O sistema penitenciário no Brasil está superlotado, o Estado está nos primeiro colocados em lotaçao de presídios. A educaçao e caráter da sociedade estao interligados a esses números de presos.
Sabemos que a educaçao precisa ser melhorada para muitos benefícios na sociedade, um deles é a questao da criminalidade , a falta de conhecimento educacional, direcionamento interpessoal, conectados a um caráter nao muito favorável ao individuo, podem gerar uma açao que o conduza ao sistema carcerário.
O caráter do cidadao esta no meio em que ele vive e observa. A informaçao do certo e do errado , através da educaçao ajuda a desfragmentar o caráter de um individuo. Sendo certo ou errado ele teve influencia por educaçao.
Portanto , o Estado deve inserir na sociedade , desde cedo , a educaçao como princípo base para que o número de criminosos conduzidos as cadeias, diminua. Introduzindo nas escolas o que é certo e regido por lei. Nas comunidades , açoes que diferem um caráter bom de um ruim. Dentro das prisoes, atividades que conscientizem e mudem o caráter do criminoso , para que ele nao volte a lotar as penitenciárias com o mesmo crime. Educaçao é a base do inicio do processo de diminuiçao dos presos no sistema carcerário.
Chernoboy
bom dia, não sou nem um profissional nisso ksksjdsk, mas vou corrigir de acordo com o que sei sobre redação. Primeiramente, é um bom tema… você poderia ter enriquecido mais sua introdução, achei ela um pouco básica na parte de contextualizar o assunto, mas a tese ta boa. Nos parágrafos de desenvolvimento vejo que você relacionou bem suas ideias e argumentou bem, não vou dizer que é extremamente necessário o uso de algum dado estatísco ou coisas do tipo, no entanto, eu acho que enriquece bem e reforça os argumentos… mas seus argumentos estão bons, teve um foco entre eles. Enquanto a conclusão, ela está boa também, você aplicou sua intervenção e detalhou. Enfim, gostei da sua redação pois vi bastante coesão em cada parágrafo e coerência entre eles… porém, uma alusão historica, uma citação, uma música ou dados… qualquer que seja, ja enriquece bastante o texto, cara.
Thiagoss
Olá, vamos aos pontos de melhorias:
1 – Falta organização e coerência no texto, organize seu texto de uma forma em que na introdução aborde de forma breve o problema, e no desenvolvimento retome esses problemas de forma mais detalhada, abordando em cada paragrafo um problema que foi mencionado na introdução. devendo ter o desenvolvimento entre 4 á 6 linhas mais ou menos.
2- Faça citações, alusões, dados extatisticos com fontes, para enriquecer e fundamentar seus argumentos no desenvolvimento.
3 – Tente conhecer mais sobre os conectivos para inserir mais variedades em seu texto, dando mais sentido e coerência.
4 – Na conclusão é necessário que traga uma solução para os problemas mencionados no texto, um agente que fará o trabalho, e quais serão as medidas tomadas.
Espero ter ajudado
ingridiente
Bom dia! Esse assunto é incrível.
Achei sua redação coesa e com boa estrutura, mas senti falta do repertório e de uma introdução mais profunda. No terceiro parágrafo você fez uma alusão ao que seria fato social, pesquise sobre o que é isso e cite na sua redação, isso já contribuiria. A introdução poderia envolver o histórico do sistema carcerário, ele surge a partir de qual desejo da sociedade? Por que tirar a liberdade é sinônimo de punição? (comece por perguntas desse tipo). Sugiro que não use a primeira pessoa do plural, no ENEM não pode, tente estar “o mais longe” possível da situação. Sua proposta está completa, no entanto um pouco confusa, quando for expressar o “meio” de fazer isso, seja o mais objetivo possível, então uma dica é começar escrevendo: por meio da introdução das leis nas escolas…
É isso, não sou professora, estou só querendo ajudar, posso ter errado algo também kkkkk
Paloma007
Você repetiu muitas palavras e é bom lembrar que isso não é bom, da próxima vez tente substituí-las por sinônimos. Sua introdução tá muito fraquinha, não tem uma tese muito bem elaborada e tal. E você usou algumas palavras em 1° pessoa então é bom lembrar que em redações dissertativas como as do Enem, é pedido o uso de palavras em 3° pessoa.
laurawsilva
Os parágrafos estão desordenados, uso de expressões é palavras clichês e tipo vc usou “sabemos” palavras como essas, que indicam 1 ou 2 pessoa do singular ou plural não pode! Sua introdução foi muito direta, curta e confusa. Recomendo ver redacoes nota mil
Jkjkjkjkjkjkjkjkjkkjkjkjkjkjkjkkjkkjkkjkjkjkjkjkjkkjkkjkkkkjkjjkkjkjkjkjkk