Regente

Crise dos refugiados.

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Ao longo da história, povos foram conhecidos por conta de perseguições e preconceitos, sofrendo uma diáspora pelo mundo. Cenas como essas, eram lidos apenas nos livros de história. Entretanto, em pleno SÉC. XXI esses acontecimentos são notificados pela mídia, por causa da nova dispersão dos refugiados, pois o seu país de origem transmite ao mundo cenas de guerra. Nesse sentido, surge como Pilar do problema, portas fechadas e a falta de oportunidades no país.

De acordo com a ONU, países em desenvolvimento mesmo com poucos recursos, abrigam cerca de 80% dos refugiados de todo o mundo. Todavia, esses países não possuem recursos necessários para atender com qualidade a população nativa, apresentando desafios para os seus abrigados. Nesse contexto, é válido afirmar que devido a ausência de recursos qualificados no país, o mesmo acaba aceitando trabalhos perigosos e mal remunerados, no mercado informal, por problemas na documentação, causando verdadeiras desarmonizações aos habitantes locais.

Outrossim, muitos países como por exemplo, a Europa, apresentam elevadas condições de recepção dessa massa migratória, porém, é caracterizada pela rígida política de migração, por conta dos atentados presentes no país. Devido a isso e tomado pelo desemprego, muitas pessoas buscam tentativas de salvação e optam pelo transporte ilegal. Isso ocorre em virtude da falta de oportunidades no país, trazendo como conseguinte, o continuo aumento do desemprego atingindo 80% do país.

Fica evidente, portanto, a intervenção do problema. Dessa forma, é dever da ONU juntamente com os países desenvolvidos, atuarem por meio do desenvolvimento de projetos que através das mídias comunicativas, visem garantir o direito à vida, bem como, a presença de recursos básicos destinados a população refugiada. Ademais, é dever das ONG’s  através de programas, desenvolvidos por meio de palestras públicas, apresentem  como objetivo, expandir melhores oportunidades de trabalho destinados aos refugiados, garantindo a exclusão do desemprego. Como efeito, o país evoluirá.

 

✓ se possível corrijam mediante as competências do Enem. (◍•ᴗ•◍)❤

✓ desde já agradeço…….

 

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2 Correções

  1. Oii, tudo bem? Vou corrigir sua redação por parágrafos, qualquer irregularidade você me corrige, pode ser? Não sou especialista, mas espero ajudar você. =)

    INTRO
    -erro de concordância de gênero: “Cenas como essas, eram lidos”, deveria ser ‘lidas’, visto que condorda com ‘cenas’
    -ausência de vírgula: “entretanto, em pleno século XXI, esses…”
    -você utilizou o ‘entretanto’, conjunção adversativa, mas não fez a ligação com a contradição deseja, que poderia ser feira por meio de um adverbio de tempo, assim seria: “Entretanto, em pleno século XXI, esses acontecimentos ainda são notificados pela mídia, …”
    -evite frases que possam causar ambiguidade: “pois o seu país de origem” Assim, sendo (exemplo): “por causa da nova dispersão dos refugiados, que fogem de seus países de origem, os quais transmitem ao mundo cenas de guerra. (locuções deixa seu texto mais agradável, visualmente falando: cenas de guerra -> cenários de guerra
    -erro de concordância em número e inicial maiúscula desnecessária: “surge como Pilar do problema, portas fechadas e a falta de oportunidades no país.” visto que vc apresentou 2 problemas, então seria: “surgem como ilares do problema, portas fechadas e a falta de oportunidades no país.”
    -evite construções metafóricas: “portas fechadas”, seja direita e clara “fronteiras fechadas”
    -introdução por citação, o que é muito bom
    -tese bem estruturada
    -2 problemáticas facilmente identificadas

    D1 (portas fechadas)
    De acordo com a ONU, países em desenvolvimento mesmo com poucos recursos, abrigam cerca de 80% dos refugiados de todo o mundo. Todavia, esses países não possuem recursos necessários para atender com qualidade a população nativa, apresentando desafios para os seus abrigados. Nesse contexto, é válido afirmar que devido a ausência de recursos qualificados no país, o mesmo acaba aceitando trabalhos perigosos e mal remunerados, no mercado informal, por problemas na documentação, causando verdadeiras desarmonizações aos habitantes locais.
    -ausência de vírgula: “…países em desenvolvimento, mesmo com poucos…”
    -repetição (países), pode ser substituido por ‘lugares’ ‘nações’
    -ausência de vírgulas: “…para atender, com qualidade, a população…”
    -ausência de vírgula: “…é válido afirmar que, devido a ausência de recursos…”
    -primeiro, vc citou na introdução sobre o fechamento das fronteiras (acredito eu tenha que sido sobre isso, por isso não se deve usar metaforas), o que não foi trabalhado no seu paráfrago
    -segundo, o que vc deve mais apresentar no seu parágrafo, é sua tese, ou seja, sua opinião. Pensando nisso, não inicie seu D1 ja utilizando seu repertório, faça primeiro uma introdução da ideia que vc vai trabalhar. Após, afirma essa ideia por meio de uma citação (seja filosofica, reportagem, falas de autoridades, enfim..). Depois, vc vai afirmar essa citação de acordo com a ideia que esta sendo trabalhada. E, por ultimo, vc da a sua opinião, indiretamente.
    -organizando seu parágrafo dentro da estrutura padrão do enem, acredito que ficaria assim:
    “(introdução da ideia)Em primeira análise, é válido afirmar que devido a ausência de recursos qualificados no país, o mesmo acaba aceitando trabalhos perigosos e mal remunerados no mercado informal, por parte dos imigrantes.(afirmação da ideia) Com efeito, observa-se uma verdadeira desarmonização aos habitantes locais, por problemas na documentação dos refugiados -aqui, vc detalharia mais sobre como a documentação atrapalha-. (citação) De acordo com a ONU, países em desenvolvimento, mesmo com poucos recursos, abrigam cerca de 80% dos refugiados de todo o mundo. (análise da citação) Todavia, essas nações não possuem recursos necessários para atender com qualidade a população nativa, apresentando desafios para os seus abrigados. (opinião) exemplo: Assim, é notório o despreparo, por parte dos países, em situações calamitosas, frente ao processo de imigração, o que corrobora com uma nação empobrecida, por conseguinte da má gestão regida pelo Estado.

