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Corrupção no meio social político brasileiro

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O Mito da caverna, de autoria Platônica objetiva explicar as bases sociais- verdades superficiais são disseminadas afim de justificar condutas e gestões autocentradas. Sob o viés político contemporâneo brasileiro relaciona-se com o apoio midiático na corrupção, permitindo a consolidação social de indivíduos desdotados de senso crítico.

     A ideia de imparcialidade jornalística nacional foi desonerada; setor é recorrentemente autorrebaixado pela disseminação de conteúdos esdrúxulos que, por diversas vezes, fere o código jornalístico internacional, semelhante ao Mito das cavernas manipula os fatos para assegurar verbas corruptas.Durante o período eleitoral de a propagação de “fake news” é tamanha que causa insegurança informativa aos cidadãos.

   Os brasileiros são assolados recorrentemente por consequências da corrupção, entretanto a defasagem estudantil é um dos fatores que tornam-os inertes a tamanha humilhação; exponenciado pela “democratização” de ações corruptas, confirmado pelo alto índice de sonegação de impostos e concretização social sob tais preceitos 

    Em vista disso, são  notórias as interligações do sistema logo é inútil reinvidicar ações estatais que objetifiquem o declínio corruptorial; desse modo cabe a população conscientizar-se e modificar a estrutura social do país por meio da premiação de discussões relacionadas usando as redes sociais assim adentrando os lares brasileiros, permitindo que futuramente o país torne-se mais honesto, em especial no âmbito político .

 

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2 Correções

  1. Olá, aqui estão minhas observações acerca da rua redação. Espero que ajude :)

    Introducão:
    O Mito da caverna, de autoria Platônica [1] [2] objetiva explicar as bases sociais- [3] verdades superficiais são disseminadas afim [4] de justificar condutas e gestões autocentradas. Sob o viés político contemporâneo brasileiro [5] relaciona-se com o apoio midiático na corrupção, permitindo [6] a consolidação social de indivíduos desdotados [7] de senso crítico. [8]
    [1] Substitua o “de autoria platônica” por uma citação mais explícita, por exemplo: “do filósofo grego Platão”, fica mais formal e bonito no texto.
    [2] Aqui, é necessário o uso da vírgula.
    [3] Esse período ficou confuso, reformule-o de forma que suas ideias fiquem mais claras.
    [4] Essa palavra está escrita incorretamente, a grafia correta é “a fim”.
    [5] Inserir uma vírgula aqui.
    [6] Evite o uso de gerúndio na sua redação, pois indica informalidade.
    [7] Acho que essa palavra não existe, eu pesquisei e não encontrei seu significado.
    [8] Você não explicitou a sua tese.

    D1:
    [9] A ideia de imparcialidade jornalística nacional foi desonerada; [10] setor é recorrentemente autorrebaixado [11] pela disseminação de conteúdos esdrúxulos que, por diversas vezes, fere o código jornalístico internacional, semelhante ao Mito das cavernas manipula os fatos para assegurar verbas corruptas [12]. [13] Durante o período eleitoral de [14] a propagação de “fake news” é tamanha que causa insegurança informativa aos cidadãos. [15]
    [9] Lembre-se de inserir conectivos para auxiliar na coesão do seu texto.
    [10] A transição para esse período não ficou coesa.
    [11] Essa palavra está incorreta.
    [12] Essa frase ficou muito longa e confusa.
    [13] Insira um conectivo.
    [15] Seu parágrafo ficou confuso e você não desenvolveu nenhum argumento. Evite frases muito longas e ideias soltas, pois isso deixa o seu texto incoerente e difícil de compreender. Lembre-se, também, de acrescentar um repertório sociocultural produtivo para enriquecer o seu texto.

    D2:
    [16] Os brasileiros são assolados recorrentemente por consequências da corrupção, [17] entretanto [18] a defasagem estudantil é um dos fatores que tornam-os inertes a tamanha humilhação; exponenciado pela “democratização” de ações corruptas, confirmado pelo alto índice de sonegação de impostos e concretização social sob tais preceitos [19] [20]
    [16] Insira um conectivo.
    [17] Separe essas frases com um ponto.
    [18] Aqui, é necessário usar a vírgula.
    [19] Não se esqueça do ponto final.
    [20] Novamente, seu parágrafo ficou confuso e faltou desenvolver seu argumento. Basicamente, você só inseriu ideias soltas e sem embasamento teórico. O parágrafo de desenvolvimento pode ter, geralmente, até 8 linhas, use-as a seu favor para desenvolver sua tese.

    Conclusão:
    Em vista disso, são notórias as interligações do sistema [21] [22] logo é inútil reinvidicar [23] ações estatais que objetifiquem o declínio corruptorial; [24] desse modo [25] cabe a população conscientizar-se e modificar a estrutura social do país por meio da premiação de discussões relacionadas [26] [27] usando as redes sociais assim adentrando os lares brasileiros, [28] permitindo que futuramente o país torne-se mais honesto, em especial no âmbito político.
    [21] Esse período ficou confuso.
    [22] Introduza um ponto e inicie essa frase com letra maiúscula.
    [23] Essa palavra está escrita incorretamente, a grafia correta é “reivindicar”.
    [24] Introduza um ponto e inicie essa frase com letra maiúscula.
    [25] Insira uma vírgula.
    [26] Insira uma vírgula.
    [27] Evite verbos no gerúndio.
    [28] Substitua esse verbo.
    OBS: Nesse parágrafo, eu me atentei a corrigir erros gramaticais. Entretanto, sua proposta de intervenção não atende às exigências do ENEM e não soluciona os problemas expostos. Evite escrever que é “inútil” que o governo realize uma ação, afinal, é exatamente essa ação que o corretor espera que você explicite. Ao invés de dizer que a população deve se conscientizar por conta própria, procure sempre partir para o caminho político, como O GOVERNO poderia ajudar a população a conscientizar-se? Além disso, não se esqueça de inserir os 5 componentes da proposta (AÇÃO – o que fazer, AGENTE – quem irá fazer, MEIO – como isso será feito, DETALHAMENTO – uma breve explicação sobre qualquer um dos outros componentes, FINALIDADE – para que fazer). Assim, seu parágrafo de conclusão fica bem mais eficiente e do jeito que o ENEM gosta.

    Notas por competência:
    [1] 80 – Seu texto apresenta muitos desvios gramaticais, tanto no uso de pontuações, quanto na grafia de palavras.
    [2] 120 – Apesar de estruturado, de certa forma, conforme o padrão do ENEM, você não parece dominar o texto dissertativo argumentativo.
    [3] 80 – Você não desenvolveu nenhuma tese.
    [4] 120 – Houve inadequação no uso de conectivos e, também, na construção da coesão do texto.
    [5] 80 – Atente-se ao que eu citei anteriormente.
    Total: 480
    DICA: Procure videoaulas no youtube que expliquem sobre a construção do texto, pois assim você aprende a produzir sua redação da forma que o ENEM exige. Busque, também, ler algumas redações nota 1000 (recomendo o site do Lucas Felpi), vai te ajudar a enxergar padrões na estrutura e na argumentação, além de auxiliar com a gramática. Ademais, continue praticando <3

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  2. Introdução legal, porém faltou clareza nas ideias da instrução, achei boa porém poderia por seus tópicos dos dois desenvolvimentos, faria uma estrutura melhor do texto. Alguns erros ortográficos e falta de conectivos, clareza e síntese com as ideias, conclusão boa, porém poderia usar um agente, meio, modo, e detalhamento, que iria garantir a pontuação máxima exigida em redações do Enem, 200 pontos

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