Muito têm-se discutido acerca da criminalidade no Brasil, sobretudo da linha tênue entre classe social e veredito. Nesse sentido, é relevante analisar os elementos causadores da problemática em questão, dentre eles estão o poder aquisitivo como determinante do castigo e a seletividade penal.
Inicialmente, tal adversidade no judiciário não é exclusivo da contemporaneidade, todavia que no século XVIII com as Revoltas Separatistas houveram penas mais leves à aqueles com maior poder aquisitivo. Contudo, a despeito de tanto a Inconfidência Mineira quanto a Conjuração Baiana tratavam-se de movimentos cujo objetivo era a independência de seus estados, o primeiro era composto pela elite e apenas um de seus membros foi executado enquanto o outro, formado pelo proletário, seus integrantes foram punidos com a morte ou 500 chibatadas seguidas por exílio.
Ademais, a seletividade penal é umas das problemáticas enfrentadas pelo Poder Judiciário do Brasil, um símbolo deste empecilho é o caso de Rafael Braga.Analogamente, segundo dados do G1, o ex-morador de rua foi detido durante um protesto ocorrido em 20 de Junho de 2013, apesar do mesmo não fazer parte da manifestação sob acusação de porte de material explosivo, sendo depois constatado tratar-se de frascas de Pinho Sol e Água Sanitária , infelizmente, o jovem foi condenado a onze anos e três meses.
Mediante ao exposto, cabe ao Ministério da Justiça criar leis mais abrangentes, visando impedir que ocorram injustiças, tal regimento iria propor o levantamento de provas concretas antes da efetuação da prisão, tenda também forte supervisão de agentes capacitados e imparciais durante as investigações, afim de evitar irregularidades. Feito isso, a sociedade brasileira caminhará rumo a completude da justiça.
(Pontue com base nos critérios do ENEM, please)
thaisssss
Oie, tudo bem?
Vamos lá!
INTRODUÇÃO:
– Contém contextualização e TESE.
DESENVOLVIMENTO 1:
– Observei sua IDEIA CENTRAL do parágrafo e a EXPLICAÇÃO.
– De acordo com a norma padrão, assim como a introdução.
DESENVOLVIMENTO 2:
– Também notei a IDEIA CENTRAL e a EXPLICAÇÃO.
– Observei que seus dois parágrafos de desenvolvimento estão descritos na problemática da sua tese. O que é ótimo!
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO/CONCLUSÃO:
– Contém AGENTE, MODO e EFEITO.
– Bem detalhada, o que é IMPORTANTE!
Parabéns pela redação! :)
Sofia De Lemos Giló
Bom eu sou só uma estudante, então darei a pontuação que me parece conveniente pelo que estou aprendendo durante minha vida letiva e minha rotina de redação .
C1- 160
C2- 200
C3- 160
C4- 120
C5- 160
TOTAL= 800
ANOTAÇÕES
• Faltou a estratégia de abertura na introdução por isso perdeu alguns pontos na C3
• A conclusão ficou muito detalhada, acho que seria bom q vc usasse termos pra definir o “modo” (por meio de, através) os corretores corrigem muitas redações por dias, eles gostam de q vc seja direta então deixe isso demonstrado na cara deles.
• Notei alguns erros de pontuação, cuidado ao começar o tópico frasal dos paragrafos de desenvolvimento.
• Vc conhece muito bem e se apropria eficientemente dos conectivos e isso deixa o texto coeso.
• Ao concluir, sempre utilize frases que determinem possibilidade ( quando vc colocou: feito isso a sociedade caminhará rumo a completude da justiça ) deve colocar termos como ( talvez, possivelmente) nessa última frase. Vc não sabe se só com essas medidas da sua intervenção o problema será resolvido, não vivemos em utopias onde tudo se realiza e a redação não admite coisas utópicas.