    D2 (falta de oportunidades no país)
    -esse parágrafo eu não vou organizar, acredito que vc ja tenha capitado a ideia
    -ausência de vírgula e acentuação: “o contínuo aumento do desemprego, atingindo 80% do país.”
    “atingindo 80% do país.” especifique de onde vc tirou essa porcentagem, seus argumentos precisam ter base verídica
    -você citou “e tomado pelo desemprego”, mas não falou disso antes, nem argumentou ou trouxe algum fato, o que deixou essa passagem vaga
    -escassez de repertorio

    CONCLUSÃO
    ausência de vírgula: “ONU, juntamente com os países…”
    -não utilize “através” com sentido de “por meio/intermédio de”, é gramaticalmente errado, pois significa “atravessar algo” (2X)

    -ação: desenvolvimento de projetos |programas
    -meio/modo: por meio das mídias comunicativas | palestras públicas
    -agente: ONU juntamente com os países desenvolvidos | ONG’s
    -finalidade: garantir o direito à vida, bem como, a presença de recursos básicos destinados a população refugiada | expandir melhores oportunidades de trabalho destinados aos refugiados
    -detalhamento: ? | ?

    |FEEDBACK|
    Você escreve muito bem, gostei bastante! Se atente melhor à estrutura cobrada no enem, se esse é o seu objetivo. Tente lê redações nota 1000 e perceber o modelo delas. Você possui uma otima argumentação, so precisa organiza-las melhor. Se atente também ao uso do gerundio (ação em ocorrência), como vc utilizou de forma um pouco exacerbada, acabou de enquadrando em um ‘vício da língua’. é notorio seu grande potencial na escrita, parabéns! =)

    C1: 140 (concordância, gerúndio, vírgulas)
    C2: 160 (foque apenas em um problema nos seus parágrafos e sempre utilize um repertorio no D1 e no D2)
    C3: 120 (organize melhor suas ideias e trabalhe, principalmente, a sua argumentação)
    C4: 120 (organização e ambiguidade)
    C5: 160 (responda aos 5 critérios)
    NOTA: 700

    Qualquer dúvida, só chamar, estou sempre à disposição! =)

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  2. Olá, vou fazer a correção da sua redação de acordo com meus conhecimentos, espero te ajudar!
    Introdução:
    Estrutura ideal – Contexto (alusão)+Problemática+Tese (2 argumentos)
    Sua estrutura – Contexto (ótimo, demonstrou conhecimento)
    Problemática (Identificada)
    Tese (bons argumentos)
    Seus parágrafos de desenvolvimento ficaram muito bem escritos, porém há alguns problemas: no D1 você fugiu do repertório proposto ao argumento, se o argumento é falar sobre países com portas fechadas você não deve falar sobre os que recebem os refugiados, já no D2, você envolve os 2 argumentos, isso prejudica a estrutura da sua redação, podendo perder pontos na competência 3
    Conclusão:
    Estrutura ideal- Retomada do tema+proposta de intervenção+conclusão do parágrafo
    Sua estrutura-Retomada do tema ( o ideal é substituir a palavra problema pelo problema)
    Sugestão:”Fica evidente, portanto, a intervenção necessária para acabar com a crise dos refugiados”
    Proposta de intervenção (vou utilizar as informações da sua proposta e completar os tópicos abaixo, para concluirmos se está completa)
    Ação- desenvolvimento de projetos/programas
    Agente 1- ONU
    Agente 2- países desenvolvidos
    Agente 3- mídias comunicativas
    Agente 4- ONG’s
    Modo ou meio- não identificado na primeira proposta/desenvolvidos por meio de palestras públicas
    Detalhamento-não identificado em nenhuma das propostas
    Efeito- garantir o direito à vida, bem como, a presença de recursos básicos destinados a população refugiada/como objetivo, expandir melhores oportunidades de trabalho destinados aos refugiados, garantindo a exclusão do desemprego
    Conclusão do parágrafo (ótima)
    Sugestão: Não colocar duas intervenções, é necessário apenas 1 bem completa, com todos os tópicos acima, também não é preciso citar 4 agentes, 2 já é o suficiente desde que, eles se relacionem na hora de resolver o problema.
    —Atenção aos espaçamentos no início de cada parágrafo, você não colocou
    Competências:
    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa – 200
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto – 160
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 120
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 120
    5. Respeito aos direitos humanos – 120
    Nota: 720
    Não sou especialista, mas de acordo com meus conhecimentos acho que essa correção pode te ajudar, você está no caminho certo, parabéns!

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