Iniciante

Cultura do imediatismo

  • 0

O início do capitalismo se deu após a desestruturação dos feudos na Idade Média. Essa mudança do setor produtivo, transformou as relações de trabalho e deu uma nova configuração as sociedades. Na contemporaneidade, o auge do modelo capitalista observa-se na cultura do imediatismo. Dessa forma, seja pelo avanço da tecnologia, seja por uma cultura do desapego, esse imediatismo precisa ser barrado, pois tem consequências diversas para o corpo social.

Nesse contexto, o uso intenso da tecnologia causa nos indivíduos um excesso de informação, que pode ser maléfico. Conforme o psiquiatra Augusto Cury afirmou em seu livro “Ansiedade. Como enfrentar o mal do seculo”, ao trazer o conceito de ” Síndrome do Pensamento Acelerado”, alteração esta que se dá devido ao acesso de informação diariamente, através dos meus de comunicação, o que acarreta dificuldade de concentração e aumenta da ansiedade. Assim, esse bombardeamento contribui para essa cultura do imediato, já que imagens e noticias são substituídas rapidamente em apenas um clique.

Ademais, a cultura do desapego também é um fator para esse estilo de vida. Isso se vê quando tudo, na atualidade, se torna obsoleto, inclusive as pessoas. Conforme afirma o sociólogo Zygmunt Bauman, ao observar que as relações sociais atuais são liquidas, não duráveis, frágeis, através do conceito de “Modernidade liquida”. Dessa forma, o imediatismo atrai malefícios nas relações interpessoais, ao descartar, distanciar pessoas ou objetificá-las.

Assim, faz-se necessário barrar esse imediatismo. O Governo Federal, em parceria com a mídia, deve priorizar, nos meios de comunicação, campanhas com o tema saúde mental, a fim de quebrar tabus a cerca dos cuidados relativos a mente, com o intuito de normalizar a terapia como modelo de auxilio relativo aos problemas cotidianos, para que dessa forma esse imediatismo seja amenizado da sociedade. Desta feita, a sociedade analisada por Bauman não será mais líquida.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, tudo bem? Espero que sim. A sua redação está boa, mas, você precisa de mais atenção nos errinhos de acentuação. Ademais, a estrutura do seu texto apresenta falhas em algumas coisinhas::
    → INTRO: “…as sociedades..” falta de crase.
    “…o auge do modelo capitalista…” essa frase deveria vir entre vírgulas ou entre travessões pois é aposto.

    → D1: otimo parágrafo. suas ideias foram contínuas e bem explicadas
    “…o seculo…” erro de acentuação
    “…alteração esta que…” falta de vírgula
    “..e noticias..”

    → D2: “…são liquidas…“ erro de acentuação
    “…Conforme afirma o sociólogo…” varie um pouco seus conectivos, mostre que possui variedade lexical.

    → CONCLUSÃO: “…de auxilio …” erro erro de acentuação
    “…, nos meios de comunicação…” entendi a utilização do meios de comunicação mas não entendi o que deve ser feito. os meio de comunicação seria o meio não a ação. Senti falta do conectivo conclusivo no início do parágrafo.
    Achei sua conclusão muito boa mas não consegui entender a relação da sua argumentação com a proposta de intervenção. Devido aos seus argumentos terem um caráter comportamental e até mesmo cultural, achei que você iria para esse mesmo lado na sua conclusão mas não foi… não entendi.
    C1: 120
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 160
    C5: 80
    Nota: 760

    • 0
  2. Olá, fiz a sua correção, como estou começando agora peço desculpas se deixei passar algo ou corrigi errado :). Seu texto está ótimo. Vou avaliar e dar a nota por competências, assim como no modelo ENEM.

    Competência 1 – 120. Percebi alguns erros ortográficos e de acentuação como no segundo parágrafo onde faltou um acento em “séculos” e a palavra “meios” estava escrita errada. No terceiro parágrafo, quando fala de Bauman, tive uma pequena dificuldade para o entendimento do sentido do texto, por conta do uso do ” ao observar que…”, que não se fez necessário. Nesse mesmo parágrafo há o uso desnecessário de vírgula em “Dessa forma, o imediatismo atrai malefícios nas relações interpessoais ao descartar, distanciar pessoas ou objetificá-las”. No último parágrafo também há o mau uso de vígula em “O Governo Federal, em parceria com a mídia, deve priorizar nos meios de comunicação”, e a palavra “acerca” é escrita junta. Nesse mesmo parágrafo faltou acento em auxílio.

    Competência 2 – 160. Nessa competência não tive como fazer plena correção, por não ter acesso aos textos motivadores. O seu texto segue o modelo dissertativo-argumentativo, tem uma boa estrutura e segue o tema apresentado, porém sinto que faltou mais aprofundamento das ideias apresentadas no terceiro parágrafo.

    Competência 3 – 160. Como dito na competência anterior, as ideias apresentadas estão ótimas e condizentes com o tema, mas faltou o aprofundamento e uma maior inter-relação entre elas.

    Competência 4 – 160. Apresenta bons mecanismos linguísticos que se correlacionam com a construção da argumentação, mas sinto que ainda falta mais ligação entre o segundo e o terceiro parágrafo.

    Competência 5 – 160. A proposta de intervenção está ótima, apresenta um agente, uma ação, um efeito, mas falta mais detalhamento do efeito e do modo/meio.

    A nota final fica por volta de 800.

    Mais uma vez lembro que a minha correção pode ser errônea, mas tentei ajudar da melhor maneira possível. Boa sorte :)

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.