Da academia à cirurgia: até quando a busca pelo ideal de imagem é uma escolha saudável?

  • 1

O pioneirismo do cinema hollywoodiano, no século XX, proporcionou a criação de ideais de imagem, de poder aquisitivo e de popularidade. Por esse pensamento, o filme “Meninas Malvadas” retrata um trio de garotas que são reconhecidas, admiradas na escola e que apresentam características estéticas invejáveis pelos demais alunos. Para além da ficção, esse cenário é recorrente no corpo social e, constantemente, ultrapassa os limites da saúde. Assim, convém analisar os desdobramentos sociais na consolidação dos padrões estéticos e a intensificação do culto ao corpo idealizado pela mídia.

Em primeira análise, a formação e posterior estabelecimento de diferentes padrões em cada tempo histórico está vinculado com a  aceitação social. Nessa perspectiva, a obra cubista “A Boba” de Anita Malfatti demonstra uma mulher que detém um semblante de tristeza e de insegurança por não atender as expectativas da sociedade do século XX. À vista disso, a artista exemplifica o sentimento de muitos indivíduos que, para serem incluídos no cerne social, recorrem a procedimentos estéticos irreversíveis sem dispor de saúde física e mental. Consequentemente, a imposição de estereótipos acomete inúmeros “bobos” que, ao tentar segui-los ao extremo, acabam com distúrbio de imagem e frustrações frequentes.

Ademais, na era científica e informacional, o poder persuasivo das plataformas digitais potencializaram o culto à imagem. Desse modo, a adoção de dietas extremas veiculadas na rede  são amplamente seguidas e, em muitos casos, sem indicação e acompanhamento de um profissional de saúde. Sob esse viés, em alusão às ideias do sociólogo da comunicação Pierre Bourdieu, a linguagem corporal é decisiva para distinção social, isto é, o poder de consumo, as características pessoais e o acesso aos bens de serviço refletem quem é o homem para outrem. Logo, com o objetivo de ter “status” social, não há a consideração e ponderação dos riscos, como infecções e alergias.

Depreende-se, portanto, que as implicações sociais negativas com a fixação de padrões e a mídia como intensificadora constituem desafios. Para superá-los, cabe as escolas públicas e privadas promover a formação tecnológica crítica dos educandos, por meio da elucidação prática de situações-problema vivenciados na comunidade digital, especialmente pelos docentes de sociologia, haja vista a vasta capacidade de indagação sobre a comunidade inerente à tal área, com o fito de estabelecer a inclusão, aceitação das diferenças e escolhas saudáveis. Por conseguinte, o estereótipo hollywoodiano será contestado e a cena cotidiana em “Meninas Malvada” terá fim.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oii, Victória, tudo bem? Vou fazer uma correção por parágrafos e atribuir uma nota. Qualquer incoerência/irregularidade, me corrija! :)

    INTRO
    -ausência de vírgula: ” “Meninas Malvadas”, retrata um trio…”
    -erro de pontuação: “reconhecidas, admiradas na escola e que apresentam” -> “reconhecidas, bem como admiradas na escola e que apresentam…”

    D1
    -ausência de vírgula: “…cada tempo histórico, está vinculado com…”
    -ausência de vírgula: “…cubista “A Boba”, de Anita Malfatti, demonstra…”
    -ausência de vírgula: “…tristeza e de insegurança, por não atender…”
    -ausência de vírgula: “…irreversíveis, sem dispor de saúde física e mental.”
    -“ao tentar segui-los ao extremo” seguir o que ? sempre seja clara
    -tese bem estruturada
    -argumentação pertinente
    -ótimo uso de repertório

    D2
    -ausência de vírgulas: “…dietas extremas, veiculadas na rede, são amplamente…”
    -argumentação e repertório pertinentes
    -estruturação adequada, vc atendeu muito bem ao modelo cobrado no Enem

    CONCLUSÃO
    -ausência de vírgulas: “…negativas, com a fixação de padrões e a mídia como intensificadora constituem, desafios.”
    -ausência de crase: “…às escolas públicas…”

    -ação: promover a formação tecnológica crítica dos educandos
    -meio/modo: por meio da elucidação prática de situações
    -agente: escolas públicas e privadas
    -finalidade: estabelecer a inclusão, aceitação das diferenças e escolhas saudáveis
    -detalhamento: problema vivenciados na comunidade digital, especialmente pelos docentes de sociologia, haja vista a vasta capacidade de indagação sobre a comunidade inerente à tal área

    |FEEDBACK|
    Victória, amei seu texto e sua argumentação! Você possui um ótimo repertório de palavras, bem como explorou otimos campos de outras áreas, trazendo citações pouco utilizadas, isso deu uma diferenciada na sua redação. Cuidado apenas com o tamanho do seu texto. Meu conselho é você fazer as pazes com a vírgula, pq ela fez falta kkk! Parabéns pela redação, ficou muito boa! :)

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 200
    NOTA: 960

    Qualquer dúvida, só chamar. =)

    • 4
  2. Olá, bom dia Victoria!
    Achei a sua redação muito bem estruturada, ótima! e as questões levantadas são muito coerentes.
    Porém na sua conclusão creio que faltou realmente destacar os cinco eixos de intervenção sendo eles: problema, agente interventor, ação interventora meio/modo e detalhamento.
    Porém, no todo, achei como falei anteriormente, ótima..

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.