Cyberstalking

  • 0

   A intensa revolução tecno-científica ocorrida em meados do século XX trouxe consigo a internet e posteriormente as redes sociais. Nesse cenário, surgiram os stalkings ( perseguidores virtuais ) que seguem cada passo da vitima através das redes sociais. Sob esse viés, são cabiveis duas questões : a  impetuosidade dos perseguidores e a superexposição nas redes.

   Em primeira análise, o stalking  monitora uma pessoa de forma ameaçadora nas redes, tendo como alvo alguém com quem teve ou deseja ter um relacionamento. Stalkear torna-se uma forma de manter a pessoa “amada” sob controle, em um tipo de cativeiro invisivel, onde o aprisionado nao tem direito de escolha ou privacidade. A paixão dos perseguidores acerca da vida pessoal de outrem, é algo sem aparente razão, que pode realmente ferir. Nesse viés mulheres sao as principais vitimas de um “amor platônico”, que pode se transformar em uma infeliz perseguição, transcendendo o ambiente virtual, causando danos psicológicos e ate fisicos por meio de agressões e ameaças. Conquanto, a nova lei brasileira considerada o stalking como crime, podendo levar a prisão.

   Em segunda análise, a superexposição nas redes, pode atrair stalkings e facilitar a perseguição da vitima. Tendo em vista que, algumas pessoas postam cada passo de suas vidas nas redes sociais, contribuindo com informações pessoais, que podem ser úteis á um stalking disposto a perseguir aquele por quem admira. Um caso de Stalking bastante conhecido ocorreu antes da internet, foi o cantor Jonh Lenon, morto por um perseguidor. Nesse contexto, a superexposição contribui com os riscos de ser perseguido.

    Tendo em vista os fatos, cabe ao Estado em conjunto com o Ministério da segurança pública, desenvolver um Disk denúncia online e por telefone, com o fito de garantir segurança às vítimas de perseguidores. Também, as plataformas digitais devem restringir a criação de perfis, impondo normas de segurança mais rígidas na criaçao de uma conta nas redes sociais, com o objetivo de diminuir os perfis falsos que podem pertencer a um stalking. Além disso, cabe o bom senso dos usuários em nao expor toda a vida privada nas redes. Desse modo, a intensa revolução que as redes sociais trouxeram nao sera um veículo de atuação para criminosos.

 

 

Compartilhar

3 Correções

  1. passo da vitima, perseguição da vitima, as principais vitimas > vítima, vítimas
    cabiveis > cabíveis
    invisivel > invisível
    onde o aprisionado nao, nao expor, nao sera > não, não será
    mulheres sao as principais > são
    fisicos por meio > físicos
    criaçao > criação
    tecno-científica > tecnocientífica
    Ministério da Justiça e Segurança Pública > não existe mais Ministério da segurança pública. E atente-se ao uso maiúsculo das iniciais.

    c1: 120 – Muitos erros bobos cumulativos. atente-se à acentuação.
    c2: 200 – respeitou o tema e a estrutura.
    c3: 120 – não há muito repertório.
    c4: 120 – você precisa utilizar conectivos inter-períodos.
    c5: 120 – nenhuma das três soluções apresenta os 5 elementos.

    final: 680

    • 1
  2. A redação está muito bem estruturada, o texto dissertativo-argumentativo foi seguido a risca e os argumentos estão convincentes, além de abordar o tema proposta. Gostaria de fazer um adendo sobre o último parágrafo: você usou 3 diferentes propostas de intervenção, poderia utilizar uma principal e desenvolver mais, detalhar mais. Apenas a primeira proposta define um agente interventor especificado (Ministério da Segurança Pública), e também acho necessário explicar melhor como a ação será feita. Ademais, atenção a escrita, seu texto apresenta alguns erros de pontuação, acentos em palavras e a falta de letras maiúsculas em nomes próprios.

    • 1
  3. Olá! Não sou especialista da área, mas posso lhe pontuar algumas coisas:

    – Sempre substituir palavras repetidas por sinônimos;
    – Conclusão do ENEM deve ter agente (ministério), forma (acatar denúncias?), finalidade (reduzir contravenções?), intervenção (disque denúncia), resultado (?), etc. Parece que atendeu alguns requisitos.
    – Palavras estrangeiras sempre entre aspas “disk stalker”;
    – Conjunções entre frases agregam mais pontos em coesão e coerência;

    Parabéns, continue praticando!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.