornam prioridade.

Destarte, medidas são necessárias para a resolução dos empecilhos. Nesse âmbito, compete ao Ministério da Educação, que tem como função social garantir os direitos nessa área, promover um aumento na frota de ônibus escolares. Isso deve ser feito por meio de uma parceira com empresas terceirizadas de locomoção. Essa ação possui como finalidade garantir o acesso às escolas para todos os alunos, já que vão possuir ônibus ao seu dispor. Outrossim, devem ser passadas campanhas nas redes midiáticas, cujo objetivo será alertar sobre os impasses que uma gravidez na adolescência pode gerar. Assim, espera-se que por esses caminhos a evasão escolar seja premente combatida.

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá,sou uma estudante como você,e vou colocar em tópicos o que notei acerca da sua redação.
    .Desvio de pontuação.
    .Sua tese ficou boa,você apresentou duas problemáticas.Só precisa desenvolver mais a primeira.
    .Evite repetir palavras,procure sinônimos.
    .O fluxo de ideia no terceiro parágrafo ficou bom,só precisa ser mais detalhado.
    OBSERVAÇÕES PARTICULARES:
    C1-140 (Tirei 60 pontos porque vi alguns termos coloquiais ao longo do texto ).
    C2-200 (Suas alusões foram boas).
    C3-160(tirei 40 pontos pelo 3 parágrafo).
    C4-180 (você tem um vocabulário extenso e muito bom,só precisa evitar repetir a mesma palavra por mais de duas vezes).
    C5-190 (amei a sua proposta de intervenção, muito bem detalhada ,só tirei 10 pontos porque no final você usou o termo “espera -se”, isso remete um pouco de dúvida e incerteza,e na redação do ENEM você precisa ter muita convicção naquilo que está escrevendo para convencer o corretor).
    NOTA FINAL:870
    Parabéns,continue praticando.Você vai longe!!😊✌

    • 1
  2. Olá, tudo bem?
    Sua redação esta bem escrita Rafaela, tem uma tese bem clara, uso de conectivos e uma boa proposta de intervenção. Parabéns! Entretanto:
    * Introdução: Ótima ideia começar com uma analogia e você a relacionou com o tema de maneira correta.
    – Faltou apenas uma vírgula: ”humanos Nelson Mandela (*) retratou”
    – E sua tese poderia estar mais desenvolvida. Ela esta bem clara, o que é muito bom, mas esta confusa. Vamos analisar: Tese>> ”Porém, no Brasil, a presente evasão escolar, que possui ( * como exemplos de suas causas) à falta de acesso e a gravidez na adolescência, é um grande problema( , ) que precisa de caminhos para ser combatido.” O primeiro parêntese, ele todo é desnecessário. Poderia simplesmente ser substituído por ”problemáticas” e a segunda vírgula também é desnecessária. Então o mais correto possível ficaria assim: Porém, no Brasil, a presente evasão escolar possui como problemática, a falta de acesso à educação e o aumento gravidez na adolescência. Utilizando o termo ”problemática”, você já indicaria que é um problema que precisa ser resolvido, eliminando assim a última frase.
    * Segundo parágrafo: Começa muito bom, bom conectivo.
    – Erro de vírgula: ”de ensino e( , ) assim, são”. Deveria ser antes do ”e” >> de ensino, e assim, são. Na verdade, esse ”e” é quase que desnecessário também, se ele for tirado não mudará o sentido da frase.
    – Palavra desnecessária: ”jovens, (que por) morarem em uma região” >> ”jovens, moradores de uma região precária”. Ficaria mais formal.
    – Desnecessário também: ” (precisam) viajar” >> Viajam para…
    – Erro de concordância: ”não sendo sempre que (possui) ônibus públicos disponíveis para realizar o transporte.” Deveria ser ”possuíam” já que esta se refere aos ”jovens” sendo uma palavra utilizada no plural.
    * Terceiro parágrafo: Novamente, é iniciado corretamente, muito bom. E um ponto muito positivo, é você ter apresentado corretamente o tópico frasal em ambos os parágrafos.
    – Na frase a seguir você poderia ter evitado dois erros: ” (já que) era (necessária)”. Primeiro, cuidado com repetições em sua redação, pode indicar um vocabulário primitivo, leia novamente o parágrafo atenta aos ”que”, eles estão muito presentes, o que não é bom para o seu vocabulário. Procure ao máximo utilizar palavra repetitivas. Segundo, o correto seria ”necessário”.
    – Palavras desnecessárias: ”dedicação (para os cuidados) com a sua filha.” A palavra ”dedicação” já passa a ideia de cuidado.
    * Conclusão: Bons conectivos iniciais e sua primeira proposta esta muito correta, apresentando todos os requisitos necessários. Entretanto, é muito arriscado apresentar duas propostas em uma redação, porque pode correr o risco de uma ficar mais detalhada do que a outra, ganhando mais destaque. Isso não é bom. Fora que a segunda pode não ficar completa, o que aconteceu em sua redação. A primeira proposta ficou perfeita, mas a segunda, além de ficar incompleta não ganha destaque algum. Por via das dúvidas apresente apenas uma que esteja com todos os requisitos, ou se apresentar duas, procure deixa-las no mesmo nível.
    _ Mas é isso, continue assim que o sucesso será garantido. Espero ter ajudado…
    NOTA: 790

    • 1
  3. Cuidado nos erros gramaticais isso pode gerar graves consequências na sua nota tente estudar mais conectivo para não ter o erro de repitir conectivos porque perde ponto, estude mais a sua pontuação. Você deve ter 3 repertório para colocar na redação, por exemplo, na introdução coloque citaçõs, de filmes, séries, e entre outros.
    No desenvolvimento fale sobre acontecimentos no dia a dia ou alusões históricas .como nos jornais e em reportagem assim enriquecerá o seu texto.

    • 0
  4. oi, tudo bem?
    Seu texto cumpre os quesito de uma dissertação, parabéns
    Cuidado apenas com o uso de virgula e no uso excessivo de conectivos como “Outrossim”.
    Além disso, procure outros argumentos de autoridade e conhecimento de mundo para ter um texto com mais credibilidade e profundidade.
    nota:680

    • 0
  5. Olá, gostei dos seus argumentos, porém notei erros gramáticais em algumas palavras, não sei se foi o teclado que mudou.. tente não repetir conectivos, vc colocou 2 vezes o “Outrossim” não fica legal repetir.. siim, e de palavras tbm, como exemplo “gradidez ” vc utilizou 2 vezes só no segundo argumento. Minha dica pra vc é ler redações de outras pessoas, isso ajuda muito. NOTA : 560

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.