Iniciante

Crise econômica e desemprego

  • 0

PS: Favor, corrijam a redação modelo Enem, com as respectivas notas das competências. Grata!

 

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º o direito ao trabalho como inerente a todo cidadão brasileiro. Entretanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a crise econômica e o desemprego no Brasil. Desse modo, os fatores que corroboram para esse cenário crítico no país são a falta de preparo para situações de dificuldade, além da exportação de mercadorias nacionais.

Em uma primeira análise, cabe destacar a falta de previdência que a população brasileira possui em situações adversas. No ano de 2020 ocorreu o impacto da Covid-19 no mundo inteiro, e, pela doença ser disseminada por um vírus de fácil contaminação, muitas empresas precisaram demitir seus empregados, o que gerou um alto crescimento da taxa de desemprego no Brasil. Apesar do Governo ter distribuído um auxílio emergencial, muitas famílias, já em condições precárias, permaneceram na miséria sem sequer ter a oportunidade de trabalhar. Nota-se, dessa maneira, a urgência de combater esse cenário.

Ademais, o grande investimento na exportação é outro item a ser destacado. Nesse contexto, a frase “não há nada mais difícil do que tomar a frente para a mudança”, de Maquiavel, reflete completamente a contemporaneidade nesse quesito. O Brasil é um país exportador, e um dos principais produtos exportados é a carne, que justamente por ser consumida fora da nação, acaba por se tornar extremamente cara. Outros subsídios como feijão, gás, água e luz estão tomando preços elevados por conta da falta de investimento local. Com tais afirmativas, pode-se perceber a importância de repensar a questão econômica nacional.

Urge, portanto, a necessidade de combater essas desavenças. Para tal, é imprescindível que o Ministério do Trabalho, através de visitas nas moradias da população brasileira, busque auxiliar aqueles que estão desempregados e em situação de vulnerabilidade, a fim de cessar com o desemprego no Brasil. Ademais, cabe ao Ministério da economia, por intermédio de reuniões administrativas, repensar o encaminhamento dos produtos nacionais, com a finalidade de suprir as necessidades da nação e conter o aumento dos preços dos produtos brasileiros. Com essas atitudes, o Estado irá cumprir o que diz a Constituição Federal em seu artigo 6º.

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, não sou profissional mas, vou tentar ajudar!

    No geral seu texto está muito bom, está bem estruturado, as ideias estão claras e coesas.

    C1: 180

    C2: 200: ao meu ver você teve um projeto de texto muito bom e não houve tangenciamento do tema.

    C3: 200: gostei dos repertórios, são atuais, achei muito válido.

    C4: 180

    C5: 160: só senti falta do detalhamento na sua proposta de intervenção.

    Total: 920

    • 0
  2. Olá!
    Gostei da forma que fez sua introdução, citou a constituição e soube contextualizar muito bem. Apresentou a tese e defendeu ela muito bem nos argumentos.
    Talvez tenha sido engano meu, mas não consegui identificar a parte a respeito da crise econômica, apenas do desemprego. Você citou a pandemia do covid-19, relacionou ela com o desemprego, mas não citou muito a respeito da crise em si.
    A única sugestão que tenho a fazer de mudança é tentar utilizar mais conectivos, você já os usou e fez bom uso deles, mas talvez seja possível acrescentar mais.

    C1: 200
    C2: 140
    C3: 200
    C4: 180
    C5: 200
    Total: 920

    Espero ter ajudado! ;)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.