Crise No Sistema Carcerário

  • 0

Durante o século XIX, as primeiras cadeias foram construídas como o objetivo de retirar um criminoso da sociedade pra depois reincidi-lo. Infelizmente, o Estado vem sucateando cada vez mais o sistema carcerário e o desviando desse ideal, já que dentro das penitenciárias os presos são colocados em situações desumanas, além de não serem oferecidos meios de ressocialização aos mesmos.

Em primeiro plano, o jornal Fantástico televisionou em 2019 uma matéria que revelou a péssima vida que mulheres transgênero vivenciavam nas penitenciárias de São Paulo, onde eram mal tratadas pelos agentes e pelos próprios presos, além de serem colocadas em celas apertadas e superlotadas, o que dificultava ainda mais a vivência em um local tão hostil. Diante disso, é possível perceber a situações desumanas que os presos passam por todo o brasil, mostrando o extremo descaso do Estado que aloca essas pessoas em instalações sem o mínimo de estrutura pra comportá-las.

Ademais, outro problema que norteia o Sistema prisional no Brasil é a falta de políticas de ressocialização dos presos dentro das cadeias. Aliado a isso, na série Orange Is The New Black, é relatado a vida de mulheres, em uma penitenciária dos Estado Unidos, as quais são oferecidas diversas oportunidades de trabalho dentro das instalações, além de cursos profissionalizantes. Tais medidas são capitais e devem ser vistas pelo Estado brasileiros, já elas estão relacionadas a ressocialização do preso, e consequentemente a redução de reincidência no ambiente do crime.

Portanto, conclui-se que a vida dos presos dentro do sistema carcerário é análoga a miséria e deve ser mudada com a assistência do Estado brasileiro. Para isso, faz-se necessário que o Ministério dos Direitos Humanos promova atividades educativas e profissionalizante dentro das prisões. Tal ação deve ser realizada por meio de restruturação das penitenciárias, com a construção de celas mais espaçosas, salas de aulas de costuras, preparatórios para vestibular e outros cursos. Com isso, espera-se que a vida dentro da seja utilizada de fato para a ressocialização dos ex criminosos no Brasil.

Compartilhar

1 Correção

  1. Muito boa. Boa alusão e teses bem explicadas. Trabalhou bem o desenvolvimento e detalhou bem a proposta de intervenção, indicando o meio, o agente e a ação e teve a retomada da tese. Não vejo motivos pra tirar menos de 1000.

    P.S: Só tenta usar mais conectivos, quando bem colocados, deixam o texto bem melhor.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.