Cultura do Cancelamento. Benéfico ou Maléfico?

  • 2

 O movimento conhecido atualmente como “cultura do cancelamento” teve como ideia principal oferecer voz a grupos oprimidos em busca de justiça e questões sociais. Mas com a tecnologia e o uso das redes sociais, essa visão logo foi distorcida e usada como um tribunal, onde usuários decidem se o ato de uma pessoa está certo ou errado. Portanto, para melhorar essa questão, é necessário avaliar os pontos positivos e negativos.

 Em primeiro plano, cabe analisar que a cultura do cancelamento foi criada para trazer à tona questões políticas e sociais importantes como direito das mulheres, movimento da comunidade LGBTQIA+ e a luta do povo negro, com a intenção de promover uma sociedade livre de preconceitos e mais tolerantes. No entanto, pessoas de todas as idades se sentiram ameaçadas e com medo de serem canceladas, o que impossibilitou o debate sobre assuntos considerados polêmicos.

Vale salientar também, em segundo plano, que os algoritmos das redes sociais funcionam trazendo um conteúdo selecionado especialmente para o usuário, desse modo, pessoas com o pensamento semelhante são juntadas digitalmente. Portanto, as vezes pode acontecer que o mundo digital traga para os usuários uma opinião que eles ligeiramente discordam, fazendo com que os mesmo linchem e abordem a outra ideia de maneira agressiva e inflexível. A coordenadora de Psicologia de uma universidade, Bárbara Carissimi, explica que o cancelamento traz uma sensação de isolamento e têm um grande impacto na saúde mental.

Portanto, devido aos argumentos supracitados, é de extrema importância que essa questão seja resolvida. Desse modo, cabe ao Ministério da Educação juntamente com as instituições de ensino promoverem palestras sobre como a cultura do cancelamento pode trazer debates sobre tópicos importantes (mas que também é possível respeitar a opinião do próximo), por meio de medidas de incentivo governamental. Também cabe ao Governo federal formular leis e políticas, com o intuito de diminuir o linchamento sobre outras pessoas no mundo virtual.

Compartilhar

5 Correções

  1. Gostei, mas senti falta de mais referencias, tirando isso voce está no rumo.
    C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. 160

    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. 160

    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. 160

    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. 160

    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. 160
    Nota final: 800

    • 2
  2. Gostei da introdução, mas faltou algum encaminhamento para a argumentação.

    No desenvolvimento, não dá para entender quais argumentos você queria usar, ficou um pouco vago, principalmente no desenvolvimento 1.

    Na conclusão faltou a retomada da tese e maior detalhamento sobre os efeitos da ações tomadas.

    • 2
  3. A introdução está um pouco incompleta. E a linguagem está um pouco coloquial . A introdução não deixa tão evidente a um leitor leigo que a redação se trata exatamente

    Muito bom que você tenha citado o motivo de formação do cancelamento . Mas faltou desenvolver nesse parágrafo,ele esta muito dissertativo.Por exemplo porque as pessoas de todas as idades ficaram com medo?a informação foi inserida ,no entanto sem contexto nenhum.

    O começo e o fim do terceiro parágrafo ficou muito bom,mas meio não está no mesmo nível.

    “portanto, as vezes pode acontecer que o mundo digital traga para os usuários uma opinião que eles ligeiramente discordam, fazendo com que os mesmo linchem e abordem a outra ideia de maneira agressiva e inflexível. ”
    Por exemplo, o pode acontecer=> não ficou bem empregado ,e outros pontos
    o

    A conclusão ficou o´tima,apenas o segundo perído que ficou muito grande e faltou alguns requisitos

    • 2
  4. Achei sua introdução um pouco incompleta, mas ´tu tá no caminho certo! Tenta assistir mais filmes, também procura por citações de filósofos que vão te ajudar muito!
    Também tenta seguir essa ordem;
    1- Introdução com 2 tópicos;
    2- Falar sobre o primeiro tópico, com causa, consequência e uma prova:
    3- Mesma coisa do segundo, porém, com o segundo tópico citado;
    4- Proposta de intervenção com agente, o que ele vai fazer e como ele vai resolver.
    Boa sorte! você vai longe.

    • 1
  5. Sua introdução está incompleta, você não colocou nenhuma tese e nenhum argumento, você apenas expôs o tema.
    No desenvolvimento vocês precisa colocar dados, citações, ou alusões para concluir seus argumentos.
    Sua proposta de intervenção (01), faltou você colocar por qual meio o agente de agir, e como ele vai realizar, e com qual a finalidade de tomar essas medidas. Na proposta (02) você não citou agente, e nem por qual meio, detalhamento e finalidade.
    Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta(160)
    Competência 2 – Compreensão da proposta
    (120)
    Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(120)
    Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(120)
    Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(120)
    Nota:640

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.