Cotas nos serviços público federal e universidades.

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No Brasil, segundo o IBGE,(Instituto Brasileiro De Geografia e Estatísticas), mais de 50% da população é negra. No entanto, essa porcentagem não se reflete nas instituições de ensino e trabalho como universidades e serviços públicos federais. Tal discrepância, logo se faz levantar o sistema de cotas, este que tentará equalizar as oportunidades desiguais.

Ademais, as cotas são uma forma de reparar uma desigualdade histórica. Que hoje reflete diretamente nas condições sociais desses povos, como ter menos renda, menos instrução formal e, consequentemente, estarem mais expostos à violência. Nas universidades públicas do Brasil, por exemplo: apenas 1% dos professores são negros, estes que têm menos prestígio, e que muita da vezes e causado por um racismo estrutural velado. além do mais, cerca de 20% ocupa cargos públicos federais, números que são baixos em consideração a quantidade de negros no país.

Por outro lado, o sistema de cota pode ocultar um grande problema no Brasil, que é a educação básica. Educação que não é valorizada e que em alguns estados chega a ser ridicularizada, por tamanha desvalorização. Outro sim, a subjetividade no critério de análise para definir a etnia das pessoas que é muito frágil, pois muitas das vezes é fraudado, por exemplo, o que ocorreu nos últimos anos na UFRS, (Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul), e na UNB,(Universidade de Brasília), que foram descobertos mais de 500 casos de fraude na declaração de raça e etnia.

Logo, nota-se que o sistema de cota é de grande valia para essa população, sistema este que foi defendido por todo STF,(Supremo Tribunal Federal), e reiterado muito bem pela ministra Carmem Lúcia, que diz: “Trata-se de uma ação afirmativa respaldada pela CF/88, que objetiva corrigir distorções sociais”. Contudo, terão que se atentar também nas formas de se evitar às fraudes, ampliando às punições em casos de burla, para o servidor que avalia com uma demissão e para o candidato avaliado, que ficaria impedido de participar de novos processos seletivos e ainda teria que arca com uma multa.

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3 Correções

  1. Boa tarde caro colega…vamos lá
    Introdução muito boa. Uso de dados estatísticos como forma de comparação análoga a realidade muito bem colocada (competência 2 agradece), uso de conectivos muito bem explorado também, ótimo!
    Ademais, mais um conectivo excelente para pontuar nas competências 3 e 4. “…histórica. Que hoje…” caberia uma vírgula aqui no lugar de ponto final… Uso de dados estatísticos bem colocado novamente para comprovar a vericidade do seu argumento!
    Em geral, desenvolvimento bem estruturado.
    Sua proposta de intervenção ficou um pouco confusa, pelo fato de você citar o STF sendo que ele não será o agente interventor do problema, e sim defensor do sistema (entende-se isso), deixando vago “…terão que se atentar…” quem se atentar? Poderia ser mais detalhado nesse quesito, relacionando melhor as informações para garantir nota máxima na competência 5…
    Em resumo, seu texto foi bem escrito, o uso de conectivos foi bem explorado, dados estatísticos etc…podendo dar mais atenção a alguns erros de pontuação (competência 1), uso de sinônimos, não cansando a leitura do corretor e pontuando melhor na competência 4, e o uso algumas alusões históricas (competência 2) que poderiam ser escritas como forma de comparativo com a atualidade juntamento com os dados usados.
    Notas que eu daria:
    Competência 1: 140
    Competência 2: 160
    Competência 3: 140
    Competência 4: 160
    Competência 5: 100
    Total: 700
    (Vale ressaltar que esse é o meu ponto de vista)
    Parabéns pelo texto, espero ter ajudado, abraço!

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  2. -Muito boa estrutura de redação.
    -Outrossim ( junto)
    -No seu segundo parágrafo de desenvolvimento você poderia ter fechado melhor. falto um melhor fechamento crítico.
    -A proposta de Intervenção fico meio vago por não seguir as estruturas da intervenção. se atente a isso. Você sugeriu uma intervenção. poderia ter explicado ela
    -Adorei a sua aplicabilidade em relação ao uso dos conectivos .Muito provável você ganhar total nessa competência.

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  3. -Uma dica que quero sugerir é que fique mais atento as vírgulas e pontos. A má colocação de algumas vírgulas me fez ter dificuldades para compreender o segundo paragrafo. ——–Sugiro que busque sinônimos mais usados em textos formais.
    – Tente organizar melhor causa consequência.
    – Na conclusão você usou “Terão que se atentar”, você tem que sugerir o que deve ser feito, e não colocar o seu argumento como se fosse algo já a se fazer.
    – Quando você sugerir uma solução, tente explicar como ela deve ser aplicada e qual órgão fara isso.

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