Iniciante

Crise hídrica no Brasil

  • 1

A crise hídrica no Brasil e a maior do século, segundo dados da ANA (Agência Nacional das Águas), levando estados do norte do país a declarar estado de calamidade pública nos anos de 2015 a 2017. Levantando uma discussão importante, como evitarmos o colapso hídrico do país.

Em um primeiro momento devemos analisar o motivo pelo o qual os recursos hídricos no país estão cada dia mais baixos, um fator importante e o crescimento populacional, gerando assim um aumento na produção agrícola que hoje representa cerca de 68% do consumo de água no país, segundo dados da Agência Nacional das Águas no país, outro ponto importante e baixo reaproveitamento de água.

Em segundo momento, devemos analisar o desperdício, simples atos como escovar os dentes com a torneira aberta evitam um grande desperdício de água, quando o colamos em larga escala. Também o desmatamento florestal e poluição ambiental estão entre os fatores que agravam esta crise, que a cada dia se torna ainda maior.

Portanto, devemos no conscientizar, medidas a nível governamental e educacional da população devem ser tomadas, melhores práticas podem mudar este cenário, como por exemplo, melhores práticas de irrigação na agricultura, escovar os dentes com a torneira fechada,  medidas mais severas de preservação ambiental, reaproveitamento da água da chuva, fontes de energia renováveis e tratamento da água utilizada para o reaproveitamento, etc. Vivemos um momento de importante, em que podemos preservar o futuro e garantir o abastecimento de água e energia no país ou vivenciarmos um colapso o sistema hídrico.

Compartilhar

4 Correções

  1. É ótimo citar dados estatísticos, mas não logo de cara. Primeiro elabore sua tese para depois citar os dados. Com dados estatísticos ou fatos históricos, os corretores percebem que de certo modo, você tem uma bagagem de repertório.
    Eu achei que sua conclusão poderia ter soluções mais inovadoras, algo realmente diferente.
    No geral, sua redação é boa, só precisa de uns aperfeiçoamentos aqui e ali.
    Espero ter ajudado de alguma forma. :)

    • 0
  2. você tem bons argumentos . porém, recomendo que se atente as regras de pontuação ….
    a conclusão e o desenvolvimento ficaram bons , melhore a introdução , pois “É um empecilho começar a sua redação citando o tema, tente buscar meios para expressar o que vai abordar.
    O primeiro paragrafo é aonde deve puxar a atenção do corretor, coloque sua tese ao invés de já expor os dados, mostre se é contra ou a favor e logo em seguida em pelo menos dois parágrafos defenda sua tese com os dados e argumentos coesivos.”

    • 0
  3. PONTOS NEGATIVOS
    É um empecilho começar a sua redação citando o tema, tente buscar meios para expressar o que vai abordar.
    O primeiro paragrafo é aonde deve puxar a atenção do corretor, coloque sua tese ao invés de já expor os dados, mostre se é contra ou a favor e logo em seguida em pelo menos dois parágrafos defenda sua tese com os dados e argumentos coesivos.
    Buscar melhores soluções para a sua conclusão ira ajudar a alavancar a nota da sua redação, surpreenda o corretor com ideias diferentes e que poucos abordam.
    PONTOS POSITIVOS
    Boa organização dos dados e argumentos.
    Apesar de alguns erros de concordância o texto está bem escrito e de fácil entendimento.
    Terminou bem o texto.

    • 0
  4. Bom, vamos lá…
    Introdução: boa no geral, talvez explicar um pouco mais sua tese. Atente-se à acentuação. Nesse trecho: “Levantando uma discussão importante, como evitarmos o colapso hídrico do país.”, tal qual creio que seja sua tese, sua frase não foi bem estruturada. Tente algo como “Pode-se, a partir disso, levantar uma discussão importante sobre como evitar um colapso hídrico no país.”
    D1: Argumentos fortes, porém acredito que você possa explorá-los mais. Além disso, observe que seu parágrafo é uma frase só. Utilize pontos no lugar de algumas vírgulas, nunca faça frases muito extensas.
    D2: No início do parágrafo há repetição da frase usada no anterior, tente buscar outras formas de iniciar, pois a repetição é um dos maiores erros (até mesmo de palavras). Novamente, seus argumentos podem ser mais desenvolvidos, por que o desmatamento e a poluição agravam a crise? Sempre faça perguntas de “por que?” ou “como?” para verificar a consistência de seus argumentos.
    Conclusão: Procure focar em uma proposta de intervenção viável e a desenvolva. Evite usar agentes genéricos como “governo”, fale dos órgãos ou ministérios responsáveis por resolver esses problemas e explique como podem faze-lo.
    No geral, atente-se às frases muito extensas, como disse antes, e também tome cuidado com acentuação. Saiba explorar seu repertório, não tem problema houver poucos exemplos se estes forem bem desenvolvidos. Boa sorte e sucesso!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.