Crise Hídricos no Brasil Contemporâneo

  • 1

No filme brasileiro Vidas Secas de 1963, dirigido por Nelson Pereira, que retrata a história de uma família pobre da região seca do Nordeste, que lutam diariamente por trabalho e comida, para superar as dificuldades do ambiente árido em que vivem. Assim como na obra cinematográfica abordada, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, mostra claramente uma semelhança aos tempos atuais e os problemas desses processo expansão da seca no Brasil.

Primordialmente, é necessário destacar como parte do Estado costuma lidar com os problemas hídricos no Brasil. Nesse sentido Estado acaba sendo negligente com os direitos do cidadão, previsto no artigo 6° da “Constituição Cidadã”, que garante entre tantos direitos, à Saúde, e tal direito é ineficaz e muitas das vezes não se concretiza na prática. Essa conjuntura, segundo as idéias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de seus direitos.

Ademais, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em 2018 o cerrado, assim como a Amazônia, sofreu com a intensificação do desmatamento, que consequentemente afeta diretamente com os efeitos da seca, e a manutenção dessa ignorância é fortalecida pelos ideais ignorantes da população.

Frente a tal problemática, faz-se mister, que o Ministério Público, cujo dever é garantir a ordem jurídica e os interesses sociais e individuais da população, cumpram com os direitos do artigo 6 da “Constituição Cidadã” através de verbas parlamentares e incentivos fiscais, intensifiquem reuniões para acabar com o atual problema. Cabe também aos parlamentares de discutirem soluções cabíveis afim de não mais perpetuar essa problemática. Assim, se consolidará uma sociedade mais próspera, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.

Compartilhar

4 Correções

  1. Bom dia, Guilherme !

    – Irei primeiramente apresentar os erros que achei na sua redação e em seguida irei falar os tópicos que acho importante você estudar, para que os erros não continuem.

    INTRODUÇÃO:

    – Erro de vírgula, deveria ser: ” No filme brasileiro Vidas Secas, de 1963, retrata…” (C1)

    – No início da sua introdução, você cometeu um erro chamado de “Queismo”. Esse erro é o excesso de “Que” desnecessário em um período do texto. Veja bem:
    “No filme brasileiro Vidas Secas de 1963, dirigido por Nelson Pereira, *que* (DARIA PARA TIRAR ESSE “QUE” E SEGUIR NORMALMENTE) retrata a história de uma família pobre da região seca do Nordeste, *que* lutam diariamente por trabalho e comida, para superar as dificuldades do ambiente árido em *que* vivem.” (C1 e C4)

    – Erro de concordância verbal:
    “No filme brasileiro Vidas Secas de 1963, dirigido por Nelson Pereira, que retrata a história de uma família pobre da região seca do Nordeste, que *lutam* diariamente por trabalho e comida” (C1)

    Quem “lutam” ? a família pobre da região seca do Nordeste. Viu que fica incoerente ? o correto seria “luta”. (C1)

    – Erro de vírgula: deve haver uma vírgula após “Assim” (C1)

    Dica: normalmente quando você começar um período com um conectivo você vai ter que colocar uma vírgula após ele.

    – Você não apresentou o tema. (C2)

    Dica: tente colocar todas as palavras do tema na introdução.

    Dica extra: Seria bom você colocar as causas, que você vai abordar nos seus desenvolvimentos, na sua introdução, assim, você ganha ponto na C3 por ter projeto de texto !

    DESENVOLVIMENTO 1:

    – Erro de vírgula:

    *Nesse sentido* Estado acaba sendo negligente com os direitos do cidadão, previsto no artigo 6° da “Constituição Cidadã”, que garante entre tantos direitos, à Saúde, e tal direito é ineficaz e muitas das vezes não se concretiza na prática.

    Deve haver uma vírgula após “Nesse sentido”. É aquela ideia que eu te disse no início, normalmente quando você começar o período com um conectivo, você vai ter que colocar uma vírgula.

    – Erro de vírgula:

    “Nesse sentido Estado acaba sendo negligente com os direitos do cidadão, previsto no artigo 6° da “Constituição Cidadã”, *que*(PODE TIRAR ESSE “Que”, ASSIM FICA MAIS COERENTE A LEITURA)garante *entre* tantos direitos, à Saúde, e tal direito é ineficaz e muitas das vezes não se concretiza na prática.”

    Deve haver uma vírgula antes de “entre”.

    – Falta de conectivos e isso excessivo do “e”

    Nesse sentido Estado acaba sendo negligente com os direitos do cidadão, previsto no artigo 6° da “Constituição Cidadã”, que garante entre tantos direitos, à Saúde, *e* tal direito é ineficaz *e*muitas das vezes não se concretiza na prática.

    Caso você colocasse um conectivo:

    Nesse sentido Estado acaba sendo negligente com os direitos do cidadão, previsto no artigo 6° da “Constituição Cidadã”, que garante entre tantos direitos, à Saúde, *no entanto*, tal direito é ineficaz e muitas das vezes não se concretiza na prática.

