Aprendiz

Cultura do consumismo precoce

  • 1

Em época natalina, entre as crianças, a ideia de ganhar presentes é fortemente atrelada a existência do Papai Noel. Porém, por mais que na teoria isso pareça inocente, na prática, acaba criando sérios problemas nas crianças, como a ideia de encontrar felicidade nos bens de consumo, gerada pela influencia de personagens fictícios que induzem a tal consumo.

Em primeira análise, cita-se a presença do capitalismo como um grande problema. Devida a forte tendência do consumismo exacerbado, as crianças acabam sendo sucetíveis a uma série de produtos, um atrás do outro, cujo objetivo é influencia-las à compra exagerada. Segundo dados do instituto brasileiro de geografia e pesquisa (IBGE) as crianças estão na mira de um mercado que lucra com mais de 50 bilhões de reais, só no Brasil. O que mostra que essa problemática é um perigo as crianças.

Sob esse viés, urge apontar que boa parte desse lucro é devido a parcerias com empresas de brinquedos. Essa relação entre consumo e brinquedo é um problema que perdura há vários anos; como é o caso de alguns”Fast-Foods” que vendem lanches nada saudáveis e um brinquedo como “brinde”; essa covardia acaba  gerando uma falsa sensação de bem estar nas crianças, levando-as ao consumismo precoce e acarretando vários problemas psicológicos e de saúde.

Portanto, se quisermos que nossas crianças cresçam e sejam indivíduos saudáveis, medidas precisam ser tomadas. Então, cabe ao ministério da saúde por intermédio o estatuto da criança e do adolescente, adotar medidas e leis que reduzam o mercado de consumo nas crianças e proíbam a venda de brinquedos atrelados aos lanches em “Fast-Foods, com o fito de reduzir doenças psicólogicas e à extinção do consumismo precoce. Só assim, poderemos enxergar que felicidade não é só ganhar presentes de um senhor barbudo e de gorro vermelho.

Compartilhar

3 Correções

  1. Opa, olá.

    Introdução: Acredito que sua introdução ficou bem estruturada. No entanto, busque sinônimos, evite usar as mesmas palavras uma perto da outra.

    Desenvolvimento 1: Faltou detalhar mais qual seria o perigo, qual seria o problema. Você nos aponta dados que mostram a parcela das crianças no mercado de consumo, mas de qual maneira isso é perigoso? Faltou explicar mais o que isso pode gerar nas crianças.

    Desenvolvimento 2: Faltou algum dado ou repertório para embasar a sua argumentação, ficou tudo muito vago.

    “essa covardia acaba gerando uma falsa sensação de bem estar nas crianças, levando-as ao consumismo precoce e acarretando vários problemas psicológicos e de saúde.”

    Quais problemas psicológicos e de saúde seriam esses? Você teria algum exemplo para ilustrar isso? Ou alguma referência para embasar essa afirmação? Se tiver algo nesse sentido, seria bom colocar no texto.

    Conclusão: Ela ficou muito boa, bem detalhada. Se o desenvolvimento tivesse sido bem detalhado também, essa conclusão faria o texto fluir naturalmente no final.

    Bons estudos!!!

    • 1
  2. Olá Vini, tudo bem ?

    Bom, vamos lá

    INT: Acredito que a ideia de ganhar presente está mais atrelada a cultura do que ao papai noel, fica meio estranho da maneira que você colocou
    não sei se usar ” em época natalina..” não ficaria meio vago.
    Tome cuidado com a repetição das palavras, você usou “consumo” e ” crianças” duas vezes
    “Estatuto da Criança e Adolescente”
    ” ….sobre as crianças”
    esqueceu a ” depois de fast-food, nas acho que foi erro de digitação

    D1: Por que é perigoso? me explique mais sobre o que a influência pode acarretar na criança

    D2:Traga algum dado para dar ênfase no que você traz como argumento

    CONC: “Ministério da Saúde,” sempre maiúsculo acompanhado de uma vírgula
    ” se quisermos” não é legal, use ” para que as crianças ”
    “poderemos” troque por ” a sociedade poderá”

    Cara sua redação é muito boa, mas tem que tomar cuidado com esses errinhos que te tiram bastante pontos, beleza? minha nota seria 880, lembrando que sou apenas um vestibulando, então essa é apenas a nota que EU te daria. Bons estudos :)

    • 1
  3. a introdução deu um aspecto meio confuso, pois esse termo esta relativamente ligado ao consumismo cultural, apresentam alguns desvios em relação ao tema proposto,tbm algumas repetições do vocabulário mas de resto tudo está ótimo, a proposta, coesão
    C1:140
    C2:180
    C3:180
    C4:180
    C5:200
    PONTUAÇÃO TOTAL: NA MARGEM DOS 800 À 880

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.