Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) em 2016 foram feitas 1.472.435 cirurgias plásticas estéticas ou reparadoras, dos quais 6,6% foram pacientes com até 18 anos, o equivalente a 97 mil procedimentos. O Brasil é o segundo país onde mais se realizam cirurgias plásticas, a imposição do corpo perfeito leva a maioria das mulheres a passar por esse risco em busca de satisfação pessoal ou não. É de fundamental importancia discutir a problemática sobre o culto a aparência, ja que acarreta um problema social gigantesco.
A mídia é um forte contribuinte desse problema, ja que esse padrão é sustentado pelas redes sociais. A idéia do corpo perfeito é imposta todos os dias, seja em capas de revistas, filmes, vídeos… Várias pessoas se sentem na obrigação de seguir o que lhes é imposto, e é incontestável que acabam tendo sentimentos de frustação quando tal meta não é atingida. Convêm lembrar dos impactos físicos e mentais causados por essa “frustação” durante a busca desenfreada pelo corpo perfeito, tais como, anorexia, depressão, ansiedade, vigorexia, transtornos de personalidade narcisista, transtornos obsessivos…
O transtorno de personalidade narcisista é uma consequencia grave em resultado desse culto a aparência,por causa de excesso de elogios ou excessivamente admirado por outras pessoas, a pessoa que adquire esse transtorno passa a ter um amor exagerado por sua propria imagem, tratando todos ao redor como pessoas inferiores, se tornam pessoas com a essência egoísta de sobrevalorização de si. Essa admiração excessiva por si próprio pode gerar vários outros problemas mais graves.
Em vista dos argumentos apresentados, fica claro que o culto a aparência causa estragos as vezes irreversíveis para aqueles que decidem seguir esse estereótipo. É necessário que tal medida seja tomada, que a mídia pare de incentivar a um só tipo de corpo ou de cabelo,como “padrão” e deixar as pessoas criarem seu proprio estilo, devemos nos libertar dessa visão limitada de beleza que a sociedade impõe e nos apegar a nossa própria beleza sem exagero, ao nosso próprio jeito,e de forma natural se sentir bem consigo mesmo, fora de padrões e cultos.
Ps: corrijam dando nota,como se fosse enem mesmo obgggg
ANDRESSA125
Oii, tudo bem?
Então, eu achei a introdução meio vaga visto que, ficou muito expositiva e não foi apresentado as teses ( e uma DICA: evite tentar usar tantos dados numéricos, pois pode ser que você não lembre na hora)
No segundo parágrafo ao invés da reticências você poderia ter colocado “e outros.”, ficaria melhor, e sua argumentação ficou muito boa, muito boa mesmo.
No terceiro parágrafo sua argumentação está boa mas ele não se conectou com o segundo, fazendo com que você perca alguns pontos.
E na conclusão eu recomendo que você pesquise sobre os 5 tópicos necessários (agente, meio, modo, finalidade, detalhamento)
Competência 01: 180
Competência 02: 120
Competência 03: 120
Competência 04: 120
Competência 05: 100
Nota: 640!
Espero ter te ajudado <3 Boa sorte, espero que consiga a nota desejada no ENEM
Maciel Rodrigues
Olá :D
Primeiramente: Qual seria o padrão imposto pela mídia?
• Essas reticências em excesso deixa uma ideia de vazio na argumentação. ( Melhor seria fechar a frase )
( Com o por exemplo, por exemplo ) kkkkkkkk
“A idéia do corpo perfeito é imposta todos os dias, seja em capas de revistas, filmes, vídeos, por exemplo.”
• As aspas na palavra frustração descaracteriza-a também.
Além disso, a argumentação tá muito dentro do senso comum. Eu recomendo que você se aprofunde mais no assunto. Vendo opinião de especialistas ou algo do tipo.
• Quanto a conclusão, faltam agentes e medidas efetivas.
C1 : 120
C2 : 100
C3 : 160
C4 : 140
C5 : 100
Nota : 620
lanaP
Bom dia Carolinali91! 1. Achei seu 1° repertório cultural muito bom, a utilização de dados favoreceu o seu texto, porém, na frase “leva a maioria das mulheres a passar por esse risco” acredito que você não deva especificar apenas um agente (mulheres), visto que o tema é amplo e cabe a qualquer sexo.
2. Notei alguns erros ortográficos como “idéia (que não possui acentuação), frustação (o correto é “frustração”). Procure reler suas redações muitas vezes, a prática da leitura te ajuda a rever erros não vistos anteriormente.
3. Durante toda a redação há palavras repetidas diversas vezes: frustração, corpo perfeito, transtorno, problema. Procure utilizar sinônimos.
4. No seu 3° parágrafo, para efetivar sua afirmação, poderia ter citado a história de Narciso (daí vem o nome narcisista). Ademais, gostei da citação do transtorno, mas senti falta de mais detalhamentos.
5. “devemos nos libertar dessa visão limitada” – não utilize a palavra “nós”. A redação deve ser escrita em 3° pessoa.
6.Lembre-se que o principal objetivo da mídia é justamente ter “influência” sobre outras pessoas, ou seja, você deve citar medidas concretas, ao dizer “a mídia deve parar de incentivar apenas um padrão” de que forma ela faria isso?
Gostaria de dizer que não consigo balancear as notas do Enem a ponto de avaliar uma redação! Mas mesmo assim gostaria de deixar aqui minha sugestões, para que você possa cada vez mais melhorar. Outras pessoas poderão te ajudar em relação à nota, espero que você utilize minhas sugestões e que fique cada vez melhor!!!
PabloCaetanoVuotto
Olá, na introdução vc poderia botar uma alusão ( historica, sobre um filme, serie ) deixe para acrescentar os dados ou informações apenas no desenvolvimento. no inicio dos desenvolvimentos vc poderia botar um conectivo ( em primeiro lugar, em primeiro plano, primeiramente) e logo após vc poderia expor seus argumentos.
quando vc falou – várias pessoas – seja mais direta, poderia botar a população, seja mais formal. Bela redação. nota 760