Crise do sistema prisional no Brasil.

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De acordo com o filósofo grego Pitágoras,”educar as crianças hoje é essencial, para que não seja preciso punir os adultos amanhã”. No Brasil hodierno, faz-se evidente a crise existente e avançada no seu sistema prisional, uma problemática inerente ao precário nível educacional do país. Sendo assim, depreende-se que medidas imperiosas que promovam mitigar a crise, sejam tomadas.
A priori, vale reiterar a relação substancial do deficitário sistema de educação brasileiro com a do sistema carcerário, ratificando a afirmação o pensador grego. Devido ao péssimo e desvalorizado acesso a educação, a cultura e a valores éticos, muitos jovens são apresentados ao mundo do crime, e consequentemente sendo presos, fomentando a superlotação das penitenciárias brasileiras.
Segundo dados do Depen, o crescimento da população carcerária no Brasil, dobrou nos últimos 10 anos, alcançando o número alarmante de quase 700 mil presos. Esses efeitos drásticos refletem nas péssimas condições sanitárias e humanas dos cárceres, haja vista a sobrecarga de pessoas em presídios de baixo suporte e qualidade estrutural. Autoridades responsáveis deverão buscar meios para a resolução da problemática.
Dessarte, é mister que o Ministério de segurança, invista financeiramente nos presídios e penitenciárias do país, por meio de verbas públicas destinadas a segurança nacional, verbas essas que serão usadas para melhorias das condições estruturais, sanitárias e humanas dos presídios, juntamente promovendo palestras educativas e ressocializáveis aos carcereiros, com o intuito de que a crise seja solucionada e que presos se tornem cidadãos de bem e a sociedade brasileira mais segura.

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3 Correções

  1. 1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa
    Nota: 180
    2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limiter estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    Nota: 150
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Nota: 200
    4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Nota: 180
    5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
    Nota: 200
    NOTA FINAL: 910

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  2. Olá, sua redação está boa, entretanto, a estrutura dela não ficou bem elaborada.
    1- A introdução ficou boa com uma contextualização, tese e projeto de texto, mas quando você parte para o D1, o texto começa a ficar confuso, visto que, não fica claro qual é o período de retomada do projeto de texto, o período de comprovação com uma citação e também você não apresentou uma marca de autoria, que é uma frase que critica os argumentos citados. O D2, posso praticamente, dizer a mesma coisa.
    2-Fora isso, algumas frases que você colocou ficaram fora de contexto, o que significa perca de ponto na competência 4, em que pontua a coesão e coerência, com a boa articulação entre os parágrafos com o uso de conectivos.
    3-No parágrafo de conclusão, onde tem que ter a proposta de intervenção, senti falta de um elemento que a compõem, que foi o detalhamento. Mas, você apresentou agente, ação, meio/modo e finalidade, os outros quatro elementos.
    Espero ter ajudado! ;)

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  3. Competência 1: 160 em 200. Você comete alguns deslizes gramaticais:
    *De acordo com o filósofo grego Pitágoras,”educar as crianças hoje é essencial, para que não seja preciso punir os adultos amanhã” (Para introduzir o pensamento era necessário colocar DOIS PONTOS onde foi colocada uma vírgula).
    *acesso a educação, a cultura e a valores éticos, (era necessário o uso da CRASE, acesso à educação…)
    Competência 2: 200 em 200: Você utiliza alguns repertórios socioculturais que são produtivos, como a frase de Pitágoras e os dados apresentados no desenvolvimento.
    Competência 3: 160 em 200: Você desenvolve muito a temática proposta, de forma coerente. No entanto, o primeiro argumento poderia ser bem fundamentado como o segundo, apresentando uma certa conclusão do desenvolvimento do mesmo.
    Competência 4: 160 em 200: Você utiliza alguns elementos coesivos, mas algumas frases não foram conectadas.
    *Autoridades responsáveis deverão buscar meios para a resolução da problemática. (nessa parte poderia ter sido usado um elemento coesivo pois passa a impressão que a frase fica “solta”)
    *seja solucionada e que presos se tornem cidadãos de bem e a sociedade brasileira mais segura. (repetição do conectivo E)
    Competência 5: 200 em 200: Você apresenta a P. I. completa: agente (quem), ação (o quê?), modo (como?), efeito (para quê?) e detalhamento (informação extra).
    Nota final: 880

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