De acordo com o mapeamento feito pelo MapBiomas, constatou que nos últimos 30 anos o Brasil perdeu 15% da superfície de água. Milhares de brasileiros estão sofrendo as consequências de baixo nível de água nas bacias hidrográficas.
Desde muito cedo o homem sempre gostou de explorar e descobrir coisas novas, e quando achavam, exploraram tanto sem pensar se um dia iria acabar; como mostra no filme “O Lorax”, o ser humano descobre, desmata, mata os animais indefesos e poluem as águas sem ao menos se preocupar no futuro. Sem água, nós não temos comida e nem vida.
Hoje em dia, utilizamos a água para nos fornecer energia, para nos hidratar, higiene, lavar a casa ( também carros, ruas e calçadas), etc. Porém muitas vezes desperdiçamos como escovar os dentes ou lavar as mãos com a torneira aberta e deixando luzes acesas a toa. Com a vinda da pandemia, ficamos mais em casa e não nos demos conta do perigo que estaríamos correndo. Por isso que as contas de água estão vindo mais caras, para alertar de que o reservatório está baixando.
Muitas pessoas se perguntam no que poderíamos fazer para mudar esse problema, tem várias soluções: reaproveitamento das águas (usar água das chuvas ou até mesmo da máquina de lavar roupa para lavar cômodos da casa e até calçadas), enquanto estiver em casa utilizar a luz solar para fazer suas obrigações e quando terminar de usar uma torneira ou mangueira certificá-la de que está fechada corretamente. Com a tecnologia de hoje em dia, tem casas que possuem uma máquina de reaproveitamento de água, ela limpa a água que está suja para reutilizar depois.
eimaressa
correção modelo ENEM:
De acordo com o mapeamento feito pelo MapBiomas, constatou (*constatou-se que*) que nos últimos 30 anos o Brasil perdeu 15% da superfície de água. Milhares de brasileiros estão sofrendo as consequências de baixo (*do baixo*) nível de água nas bacias hidrográficas.
(INTRO- Voce usou um bom repertorio, porem não fez uso produtivo dele, e não deixou muito claro sua tese, nem aqui na introdução nem no inicio do D1 o que prejudica a C3 já que mostra que você não tem um projeto de texto.)
Desde muito cedo o homem sempre gostou de explorar e descobrir coisas novas, e quando achavam, exploraram tanto sem pensar se um dia iria acabar; como mostra no filme “O Lorax”, o ser humano descobre, desmata, mata os animais indefesos e poluem as águas sem ao menos se preocupar no futuro. Sem água, nós não temos comida e nem vida.
(D1- aqui eu pude observar que faltou argumentos, você trouxe apenas fatos, sua redação esta mais informativa, expositiva, argumente mais, porque o ser humano polui, como isso pode acabar? Aprofunde suas ideias. E use de conectivos, aqui nesse paragrafo há falha de argumentos (c3) repertorio sem produtividade (c2) e falta de conectivos (c4))
Hoje em dia, utilizamos a água para nos fornecer energia, para nos hidratar, higiene, lavar a casa ( também carros, ruas e calçadas), etc. Porém muitas vezes desperdiçamos como escovar os dentes ou lavar as mãos com a torneira aberta e deixando luzes acesas a toa (*à toa*). Com a vinda da pandemia, ficamos mais em casa e não nos demos conta do perigo que estaríamos correndo. Por isso que as contas de água estão vindo mais caras, para alertar de que o reservatório está baixando.
(D2- O mesmo problema de repete aqui, você tras apenas informações, mas não tras o seu ponto de vista, além de faltar conectivos.)
Muitas pessoas se perguntam no que poderíamos fazer para mudar esse problema, tem várias soluções: reaproveitamento das águas (usar água das chuvas ou até mesmo da máquina de lavar roupa para lavar cômodos da casa e até calçadas), enquanto estiver em casa utilizar a luz solar para fazer suas obrigações e quando terminar de usar uma torneira ou mangueira certificá-la de que está fechada corretamente. Com a tecnologia de hoje em dia, tem casas que possuem uma máquina de reaproveitamento de água, ela limpa a água que está suja para reutilizar depois.
(Conclusão- Aqui falta elementos coesivos, e falta os elementos básicos de uma proposta de intervenção, é necessário que haja agente, ação, meio/modo, efeito e detalhamentos, você trouxe apenas varias ações e detalhes.
Competência 01 – 160
Competência 02 – 120
Competência 03 – 80
Competência 04 – 80
Competência 05 – 80
NOTA – 520
lindsey
olá Letícia, vou corrigir sua redação de acordo com meu conhecimento sobre as competências.
introdução: é importante que você estude a estrutura de redação
Introdução:
Contextualização
Apresentação da tese
Explicitação do projeto de texto
você trouxe um repertório, porém faltou apresentar a tese e seu projeto de texto
desenvolvimento:
Retomada do projeto de texto
Comprovação do projeto de texto (notícia, série)
Posicionamento crítico (marca de autoria)
vc precisa começar sempre com conectivos (diante desse cenário, sob esse viés), e é necessário ter conectivo Inter parágrafos
conclusão:
lembre-se, em cada parágrafo deve-se iniciar com conectivo
Portanto, ( fazer a retomada do problema apresentado). Assim, o (agente) deve (ação), por meio de (meio/modo), com (detalhamento). Espera-se, com isso, (finalidade) e (retomada do repertório)
sua redação apresenta alguns desvios gramaticas, erros de concordância e de pontuação. além do mais, a muitas lacunas em relação a estrutura da redação.
Competência 01 – 160
Competência 02 – 120
Competência 03 – 80
Competência 04 – 80
Competência 05 – 80
NOTA – 520