O filósofo iluminista conhecido por seu pseudônimo, Voltaire, afirmou no século XVIII que errar é uma atitude humana muito frequente e é necessário ter tolerância frente a essas ações. Todavia, tal prática não se observa na sociedade atualmente, visto que a cultura do cancelamento é um grave empecilho no bem estar social e possui diversos valores maléficos ao convívio. Essa realidade traz como consequência a exclusão social e, consequentemente, a falta de empatia.
Sob esse viés, é notório que com o afastamento daqueles que vão contra os pensamentos da maioria da população, o desencadeamento de sentimentos de culpa e solidão trazem ao indivíduo atitudes e ideias sinônimas às de ansiedade. Dessa forma, o personagem principal Ralph, do filme infantil “Wi-fi Ralph” da empresa Walt Disney World, enfrenta dificuldades para lidar com os comentários preconceituosos e de baixo calão a seu respeito após publicar vídeos engraçados na “internet”, tendo emoções de desistência e incapacidade de executar aquilo que lhe agradava. De modo análogo à animação, percebe-se que muitas pessoas deixam de fazer o que gostam por razões de pré-conceitos e julgamentos negativos, tal situação não deveria acontecer, visto que em uma democracia a liberdade de expressão com argumentos cabíveis e respeitosos é direito do grupo social.
Ademais, a carência de diálogos compreensíveis é frequente nas mídias sociais, sendo assim, um desempenho impulsionador da falta de ética entre as conversas. Em adição, essa prática é vista no programa de entretenimento “Big Brother Brasil 2021”, da rede de televisão Globo, entre os fãs virtuais dos participantes do “reality show”, onde devido à falas desrespeitosas da cantora brasileira Karol Conká com um dos membros do grupo, os internautas fizeram ameaças mortais e anticonstitucionais à sua família. Em resumo, depreende-se que essa visão antipática e que viola o entendimento de que se pode errar e corrigir tais equívocos, muitas vezes afasta aqueles que possuem opiniões divergentes e constrói-se, então, um grupo de indivíduos de abordagens iguais e sem diversidade de posições pessoais.
Portanto, medidas são necessárias para combater a nociva temática. Para isso, é imprescindível que os responsáveis e criadores de aplicativos comunicativos crie, por meio de investimentos salariais e quantidade de empregados na equipe coordenadora, projetos eficazes que visem o ambiente saudável entre os canais “online” e com fiscalização punitiva e severa a qualquer tipo de desprezo e indução de ódio. Por conseguinte, a intervenção será divulgada nos sites midiáticos como Instagram, Facebook, Twitter e irá alcançar o público agente e alvo dos atos, com a finalidade de promover o respeito e a livre conduta de se expressar. Logo, a nação se tornará justa e entenderá os benefícios de se cometer ações de inexatidão para o desenvolvimento como corporação, assim como proferiu o pensador Voltaire.
vic_ackerman
Boa tarde, júlia! Em primeiro lugar queria te parabenizar e dizer que adorei sua redação.
Agora gostaria de pontuar alguns quesitos nela presentes
1- Não houve fuga ao tema.
Bom, além de desenvolver o tema proposto, vc o fez de modo a respeitar, em cada desenvolvimento, a ordem dos argumentos que vc colocou na introdução.
2- uso de conectivos
Ao longo do texto houve um bom uso dos conectivos. Pontuando que em cada parágrafo foram colocados mais de um deles, situação q é avaliada na hora da correção. Só uma observação, no primeiro parágrafo vc poderia trocar a expressão ‘sobre esse viés’ por um conectivo como o primeiramente. Uma vez q tal expressão pode dar a ideia de conclusão, oq não é o caso.
3- Desenvolvimento do tema proposto e argumentação embasada em exemplos
Vc mostrou ótimas analogias e exemplificações ao longo do texto. A começar pela introdução com uma citação filosófica e nos demais parágrafos através de um filme e um reality. Porém seu texto acabou ficando muito extenso, isso pode se dar pelo excesso de detalhamento em algumas frases do mesmo.
4- Conclusão
Sua coclusão foi executada de maneira eficaz e organizada. Uma vez que apresenta os 5 quesitos cobrados (agente, ação, modo, efeito e detalhamento), contudo novamente se mostrou um pouo extensa pelo excesso de detalhes.
Leticiaaspomberg
Demonstrou bom domínio da escrita formal da língua
160
a sua argumentação foi boa , com preposição, argumentação e conclusão
180
apresenta informações relacionadas ao tema proposto
160
apresentou uma ótima proposta de intervenção
160
apresenta repertório coesivo diversificado
180
parabéns! seu texto está ótimo.
nota: 840
bahyto
c1;160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita
c2;180 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e
apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com
proposição, argumentação e conclusão
c3;160 apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de
vista.
c4;160 Articula as partes do texto com poucas inadequações e
apresenta repertório diversificado de recursos coesivos
c5;160
nota;820