Crianças e Adolescentes como sujeitos de direitos

  • 0

Ao se pensar a respeito de abuso sexual infantil, é possível afirmar que as crianças e adolescentes que infelizmente passam por essa situação sofre efeitos colaterais por muitos anos. Isso aponta para a necessidade de denunciar. O primeiro fator que deve ser analisado em relação à situação em questão é as carícias, telefonemas obscenos, mensagens de textos, fotos… Entende-se, com isso, que qualquer ato de se “expor” para uma criança acaba tornando-se um abuso.

O segundo fator importante para a reflexão é a cada cinco crianças uma é abusada, isso sem contar as que não se manifestam, por receberem ameaças. Pode-se verificar um exemplo disso em 2014, foram relatados no Disque Denúncia, 13 casos diários de abusos com meninos. Muitos adultos acreditam ser uma fantasia, 6% das crianças falam sobre experiências não reais, o que complica o seu entender.

Além disso, ainda se pode pensar de acordo com as estatísticas, 93% desses abusos ocorrem por familiares ou pessoas conhecidas, ou seja, a maioria deles acontece na própria casa, onde deveria ser o lugar de proteção. Meninas e meninos podem passar por isso. Esse é o motivo para se falar a respeito de abuso sexual.

Assim, a necessidade apontada inicialmente se mostra ainda mais premente, por que 93% desses casos ocorrerem por parentes próximos, muitos adolescentes e crianças ficam com medo de denunciar. Acredito que a melhor forma de combater o abuso é denunciando, para que o abrasador seja punido de acordo com a lei e quem faz por puro prazer ou satisfação, seja tratado. Então, denuncie não tenha medo das ameaças, não deixe, retirarem os seus direitos e sua autoconfiança.

Compartilhar

3 Correções

  1. redação ficou legal, porem foge um pouco dos padrões do ENEM, percebi que em um certo ponto vc deu a sua opinião (oque no ENEM é proibido), eles praticamente não estão nem ai pra sua opiniao……………………………………………………………………………………………………..

    • 0
  2. Parabéns por esta publicando suas redações. Para aprendermos precisar expor o que fazemos.
    “O primeiro fator que deve ser analisado em relação à situação em questão é as carícias, telefonemas obscenos, mensagens de textos, fotos… Entende-se, com isso, que qualquer ato de se “expor” para uma criança acaba tornando-se um abuso.” Você poderia colocar essa citação em um parágrafo e não na introdução, visto que a introdução ocupa unicamente em citar um assunto que será abordado posteriormente.
    Quando for citar pesquisas, tais como disque denuncia precisa informar de onde tirou os dados estatísticos. Foi de uma pesquisa do IBGE, site de órgão de segurança pública?

    • 0
  3. Nas minha leitura percebi que sua redação tem um formato bem diferente do padrão que é exigido no ENEM e vestibulares
    Primeiramente não tem uma introdução clara, pelo fato de você ter usado o conectivo “Em primeiro fator…” no que deveria ser a introdução e depois “Em segundo fator…” no primeiro parágrafo do desenvolvimento. Você poderia por exemplo ter usado os relatos sobre o Disque Denúncia citados no segundo parágrafo para iniciarem sua introdução, então dado uma breve introdução do que seria discutido mais profundamente nos parágrafos do desenvolvimento (o que seria a tese)

    O primeiro passo seria identificar e estruturar o texto propriadamente, depois procurar melhorar em outros aspectos como a coesão, coerência e a proposta de intervensão (que é uma das partes mais importantes)

    Bons estudos!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.