    OBS: quando você comete esse tipo de erro, você perde na C4, pois ele acreditam que voce não possui um bom repertório de “conectivos”.

    -Se desenvolvimento foi EXPOSITIVO e não DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO. Basicamente você só apresentou fato, constituição e ideia de pensador. Porém, o texto DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO pede para que você ARGUMENTE e use sua opinião, de forma impessoal.

    Dica: use adjetivos: Negativamente, caoticamente, severamente…

    Dica: Use marcas de autoria: Inadmissível; Indubitável; inaceitável; incompreensível…

    Obs: Você perde ponto na C3 e na C2 quando comete esse tipo de erro.

    Dica: Use apenas um repertório no seu desenvolvimento e no restante do texto argumente e mostre sua insatisfação com a causa. Caso você use dois, voce fica com pouco espaço para argumentar, assim, seu texto fica mais expositivo do que dissertativo argumentativo.

    DESENVOLVIMENTO 2

    – Erro de vírgula:

    “Ademais, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em *2018* o cerrado, assim como a Amazônia, sofreu com a intensificação do desmatamento, que consequentemente afeta diretamente com os efeitos da seca, e a manutenção dessa ignorância é fortalecida pelos ideais ignorantes da população.”

    Deve haver um vírgula após “2018” (C1)

    Obs: “Cerrado” deve estar com letra maiúscula ! Mas não considerei um erro, pois vi que você colocou “Amazônia” com letra maiúscula, então acredito que foi apenas um erro de digitação.

    – Erro de vírgula:

    Ademais, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em 2018 o cerrado, assim como a Amazônia, sofreu com a intensificação do desmatamento, que *consequentemente* afeta diretamente com os efeitos da seca, e a manutenção dessa ignorância é fortalecida pelos ideais ignorantes da população.

    Deve-se colocar a palavra “consequentemente” entre vírgulas, assim: , consequentemente, (C1)

    – Erro de vírgula:

    Ademais, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em 2018 o cerrado, assim como a Amazônia, sofreu com a intensificação do desmatamento, que consequentemente afeta diretamente com os efeitos da seca,* e a manutenção dessa ignorância é fortalecida pelos ideais ignorantes da população

    Não deve existir essa vírgula após “Seca”, pois após ela tem o “e”. (C1)

    – Tome cuidado com ofensas ! Você deve argumentar, criticar e expor sua opinião. Porém, não pode ofender.

    Ademais, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em 2018 o cerrado, assim como a Amazônia, sofreu com a intensificação do desmatamento, que consequentemente afeta diretamente com os efeitos da seca, e a manutenção dessa ignorância é fortalecida pelos *ideais ignorantes da população*

    CONCLUSÃO:

    – Novamente o excesso de “e”

    Frente a tal problemática, faz-se mister, que o Ministério Público, cujo dever é garantir a ordem jurídica *e* os interesses sociais *e* individuais da população, cumpram com os direitos do artigo 6 da “Constituição Cidadã”…

    Daria para substituir o primeiro “e” com uma vírgula. (C4)

    – Erro de concordância verbal :

    Frente a tal problemática, faz-se mister, que *o Ministério Público*, cujo dever é garantir a ordem jurídica e os interesses sociais e individuais da população, *cumpram* com os direitos do artigo 6 da “Constituição Cidadã”…

    O correto seria “Cumprir” pois o verbo está concordando com o Sujeito (O Ministério Público).

    -Uso incorreto do através (através sigfnica “atravessar”)

    …“Constituição Cidadã” através de verbas parlamentares e incentivos fiscais, intensifiquem reuniões para acabar com o atual problema.

    OBS: esqueci de falar, mas deve ter uma vírgula antes do “através”. (C1)

    Dica: Caso mude o “através” para “por meio de…” irá ficar corretor.

    -A proposta de intervenção pede um projeto. Uma ação concreta. Você não apresentou, no caso, na sua proposta de intervenção, tem o Agente (Ministério público), o meio ( por meio de verbas parlamentares e incentivos fiscais), a finalidade (para não perpetuar a problemática). Porém, não possui uma ação concreta -visto que você apenas diz que deve ser cumprido o direito proposto no artigo 6° a constituição, no entanto não apresenta um projeto para que isso seja feito.

    E faltou o detalhamento também.

    Você escreve bem, Guilherme. Não estou falando isso para fazer a média, você realmente escreve bem !

    Achei esses erros porque realmente fui afundo na correção, não quero apenas ganhar pontos, quero é ajudar quem está procurando ajuda.

