Iniciante

Cultura do estupro

  • 3

Na série “Thirteen Reasons Why”, um dos motivos que levou a personagem Hanna Becker a cometer suicídio foi o abuso sexual que sofreu, e a forma como foi banalizado. Analogamente, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública são registrados 500 mil casos de estupro por ano. Portanto, a problemática persiste devido a romantização das ideias machistas sobre o corpo da mulher, bem como, as negligências de diversas intuições ao lidarem com as vítimas.

Primordialmente, a romantização de situações machista sobre o corpo da mulher, vem sendo combustível para a cultura do estupro. Ou seja, a forma como a sociedade objetifica o corpo da mulher, fortalece a ideia de um sistema patriarcal, em que a mulher serve, principalmente, para satisfazer sexualmente o homem. Conforme esse princípio, a música “Strawbbery Shortcake”, cita: “É erro meu, é erro meu, ninguém os ensinou a não nos agarrar”. Sendo assim, a letra de Melaine Martinez, retrata a realidade em que é romantizado o comportamento machista e agressivo dos homens, gerando por consequência, uma segurança para que os opressores continuem a repetir seus erros.

Em segundo plano, a falta de apoio das instituições, e as atitudes negligênciadas, afetam de uma forma negativa as vítimas. Exemplo disso, é novamente a personagem Hanna Becker, que ao pedir ajuda ao diretor da escola, teve seu depoimento questionado e banalizado, se sentindo envergonhada e descredibilizada. Como também, o Ministério da Justiça afirma que 52% das vítimas se calam com a possibilidade de denunciar seus abusadores, por medo de não serem compreendidas. Como resultado, fica notório a dificuldade que as mulheres têm de provar o crime, e a facilidade de um agressor sair impune.

Em suma, é de extrema urgência desconstruir a cultura do estupro. Em virtude disso, é função do Ministério da Educação elaborar um plano de estudo que inclua aulas de feminismo nas grades escolares, para reeducar a sociedade e diminuir situações machistas. Ademais, o ministério da justiça deve fornecer treinamentos para instituições como escolas e delegacias, para que as mesmas tenham a melhor conduta ao lidarem com casos de violências sexuais.

Compartilhar

4 Correções

  1. c1;120 pontos: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da
    Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais
    e de convenções da escrita.
    c2;200 pontos: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a
    partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente
    domínio do texto dissertativo-argumentativo.
    c3;160 pontos: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
    de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de
    vista.
    c4;200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório
    diversificado de recursos coesivos.
    c5;120 pontos: Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção
    relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
    Para conseguir os 200 você deve trazer os 5 fatores na sua conclusão que são; agente, ação, modo/meio, efeito e detalhamento.
    nota;800

    • 1
  2. Olá como vai ? espero que bem ✌
    Bom vamos contar pelos primeiros fatos
    ( lembrando que sou só uma estudante iniciante )

    1:
    seu texto e baseado em uma serie pelo primeiro paragrafo, e seu texto não deve ser baseados em filmes pois a situações que precisam ser reais , não que eu esteja criticando sua redação não pelo o contrario achei ela maravilhosa pois fala de uma assunto bem conhecido ao mundo, mais voltando bom tente não se basear em series pois não aceitam hj em dia redações que contem series não são validas e sim coisas reais e que foras postadas ou faladas, ou tbm sua própria opinião sobre aquele tal assusto

    2:
    bom não sei se o fato real, que acontece a serie ou filme que estas a falar, mais fora toda essa confusão… .ameiiii seu texto .Eu queria saber fazer uma coisa assim bem criativa

    Bjs e boa sorte ;) 😘

    • 1
  3. Oi, eu gostei da forma como você montou o projeto de texto ficou bem coerente e as ideias estão progredindo de uma forma que facilita a leitura, mas senti falta no final de como essas propostas mudariam e beneficiariam na desconstrução da cultura do estupro, mesmo que de forma breve. Mas fora isso amei muito seu texto muito bem escrito, parabéns!

    • 1
  4. negligências de diversas INSTITUIÇÕES ao lidarem com as vítimas.

    Achei ótima sua redação, sua estrutura e seus argumentos. Na solução, porém, acho que você pegou até leve, o lance do feminismo nas escolas é louvavel – mesmo que não seja “feminismo” o nome da disciplina, qualquer conteúdo que fomente o respeito e a igualdade é uma ótima solução, então essa parte é ótima. Mas você diz plano de estudo, eu colocaria como disciplina mesmo, como Portugues ou Matematica.

    a segunda parte, porém, ficou vago, sobre o treinamento. quem seriam os profissionais que ministrariam esse treinamento? seria uma única vez? seria periódico?

    no mais, nem vou falar nada, porque achei tudo bem colocado e estruturado, seus argumentos, causas, consequencias , tese e soluções estão bem amarradas.

    só melhoraria essa segunda parte da solução rs

    ah, faltou dizer, na solução, qual seria o resultado dessas mudanças.

    gostei muito!, escreve mais que semana q vem eu passo aqui de novo :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.