Cultura do cancelamento: pressão ou opressão?

  • 1

Na obra “O Pequeno Príncipe”, do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, o protagonista, Pequeno Príncipe, passa parte da trama viajando entre os planetas que o rodeia, no seu quarto destino, ele conhece um empresário, que sempre estava ocupado, infeliz, e frustrado com sua vida, devido a pressão que havia sobre ele para possuir bens de forma excessiva e ser perfeito, nesse contexto, pode-se estabelecer relação com a cultura do cancelamento, a qual tira a liberdade de escolha das pessoas e as pressiona a seguirem o “padrão de perfeição” imposto. Por conseguinte, é de suma importância que esse obstáculo seja derrubado para que as pessoas possam ser elas mesmas.

Sob esse mesmo ponto de vista, acerca da opressão causada pelo cancelamento e sua relação de opressão nos dias atuais é válido exemplificar com um trecho da obra “Hora da estrela” de Clarisse Lispector, o qual diz: “Porque há direito ao grito. Então eu grito”, mostrando sua revolta contra a opressão imposta em cima de sua liberdade de expressão, entretanto, muitas das pessoas as quais tentam lutar contra esse problema não são levadas à sério e chegam até a serem “canceladas” também pelo denominado “Tribunal da Internet”, o qual é o responsável por esse fenômeno, que faz muitas pessoas, além de deixarem de expressar suas vontades, muitas vezes desenvolveres transtornos mentais como, por exemplo a depressão e ansiedade.

Essas pessoas se isolam das outras por medo extremo de julgamento, mesmo quando nem se tem a intensão disso, deixando de viver muitas coisas boas para elas por medo e insegurança da rejeição novamente, e as quais não passaram por isso, tem medo de se expressarem e acontecer isso com elas, o que é um enorme problema, tendo em vista que o cancelamento é uma pressão para se seguir um padrão imposto, como também é uma opressão à liberdade de escolha.

Portanto, é essencial que medidas sejam tomadas sobre isso para que as pessoas possam expressar suas opiniões, sempre zelando pela empatia e sem desrespeitar os Direitos Humanos. Ações como ajuste das diretrizes de redes sociais visando uma melhora na convivência entre os usuários e a diminuição de ataques e formas de opressão como o “cancelamento”, além de palestras em locais públicos sobre esse assunto com o intuito de conscientizar as pessoas sobre e as consequências deste ato são de extrema importância para uma melhora na qualidade de vida das pessoas, e que para pessoas frustradas como o empresário do Pequeno Príncipe dia possam viver sem essa opressão e sendo quem são.

Compartilhar

3 Correções

  1. Gostei da sua introdução e relação com o tema, mas você pode dimiuir a quantidade de informações desnecessárias no repertório e acrescentar informações sobre o tema, além de deixar claro a problemática. Seria interessante iniciar o segundo argumento com algum conectivo, por exemplo “Além disso”. Sua conclusão está ótima, porém você pode evitar repetição de palavra usando o sinônimo.
    Parabéns pelo texto, acredito na sua capacidade!!!!

    • 2
  2. sou nova aqui, então, qualquer coisa, desculpaaa. rsrsr
    >> faltou um pouco de interação entre os parágrafos e dentro dos parágrafos. Aconselho pesquisar sobre os conectivos que vão te ajudar a resolver este problema. Tipo, depois de um ponto sempre, ou sempre que der, tu usar um conectivo e também para iniciar os parágrafos. **Ex.: Ademais, é nítido que grande parte da população se isola pelo medo extremo de serem…

    >>Gerar uma problematização mais firme, trazendo mais fatos e detalhamentos. Repetir menos as palavras se utilizando de sinônimos (por exemplo, tu repetiu muito a palavra opressão, que poderia ser substituída por repressão, por exemplo). E deixar menos vaga a tua argumentação. tu escreveu algumas vezes “sobre isso”, esse problema”, “esse fenômeno”, “passam por isso”, “muitas coisas boas”… então tudo isso tem que ser mais nítido, por exemplo, “muitas das pessoas as quais tentam lutar contra O PROBLEMA DA CULTURA DO CANCELAMENTO não são levadas à sério e chegam…”

    >> na conclusão tu tem que expor um agente(ESTADO,MÍDIA, ESCOLAS, FAMILIAS, ONGS… todos esses e muitos outros são agentes que vão poder solucionar o problema) para cada problema. onde esses agentes vão ter quer “responder” três perguntas: O QUE? ATRAVÉS DE QUE? COM O OBJETIVO DE? Ex.: é impreterível que a MÍDIA (agente) incentive a desconstrução de ideologias e incentive a evolução do corpo social (o que), através de filmes educativos, propagandas de conscientização e ferramentas que impeçam a disseminação de ódio (através), com o objetivo de sanar com a violência nos meios de comunicação (objetivo).

    Espero ter ajudado… ^.^ que venha o 1000!!! Deus abençoe!!!

    • 1
  3. Vamos lá, são muitas informações apresentadas, o leitor fica perdido, mas dá para entender interpretando com calma, dá uma estudada em conectivos e vírgula.
    Sobre a outra parte da redação está boa, só tenta falar mais sobre o tema,pois, se não acaba fugindo sem querer.
    Parabéns e continue assim.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.