No filme brasileiro Vidas Secas de 1963, dirigido por Nelson Pereira, que retrata a história de uma família pobre da região seca do Nordeste, que lutam diariamente por trabalho e comida, para superar as dificuldades do ambiente árido em que vivem. Assim como na obra cinematográfica abordada, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, mostra claramente uma semelhança aos tempos atuais e os problemas desses processo expansão da seca no Brasil.
Primordialmente, é necessário destacar como parte do Estado costuma lidar com os problemas hídricos no Brasil. Nesse sentido Estado acaba sendo negligente com os direitos do cidadão, previsto no artigo 6° da “Constituição Cidadã”, que garante entre tantos direitos, à Saúde, e tal direito é ineficaz e muitas das vezes não se concretiza na prática. Essa conjuntura, segundo as idéias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de seus direitos.
Ademais, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em 2018 o cerrado, assim como a Amazônia, sofreu com a intensificação do desmatamento, que consequentemente afeta diretamente com os efeitos da seca, e a manutenção dessa ignorância é fortalecida pelos ideais ignorantes da população.
Frente a tal problemática, faz-se mister, que o Ministério Público, cujo dever é garantir a ordem jurídica e os interesses sociais e individuais da população, cumpram com os direitos do artigo 6 da “Constituição Cidadã” através de verbas parlamentares e incentivos fiscais, intensifiquem reuniões para acabar com o atual problema. Cabe também aos parlamentares de discutirem soluções cabíveis afim de não mais perpetuar essa problemática. Assim, se consolidará uma sociedade mais próspera, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
Ruan Feitosa
Bom dia, Guilherme !
– Irei primeiramente apresentar os erros que achei na sua redação e em seguida irei falar os tópicos que acho importante você estudar, para que os erros não continuem.
INTRODUÇÃO:
– Erro de vírgula, deveria ser: ” No filme brasileiro Vidas Secas, de 1963, retrata…” (C1)
– No início da sua introdução, você cometeu um erro chamado de “Queismo”. Esse erro é o excesso de “Que” desnecessário em um período do texto. Veja bem:
“No filme brasileiro Vidas Secas de 1963, dirigido por Nelson Pereira, *que* (DARIA PARA TIRAR ESSE “QUE” E SEGUIR NORMALMENTE) retrata a história de uma família pobre da região seca do Nordeste, *que* lutam diariamente por trabalho e comida, para superar as dificuldades do ambiente árido em *que* vivem.” (C1 e C4)
– Erro de concordância verbal:
“No filme brasileiro Vidas Secas de 1963, dirigido por Nelson Pereira, que retrata a história de uma família pobre da região seca do Nordeste, que *lutam* diariamente por trabalho e comida” (C1)
Quem “lutam” ? a família pobre da região seca do Nordeste. Viu que fica incoerente ? o correto seria “luta”. (C1)
– Erro de vírgula: deve haver uma vírgula após “Assim” (C1)
Dica: normalmente quando você começar um período com um conectivo você vai ter que colocar uma vírgula após ele.
– Você não apresentou o tema. (C2)
Dica: tente colocar todas as palavras do tema na introdução.
Dica extra: Seria bom você colocar as causas, que você vai abordar nos seus desenvolvimentos, na sua introdução, assim, você ganha ponto na C3 por ter projeto de texto !
DESENVOLVIMENTO 1:
– Erro de vírgula:
*Nesse sentido* Estado acaba sendo negligente com os direitos do cidadão, previsto no artigo 6° da “Constituição Cidadã”, que garante entre tantos direitos, à Saúde, e tal direito é ineficaz e muitas das vezes não se concretiza na prática.
Deve haver uma vírgula após “Nesse sentido”. É aquela ideia que eu te disse no início, normalmente quando você começar o período com um conectivo, você vai ter que colocar uma vírgula.
– Erro de vírgula:
“Nesse sentido Estado acaba sendo negligente com os direitos do cidadão, previsto no artigo 6° da “Constituição Cidadã”, *que*(PODE TIRAR ESSE “Que”, ASSIM FICA MAIS COERENTE A LEITURA)garante *entre* tantos direitos, à Saúde, e tal direito é ineficaz e muitas das vezes não se concretiza na prática.”
Deve haver uma vírgula antes de “entre”.
– Falta de conectivos e isso excessivo do “e”
Nesse sentido Estado acaba sendo negligente com os direitos do cidadão, previsto no artigo 6° da “Constituição Cidadã”, que garante entre tantos direitos, à Saúde, *e* tal direito é ineficaz *e*muitas das vezes não se concretiza na prática.
Caso você colocasse um conectivo:
Nesse sentido Estado acaba sendo negligente com os direitos do cidadão, previsto no artigo 6° da “Constituição Cidadã”, que garante entre tantos direitos, à Saúde, *no entanto*, tal direito é ineficaz e muitas das vezes não se concretiza na prática.
