No início do século XX, a intensificação da indústria automobilística consolidou o modal rodoviário no Brasil. Porém, a falta de planejamento com relação a acessibilidade nas metrópoles e a má gestão do transporte público se tornaram os principais entraves para mobilidade urbana no país. Logo, é mister o debate acerca da problemática e suas possíveis soluções.
O primeiro ponto a ser levado em consideração é a grande distância que a população é obrigada a percorrer diariamente para trabalhar. Segundo o Geógrafo Roberto Lobato Corrêa, ” o espaço urbano é fragmentado articulado; reflexo e condicionante social em uma interação dialética”. Nesse ínterim, os deslocamentos pendulares dificultam a fluidez do trânsito, diminuem o tempo das pessoas com suas famílias e aumentam o aquecimento global, devido a emissão de poluentes pelos veículos.
Outrossim, o sucateamento do transporte público, com frota e empresas insuficientes para suprirem a demanda da sociedade. O psicólogo Goldberg diz que o Homem trata os espaços públicos como lugares a serem ocupados por quem chegou primeiro. Desse modo, a sociedade segue omissa com relação as insuficiências do transporte público. E, com isso, os monopolizadores permanecem cobrando tarifas abusivas dos cidadãos que por vezes não tem direito nem a um lugar para viajar sentado.
Em suma, mudanças devem ocorrer na dinâmica estrutural dos grandes centros para melhorar sua mobilidade. Para tal, O Ministério dos transportes, por meio de suas secretárias municipais, deve abrir licitação para novas empresas de transporte público operarem nas cidades. Com isso, aumentará a oferta de serviço, as tarifas diminuirão e as pessoas se deslocaram mais rapidamente. Desta feita, a problemática se atenuará e as pessoas verão a dança das cadeiras apenas como um jogo infantil.
TaináRinconVianês
*Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
Correção: 180.
*Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
Correção: 200.
*Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
Correção: 180
*Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
Correção: 150.
*Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
Correção: 190.
900 pontos
Breno
*Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
Correção: 160.
*Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
Correção: 200.
*Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
Correção: 200.
*Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
Correção: 160.
*Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
Correção: 200.
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