“Das redes sociais ao Pix: Caminhos para a redução dos golpes financeiros no Brasil.”

  • 0

O Banco Central do Brasil, foi quem anunciou o Pix: método de pagamento que permite transações interbancárias a qualquer hora do dia, muita gente duvidou que esse método iria funcionar tão bem. Com isso, se transformou em um fenômeno nacional e colocou o Brasil em posição de destaque no mercado financeiro global, gerando mais e mais fraudes de várias maneiras diferentes.

Tanto que, os crimes cibernéticos sempre se aproveitam de novas tendências do mundo para tentar lesar as pessoas desatentas. Considerando que as transações do Pix são irreversíveis, as fraudes financeiras explorando tal método de pagamento são particularmente “mortais” para os desavisados. O Brasil, é o único país a ter um sistema de transferência de valores que funcionam o tempo todo e se comunica com qualquer instituição bancária sem muitas dificuldades.

A fim de esclarecer quantas pessoas caem em golpes financeiros, o Centro de Estudos Comportamentais da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no Rio de Janeiro, aponta que 91% das pessoas que caem nesses golpes são homens, 35,5% tem de 30 a 39 anos e outros 23% tem renda entre dois e cinco salários mínimos. Os principais meios dos golpes são 28,1% por pessoas conhecidas, 27,5% por propostas de WhatsApp e 43,3% por criptomoedas. Além desses a muitos outros meios de tipo de golpes por Pix.

Alguns caminhos para a redução dos golpes financeiros no Brasil e no mundo, é ter muito cuidado com o que se compartilha nas redes sociais, pois seus links podem conter algum golpe. O Governo, por meio de uma lei poderia criar um projeto para ampliar investimentos, aumentar verbas, direcionadas a segurança da internet. O Governo também, teria que ficar fiscalizando para ver se todos estão cumprindo a lei e se o projeto estar funcionando na prática.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, vou dar minha opinião (leiga) de estudante na forma do texto ENEM.

    Na sua introdução somente explicou o que é o pix, isso te faria perder pontos visto que, a introdução deve apresentar uma tese.

    Seus desenvolvimentos não apresentam argumentos, ou repertórios socio-culturais, o que também prejudicaria a nota pois em um texto dissertativo-argumentativo os desenvolvimentos devem conter argumentos para justificar sua tese.
    Ex.: na introdução apresente fatores que são a causa do problema proposto pelo tema e nos desenvolvimentos explique o por que eles geram os empecilhos usando repertórios que validem seu posicionamento.

    Na sua conclusão não consegui identificar o detalhamento, e finalidade da proposta de intervenção. Acarretaria perca de pontos na C5.

    Faltam conectivos para interligar frases e parágrafos. Perca de pontos na C4.

    Continue treinando!

    • 0
  2. Olá, Ana! Irei fazer alguns apontamentos sobre seu texto:

    Introdução:
    1-Optaria por fazer algumas mudanças em relação a como foi exposto o repertório. Lembre- se que é preciso apresentar fontes, datas ou algo que assegure sua citação. Além disso, definições sobre o que é o tema, nesse caso o pix, muitas vezes não são aceitas como repertório.
    2- Necessário apresentar o tema utilizando palavras chaves, nesse caso: caminhos, redução, golpes, Brasil
    3- Não se esqueça de expor quais as teses da sua argumentação que serão utilizadas no D1 e D2

    Desenvolvimento:
    1- É importante iniciar esse parágrafo com algum conectivo, exemplo: em primeiro lugar, em primeira análise, a princípio…
    2- O parágrafo está totalemte expositivo, apenas apresentando fatos sem nenhuma argumentação
    3- A estrutura dos seus dois parágrafos de desenvolvimento está bem defasada. Colocarei aqui um exemplo de esqueleto de desenvolvimento para te guiar nos próximos textos:

    1) Conectivo + tópico frasal: retomada da tese
    2) Ampliação do tópico frasal: Como? Por quê? Apresentar mais detalhes
    3) Fundamentação: sustentação do tópico frasal por meio de repertório ou coletânea
    4) Conclusão parcial: efeitos ou análise final das informações do parágrafo

    Conclusão:
    1- Use verbos no imperativo para designar o que o Governo deve fazer, exemplo: “É dever do Governo criar um projeto…”
    2- Use agentes diferentes nas suas duas propostas de intervenção
    3- Falta o detalhamento
    4- Falta a finalidade
    5- Falta a ação

    Continue buscando melhorar os apontamentos, por meio de videoaulas disponíveis na internet e esqueletos de redação prontos, pois tenho certeza que alcançará uma redação muito boa!! :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.