OBS: quando você comete esse tipo de erro, você perde na C4, pois ele acreditam que voce não possui um bom repertório de “conectivos”.
-Se desenvolvimento foi EXPOSITIVO e não DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO. Basicamente você só apresentou fato, constituição e ideia de pensador. Porém, o texto DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO pede para que você ARGUMENTE e use sua opinião, de forma impessoal.
Dica: use adjetivos: Negativamente, caoticamente, severamente…
Dica: Use marcas de autoria: Inadmissível; Indubitável; inaceitável; incompreensível…
Obs: Você perde ponto na C3 e na C2 quando comete esse tipo de erro.
Dica: Use apenas um repertório no seu desenvolvimento e no restante do texto argumente e mostre sua insatisfação com a causa. Caso você use dois, voce fica com pouco espaço para argumentar, assim, seu texto fica mais expositivo do que dissertativo argumentativo.
DESENVOLVIMENTO 2
– Erro de vírgula:
“Ademais, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em *2018* o cerrado, assim como a Amazônia, sofreu com a intensificação do desmatamento, que consequentemente afeta diretamente com os efeitos da seca, e a manutenção dessa ignorância é fortalecida pelos ideais ignorantes da população.”
Deve haver um vírgula após “2018” (C1)
Obs: “Cerrado” deve estar com letra maiúscula ! Mas não considerei um erro, pois vi que você colocou “Amazônia” com letra maiúscula, então acredito que foi apenas um erro de digitação.
– Erro de vírgula:
Ademais, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em 2018 o cerrado, assim como a Amazônia, sofreu com a intensificação do desmatamento, que *consequentemente* afeta diretamente com os efeitos da seca, e a manutenção dessa ignorância é fortalecida pelos ideais ignorantes da população.
Deve-se colocar a palavra “consequentemente” entre vírgulas, assim: , consequentemente, (C1)
– Erro de vírgula:
Ademais, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em 2018 o cerrado, assim como a Amazônia, sofreu com a intensificação do desmatamento, que consequentemente afeta diretamente com os efeitos da seca,* e a manutenção dessa ignorância é fortalecida pelos ideais ignorantes da população
Não deve existir essa vírgula após “Seca”, pois após ela tem o “e”. (C1)
– Tome cuidado com ofensas ! Você deve argumentar, criticar e expor sua opinião. Porém, não pode ofender.
Ademais, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em 2018 o cerrado, assim como a Amazônia, sofreu com a intensificação do desmatamento, que consequentemente afeta diretamente com os efeitos da seca, e a manutenção dessa ignorância é fortalecida pelos *ideais ignorantes da população*
CONCLUSÃO:
– Novamente o excesso de “e”
Frente a tal problemática, faz-se mister, que o Ministério Público, cujo dever é garantir a ordem jurídica *e* os interesses sociais *e* individuais da população, cumpram com os direitos do artigo 6 da “Constituição Cidadã”…
Daria para substituir o primeiro “e” com uma vírgula. (C4)
– Erro de concordância verbal :
Frente a tal problemática, faz-se mister, que *o Ministério Público*, cujo dever é garantir a ordem jurídica e os interesses sociais e individuais da população, *cumpram* com os direitos do artigo 6 da “Constituição Cidadã”…
O correto seria “Cumprir” pois o verbo está concordando com o Sujeito (O Ministério Público).
-Uso incorreto do através (através sigfnica “atravessar”)
…“Constituição Cidadã” através de verbas parlamentares e incentivos fiscais, intensifiquem reuniões para acabar com o atual problema.
OBS: esqueci de falar, mas deve ter uma vírgula antes do “através”. (C1)
Dica: Caso mude o “através” para “por meio de…” irá ficar corretor.
-A proposta de intervenção pede um projeto. Uma ação concreta. Você não apresentou, no caso, na sua proposta de intervenção, tem o Agente (Ministério público), o meio ( por meio de verbas parlamentares e incentivos fiscais), a finalidade (para não perpetuar a problemática). Porém, não possui uma ação concreta -visto que você apenas diz que deve ser cumprido o direito proposto no artigo 6° a constituição, no entanto não apresenta um projeto para que isso seja feito.
E faltou o detalhamento também.
Você escreve bem, Guilherme. Não estou falando isso para fazer a média, você realmente escreve bem !
Achei esses erros porque realmente fui afundo na correção, não quero apenas ganhar pontos, quero é ajudar quem está procurando ajuda.
