Iniciante

Crise no sistema prisional brasileiro

  • 1

O livro “Ensaio sobre a Cegueira”, do escritor José Saramago, reflete a situação na qual uma emergência obriga as pessoas a viverem presas em um prédio, amontoadas e sem condições dignas de sobrevivência. Analogamente, presos brasileiros vivem aglomerados em celas minúsculas, sem saneamento básico, nem condições de saúde e higiene, demonstrando a caótica crise vivenciada pelo sistema prisional brasileiro. Nesse sentido, é relevante destacar a negligência governamental e a ineficácia do sistema judiciário do país.

 

Em primeira análise, o descaso do governo em relação ao tema acarreta o aumento da crise. Isso porque o Estado não destina verbas suficientes para a manutenção das cadeias, assim como não investe na criação de celas. Nessa lógica, é visível que o governo brasileiro não cumpre seu papel plenamente, pois este é, segundo o filósofo Thomas Hobbes, assegurar o bem estar da sociedade, a qual envolve também os presos, que estão sendo negligenciados. Dessa maneira, a ineficácia Estatal no cumprimento do seu dever reflete-se na crise do sistema prisional, a qual só acabará quando houver verbas para sua melhora.

 

Em segunda análise, a ineficiência do sistema judiciário brasileiro contribui com o revés. Nessa perspectiva, a demora no prosseguimento dos processos judiciais e para as condenações causa o aumento do número de presos, sendo que muitos deles recebem penas mais brandas ou são inocentados. Seguindo essa lógica, dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) demonstram como grande parte dos brasileiros nas prisões é provisório, ou seja, ainda não foram julgados; em alguns estados essa parcela é a maioria. Destarte, através da otimização do sistema judiciário a crise no sistema prisional brasileiro poderá ser mitigada.

 

Portanto, o Ministério da Justiça e Segurança Pública deve criar um plano de emergência, tendo em vista que o problema é uma emergência humanitária, para agilizar os julgamentos e melhorar a infraestrutura das prisões. Isso será feito mediante criação de uma agenda de ações, pela adição das verbas no Plano de Diretrizes Orçamentárias, e pela parceria com diversos profissionais, e terá o objetivo de garantir melhores condições de vida para os presidiários. Para uma melhor efetivação, deve-se haver fiscalização a cada quatro anos. Assim, o mau panorama retratado no livro de Saramago não será reproduzido nos presídios do Brasil.

Compartilhar

3 Correções

  1. Competência I: 200 pontos
    Competência II: 120 pontos
    Competência III: 150 pontos
    Competência IV: 200 pontos
    Competência V: 150 pontos

    Redação ficou boa, precisa melhorar em alguns aspectos. No mais ficou ótima, continue praticando para aperfeiçoar-se ainda mais. Parabéns.

    • 1
  2. Intro:
    – Simplesmente perfeita, não mudaria nada

    D1:
    – Pelo que sei o “pois” sempre vem entre vírgulas
    – Acho que estatal é com letra minúscula
    – Na minha opinião sua argumentação está muito boa e o repertório encaixou bem

    D2:
    – Vc debateu que muitos são presos provisoriamente e só mostrou uma consequência negativa disso, que é o aumento do número de presos, vc argumentou bem sobre o sistema judiciário ser ineficaz e prender sem ter certeza do julgamento, mas senti falta de mais argumentação sobre como isso influi nas más condições das prisões, a única coisa que vc falou que isso causa é o aumento das pessoas nas prisões, mas poderia ter desdobrado mais, mostrando a crise que isso causa, podia dizer que isso faz ter uma superlotação desnecessária, que faz condições de saúde e higiene serem piores (conectando com a intro), que faz a demanda por recursos ser maior….

    Conclusão:
    – Ficou meio genérico, tipo “parceria com diversos profissionais” mas profissionais de que? quem são eles?
    – Vc colocou duas finalidades, uma é pra ação inicial e a outra vc colocou no período que falava do meio, aí ficou parecendo duas ações, duas propostas e ambas estariam incompletas, cuidado com isso
    – Criar um plano de emergência é uma ação genérica também, é tipo dizer pra criar uma lei, fica vago sabe?
    – O meio está ok
    – Fechamento está ótimo
    – Pelo que eu entendi isso é o detalhamento: Para uma melhor efetivação, deve-se haver fiscalização a cada quatro anos. Poderia ter detalhado um pouquinho mais, aconselho ser mais objetiva e direta no meio pra sobrar espaço para um detalhamento maior

    C1: 180
    C2: 200
    C3: 160 por causa do que falei sobre o D2
    C4: 200
    C5: 160

    Parabéns!

    • 1
  3. Competência I: 200 pontos
    Competência II: 200 pontos
    Competência III: 200 pontos
    Competência IV: 200 pontos
    Competência V: 200 pontos

    Diante da minha visão, sua redação é rica em informações e você apresento domínio e conhecimento em diversas áreas. Na minha avaliação sua redação está perfeita! Eu daria nota 1000! Parabéns!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.