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Cotas nas universidades: Inclusão ou retrocesso?

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A Constituição Federal de 1988, garante a todos os cidadãos o direito a uma educação de qualidade. Entretanto, no que tange à fragilidade nas escolas para o preparo de alunos beneficentes de cotas em universidades hodiernamente, essa isonomia é quebrada, Haja vista que a falha na capacitação, atrelado ao sentimento de incapacidade de negros e pobres do país corroboram para graves mazelas sociais. Exposto isso, convém debater a temática e apontar soluções plausíveis.

É axiomático, que a fragilidade de ensino nas escolas públicas está entre as causas do problema supracitado. Conforme o Filósofo Immanuel Kant ” O ser humano não é nada além daquilo que a educação faz dele”. Logo, observa-se que Grande parte dos alunos que frequentaram as escolas comunitárias do país, obtiveram um ensino muito inferior a outros que, frequentaram escolas privadas. É inquestionável, que o ensino de má qualidade faça com que jovens desconheça direitos e benefícios que a constituição lhes garante.

Por conseguinte, grande parcela de estudantes das escolas públicas, por não terem conhecimento de seus direitos e por não serem motivados devido ao ensino defasado da rede pública, acabam enxergando a vida universitária como algo surreal e inalcançável. Segundo uma matéria publicada no site G1, o número de crianças de aglomerados que tem abandonando os estudos tem aumentado muito nos últimos anos. Logo, a lei que garante cotas a essa parcela,tem sido pouco eficaz para a resolução da problemática.

Portanto, medidas são necessários para resolver o empasse. Cabe ao Super Ministério da Economia,Juntamente com Ministério da Educação (MEC), igualar os métodos de ensino das escolas privadas nas escolas públicas, por meio do direcionamento de parte do PIB, no qual será usado para capacitação de professores e melhoria na estrutura das escolas. Deve-se também incluir matérias obrigatórias que ensine sobre leis e direitos de estudantes, para que essa parcela possa ter conhecimento do que lhes é garantido por lei e finalmente possam usufruir do direito a cotas nas universidades do país.

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4 Correções

  1. Olá!
    Nota da redação: 760.

    Competência 1 | 120
    Competência 2 | 160
    Competência 3 | 160
    Competência 4 | 160
    Competência 5 | 160

    Comentário: A princípio, você cometeu diversos erros ortográficos; suas citações foram boas e bem utilizadas, com exceção do segundo parágrafo, onde você não relacionou de modo compreensível o seu texto a sua citação; os argumentos, de modo geral, foram apresentados e escolhidos de modo regular, já que em alguns pontos, você não soube explicar o assunto abordado de modo compreensível; você fez o uso dos conectivos de modo correto, trazendo coesão, mas alguns trechos do primeiro parágrafo ficaram incoerentes; na primeira solução, você esqueceu de trazer a finalidade desta. Além disso, você não apresentou uma retomada da tese após as duas soluções.

    Dicas: não utilize uma linguagem tão rebuscada. Procure escrever algo compreensível para todos os públicos; sempre busque explicar, mesmo que de modo breve, como a citação se encaixa no argumento; não se esqueça de retomar a tese no final da redação. É essencial para uma melhor compreensão por parte do leitor.

    Até mais!

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  2. Olá, sua redação demostra bases informativas e contextualização relevante, no primeiro desenvolvimento, com a minha experiência de correção, creio que, com a citação, ficou sem coesão e sem base para um argumento forte. Não há tantos erros gramaticais, muito bem…
    Sua introdução é destacada de modo a qual o leitor não consiga detectar o tema e sim, de imediato, a problemática, cuidado, corretores não gostam muito disso.
    Para fechar meu cometário, essa redação merece uma nota justa de 780 pontos.
    Parabéns!

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  3. HELLO, TUDO BEM ?

    — Parabéns pela redação. Está bem estruturada e argumentada, porém, tome cuidado para a mesma não ficar muito expositiva.

    Competência 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 180

    Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 180

    Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200

    Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 160

    Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200

    —- SUCESSO =)

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  4. Oii, beleza ? você escreveu super bem e sabe organizar corretamente a redação dissertativa/argumentativa que a banca espera. Achei que para melhorar ela, você pode focar na argumentação. A conclusão está boa e obedece os 5 elementos proposta na competencia 5. É isso aí, continue treinando e boa sorte.
    Acho que seu texto vale 860

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