COTAS NA UNIVERSIDADE

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Na obra “Utopia”, do escritor inglês  Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que observa-se na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que as cotas nas Universidades apresentam barreiras, dificultando a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto do preconceito estrutural, quanto da desigualdade racial.
Precipuamente, é fulcral pontuar que o prejulgamento implantado na sociedade, deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Devido a ausência de atuação das autoridades, o preconceito está cada dia mais aumentando em relação aos cotistas. Dentro das Universidades, isso tem se tornado cada vez mais frequente. De acordo com o Blog “g1.globo.com”, estudantes cotistas da Universidade Federal do Espírito Santo, relataram que vivem constantes situações de descriminalização e preconceito, chegando até a serem separados dos alunos não cotistas. Isso é um problema gravíssimo, chegando até a afetar a saúde mental dos alunos.
Ademais, é imperativo ressaltar a desigualdade racial como promotor do problema. Na música “Obstinado”, produzida pela Pineapple, o rapper Djonga ressalta a desigualdade como uma corrida entre um leopardo e uma mula manca. De maneira análoga, observa-se que, o cantor cita tais exemplos como uma disputa de pessoas que tem mais condições de vida contra outras que sofrem com condições financeiras, causando assim, a desigualdade, seja para a vida social quanto para a vida escolar.
Portanto, diante dos desafios supramencionados, é necessário que, o Governo, na figura do Ministério Público, estabeleça ações de conscientização para a população estudantil. Por meio de palestras educacionais dentro das Universidades, ministradas por professores, a fim de propagar a importância das Cotas e estabelecer a formação do senso crítico dos alunos. Assim, a coletividade e colaboração dos indivíduos, juntamente com os professores, alcançarão a utopia de More.

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2 Correções

  1. Boa noite! Sua redação está ótima, então, apenas uma observação pode ser feita:
    Na oração “No entanto, o que observa-se na realidade contemporânea” , o “que” deve acompanhar o “que”, ou seja, “observa-se que” ou apenas “observa-se na realidade contemporânea, o oposto da coletividade sublime defendida pelo autor”, assim, você evita a repetição do “que”.
    Agora, as notas:
    I- 180, demonstra ótimo domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com um ou nenhum desvio de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
    II- 200, apresenta excelente desenvolvimento do tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
    III- 200, Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
    IV- 200, apresenta excelente articulação de ideias e argumentos. E, apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
    V- 200, apresenta excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
    Total: 980.
    Espero ter ajudado, Bons estudos! :)

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  2. CARA eu nem sei o que falar aqui kkk. Tipo, AMEYY tua redação! Tá simplesmente maravilhoaaaa! Só te recomendo visar ao número de parágrafos, ok? Por exemplo, achei um dos seus parágrafos de desenvolvimento com muitos períodos, o deixando enorme! Adote pelo menos 3 períodos, talkey? Finge que cada paragrafo é uma mini redação, onde: 1o período_ introdução; 2o periodo_ desenvolvimento;3o período_ conclusão.
    Masss, pra unir esses períodos, use dos conectivos certos (destarte, desta sorte, outrossim, ademais..)
    Mas enfim, gostei muito de sua redação! Sério, está muito mais muitoooo boa! Te daria uns 900 kkk ;3

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