    Para você realmente estudar o que errou, recomendo voce estudar:

    1) Redação DISSERTATIVA ARGUMENTATIVA X EXPOSITIVA ( Estude a diferença entre as duas)

    2) Estrutura SVC (Sujeito + verbo + complemento) ( vai te ajudar a não errar vírgula)

    3) Vírgula ( Recomendo estudar a fundo, investir um bom tempo para esse assunto)

    4)Competência 4 ENEM ( Estude sobre ela, tem vídeos no YouTube e você vai ver como se sair bem nela)

    5)Proposta de intervenção ENEM (Estude sobre, é a competência mais fácil de se fechar !)

    6) Concordância verbal

    Boa sorte na sua preparação, Guilherme ! 👍🏼

    • 2
  2. No filme brasileiro Vidas Secas de 1963, dirigido por Nelson Pereira, que retrata a história de uma família pobre da região seca do Nordeste, que lutam diariamente por trabalho e comida, para superar as dificuldades do ambiente árido em que vivem. Assim como na obra cinematográfica abordada, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, mostra claramente uma semelhança aos tempos atuais e os problemas desses processo (PROCESSOS PLURAL) expansão da seca no Brasil.

    REPERTÓRIO- OK

    TEMA- X (CADÊ SEU TEMA NA INTRODUÇÃO?)

    DIRECIONAMENTO A TESE- X (ONDE ESTÁ SUA TESE)

    (ESSES ERROS TE FAZEM PERDE MUITO PONTO NA C3)

    C1- OK

    Primordialmente, é necessário destacar como parte do Estado costuma lidar com os problemas hídricos no Brasil. Nesse sentido Estado acaba sendo negligente com os direitos do cidadão, previsto no artigo 6° da “Constituição Cidadã”, que garante entre tantos direitos, à Saúde, e tal direito é ineficaz e muitas das vezes não se concretiza na prática. Essa conjuntura, segundo as idéias ( IDEIA NÃO TEM ACENTO)do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de seus direitos.

    DIRECIONAMENTO A TESE- OK (MAS VOCÊ NÃO COLOCOU NA INTRODUÇÃO)

    REPERTÓRIO- OK (COLOQUE APENAS UM REPERTÓRIO)

    MANUTENÇÃO TÉMATICA- X (APLIQUE SEMPRE SEU TEMA NOS DESENVOLVIMENTOS)

    ARGUMENTAÇÃO- X ( O SEU PONTO DE VISTA É O QUE O SEU CORRETOR QUE VER, NESTE PARAGRAFO VOCÊ FALA MUITO DOS REPERTÓRIO E ESQUECE DE ARGUMENTAR) (ESSE ERRO TE FAZ PERDE PONTO NA C4)

    C1- X

    Ademais, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em 2018 o cerrado, assim como a Amazônia, sofreu com a intensificação do desmatamento, que consequentemente afeta diretamente com os efeitos da seca, e a manutenção dessa ignorância é fortalecida pelos ideais ignorantes da população.

    DIRECIONAMENTO A TESE- X

    REPERTÓRIO- OK

    MANUTENÇÃO TÉMATICA- X

    ARGUMENTAÇÃO- X

    C1- OK

    Frente a tal problemática, faz-se mister, que o Ministério Público, cujo dever é garantir a ordem jurídica e os interesses sociais e individuais da população, cumpram com os direitos do artigo 6 da “Constituição Cidadã” através de verbas parlamentares e incentivos fiscais, intensifiquem reuniões para acabar com o atual problema. Cabe também aos parlamentares de discutirem soluções cabíveis afim de não mais perpetuar essa problemática. Assim, se consolidará uma sociedade mais próspera, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.

    QUEM? OK O QUE? OK COMO? OK DETALHAMENTO? OK EFEITO? OK FECHAMENTO E RETOMADA? OK

    C1- 160

    C2- 200

    C3- 160

    C4- 80

    C5- 200

    NT- 800

    Olá! faço correção de redação mais detalhada e disponibilizo 22 repertórios, entre eles com músicas, séries. Caso tenha interesse entra em contato comigo pelo WhatsApp (81987291158)

    PARABÉNS!

    • 1
  3. Boa tarde mocinho vi que o senhor está por ai corrigindo redações com pontuação errada então aqui vai a pontuação certa pra vc n errar mais!

    0
    40
    80
    120
    160
    200

    Além de deselegante, vc confunde as pessoas que estão precisando de uma correção sensata. Antes de fazer qualquer coisa, procure saber como funciona!

    • 0
  4. Boa tarde, excelente redação, parabéns!!!

    Entre em nosso canal no YouTube – Qi Redação 1000
    Assim, você ficará mais informada sobre nossas redações…

    ==================================================

    No filme brasileiro Vidas Secas de 1963, dirigido por Nelson Pereira, que retrata a história de uma família pobre da região seca do Nordeste, que lutam diariamente por trabalho e comida, para superar as dificuldades do ambiente árido em que vivem. Assim como na obra cinematográfica abordada, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, mostra claramente uma semelhança aos tempos atuais e os problemas desses processo expansão da seca no Brasil.

    • -2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.