Para você realmente estudar o que errou, recomendo voce estudar:
1) Redação DISSERTATIVA ARGUMENTATIVA X EXPOSITIVA ( Estude a diferença entre as duas)
2) Estrutura SVC (Sujeito + verbo + complemento) ( vai te ajudar a não errar vírgula)
3) Vírgula ( Recomendo estudar a fundo, investir um bom tempo para esse assunto)
4)Competência 4 ENEM ( Estude sobre ela, tem vídeos no YouTube e você vai ver como se sair bem nela)
5)Proposta de intervenção ENEM (Estude sobre, é a competência mais fácil de se fechar !)
6) Concordância verbal
Boa sorte na sua preparação, Guilherme ! 👍🏼
eduardasoarres
No filme brasileiro Vidas Secas de 1963, dirigido por Nelson Pereira, que retrata a história de uma família pobre da região seca do Nordeste, que lutam diariamente por trabalho e comida, para superar as dificuldades do ambiente árido em que vivem. Assim como na obra cinematográfica abordada, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, mostra claramente uma semelhança aos tempos atuais e os problemas desses processo (PROCESSOS PLURAL) expansão da seca no Brasil.
REPERTÓRIO- OK
TEMA- X (CADÊ SEU TEMA NA INTRODUÇÃO?)
DIRECIONAMENTO A TESE- X (ONDE ESTÁ SUA TESE)
(ESSES ERROS TE FAZEM PERDE MUITO PONTO NA C3)
C1- OK
Primordialmente, é necessário destacar como parte do Estado costuma lidar com os problemas hídricos no Brasil. Nesse sentido Estado acaba sendo negligente com os direitos do cidadão, previsto no artigo 6° da “Constituição Cidadã”, que garante entre tantos direitos, à Saúde, e tal direito é ineficaz e muitas das vezes não se concretiza na prática. Essa conjuntura, segundo as idéias ( IDEIA NÃO TEM ACENTO)do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de seus direitos.
DIRECIONAMENTO A TESE- OK (MAS VOCÊ NÃO COLOCOU NA INTRODUÇÃO)
REPERTÓRIO- OK (COLOQUE APENAS UM REPERTÓRIO)
MANUTENÇÃO TÉMATICA- X (APLIQUE SEMPRE SEU TEMA NOS DESENVOLVIMENTOS)
ARGUMENTAÇÃO- X ( O SEU PONTO DE VISTA É O QUE O SEU CORRETOR QUE VER, NESTE PARAGRAFO VOCÊ FALA MUITO DOS REPERTÓRIO E ESQUECE DE ARGUMENTAR) (ESSE ERRO TE FAZ PERDE PONTO NA C4)
C1- X
Ademais, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em 2018 o cerrado, assim como a Amazônia, sofreu com a intensificação do desmatamento, que consequentemente afeta diretamente com os efeitos da seca, e a manutenção dessa ignorância é fortalecida pelos ideais ignorantes da população.
DIRECIONAMENTO A TESE- X
REPERTÓRIO- OK
MANUTENÇÃO TÉMATICA- X
ARGUMENTAÇÃO- X
C1- OK
Frente a tal problemática, faz-se mister, que o Ministério Público, cujo dever é garantir a ordem jurídica e os interesses sociais e individuais da população, cumpram com os direitos do artigo 6 da “Constituição Cidadã” através de verbas parlamentares e incentivos fiscais, intensifiquem reuniões para acabar com o atual problema. Cabe também aos parlamentares de discutirem soluções cabíveis afim de não mais perpetuar essa problemática. Assim, se consolidará uma sociedade mais próspera, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
QUEM? OK O QUE? OK COMO? OK DETALHAMENTO? OK EFEITO? OK FECHAMENTO E RETOMADA? OK
C1- 160
C2- 200
C3- 160
C4- 80
C5- 200
NT- 800
Olá! faço correção de redação mais detalhada e disponibilizo 22 repertórios, entre eles com músicas, séries. Caso tenha interesse entra em contato comigo pelo WhatsApp (81987291158)
PARABÉNS!
LILIANECOIMBRA
Boa tarde mocinho vi que o senhor está por ai corrigindo redações com pontuação errada então aqui vai a pontuação certa pra vc n errar mais!
0
40
80
120
160
200
Além de deselegante, vc confunde as pessoas que estão precisando de uma correção sensata. Antes de fazer qualquer coisa, procure saber como funciona!
Daniel Barbosa
Boa tarde, excelente redação, parabéns!!!
Entre em nosso canal no YouTube – Qi Redação 1000
Assim, você ficará mais informada sobre nossas redações…
==================================================
No filme brasileiro Vidas Secas de 1963, dirigido por Nelson Pereira, que retrata a história de uma família pobre da região seca do Nordeste, que lutam diariamente por trabalho e comida, para superar as dificuldades do ambiente árido em que vivem. Assim como na obra cinematográfica abordada, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, mostra claramente uma semelhança aos tempos atuais e os problemas desses processo expansão da seca no Brasil.