Estudante

CRISE HÍDRICA BRASILEIRA E SEUS IMPACTOS NA GERAÇÃO DE ENERGIA

  • 0

“A água é o veículo da natureza”, dita por Leonardo da Vinci, aborda o quão importante é a água, para a geração de vida dos seres vivos e a capacidade de sua utilização nos meios tecnológicos, destacando a geração de energia. Tal fato é que na contemporaneidade, a escassez de água motivou a crise hídrica e tendo como relação o impacto na geração de energia, sendo essas dependentes uma da outra para a vida do corpo social.

 

Em primeiro plano, cabe ressaltar que a escassez de água acontece pelo pico menor de chuvas e consequentemente afeta setores importantes do país, como por exemplo, a agricultura e a geração de energia, fonte principal de utilização no país e dependente das hidrelétricas, também prejudicada. Visto que, as termelétricas são as mais acionadas com a falta de água e implementam a maior demanda momentaneamente, porém, gera prejuízos para o meio ambiente, além de deter um alto custo para sua geração. Sob esse viés, há também a inflação em crescimento, em razão das altas dos preços nas tarifas de energia, para que a lucratividade das empresas não seja afetada.

 

Ademais, cabe salientar que a geração de energia elétrica, promove os riscos de apagões, como o ocorrido no Brasil, em 2001. A falta de planejamento na geração e distribuição de energia apontava a problemática para a resolução da demanda, de modo a uma nova forma de diversificar da matriz energética. Diante deste cenário, o documentário “Futuro energético” (2010) discorre sobre a importância de investimentos em fontes de energia renováveis e segura, como a eólica e solar – Já que as termelétricas não são renováveis e corroboram para a emissão gases e efeito estufa.

 
  Portanto, é impreterível que o Estado tome medidas para atenuar o quadro. Para isso, o Ministério de Minas e Energia, co- ligado ao Governo Federal, devem priorizar investimentos estatais para gerar recursos de captação de fontes de energias renováveis e atuais, por exemplo: a eólica e solar. Não obstante, ainda que clichê, é notória a necessidade de conscientização da população sobre os cuidados relevantes a economia de água, mitigando a crise hídrica e seus impactos na geração de energia elétrica. Logo, a água segue sendo o veículo da natureza e os recursos para obtenção vindas dela, sejam pesquisadas e asseguradas.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, irei corrigir sua redação utilizando todas as competências do Enem.

    C1(DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA FORMAL DA LÍNGUA
    PORTUGUESA): 160

    C2:(COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS
    DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER
    O TEMA): 200

    C3:(SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES,
    FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA): 160

    C4:(DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS
    NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃ): 200

    C5: (ELABORAR PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O PROBLEMA
    ABORDADO, RESPEITANDO OS DIREITOS HUMANOS): 160

    Espero ter ajudado.

    • 1
  2. Oii, estou iniciando na plataforma e achei perfeita sua redação, não tenho como achar defeito sabia? Gostei muito da organização de ideias e de como separou as informações. Parabéns memso!!!
    Em sua indrodução com está citação nos mostra seu domínio sobre o tema, mostra que você teve uma ideia de onde partir seu texto, vendo que você gerou duas questôes que foram respondidas em seu desenvolvimento 1 e 2. Sua conclusão foi a confirmação de que estava bem preparada e que entendia e possuia domínio sobre o tema.

    • 1
  3. CRISE HÍDRICA BRASILEIRA E SEUS IMPACTOS NA GERAÇÃO DE ENERGIA
    “A água é o veículo da natureza”, dita por Leonardo da Vinci, aborda o quão importante é a água, para a geração de vida dos seres vivos e a capacidade de sua utilização nos meios tecnológicos, destacando a geração de energia. Tal fato é que na contemporaneidade, a escassez de água motivou a crise hídrica e tendo como relação o impacto na geração de energia, sendo essas dependentes uma da outra para a vida do corpo social.’
    introdução bem escrita com um bom entendimento do que vai falar do tema.

    Desenvolvimento bom, mas escreveria um pouco mais do assunto,…..
    Conclusão acho que deveria ter achado uma solução para combater esse problema

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.