Estudante

CORRUPÇÃO

  • 0

Atualmente a corrupção política se define quando um ou mais governantes se aproveitam de seus poderes políticos e financeiros para beneficiar-se a partir de outras instituições a usar renda pública ou privada de forma ilícita. No Brasil essa prática é amplamente conhecida e, por isso, vive-se momentos de crise política na qual ao abrir o jornal ou ligar a TV o leitor ou telespectador é bombardeado por notícias sobre corrupção e aberturas de CPIs (Comissões Parlamentares de Inquéritos).

Em primeiro plano a percepção acerca da corrupção no contexto político do Brasil é claro. Tem-se como exemplo a CPI da Pandemia que demonstrou elo obscuro da corrupção no escândalo Covaxin que abriu uma guerra entre senadores e o governo no país a denunciar supostos esquemas de corrupção no Ministério da Saúde em meio a mais grave crise sanitária do Brasil. Tal situação acaba acentuando a crise política no sentido de causar o desinteresse popular na atuação cidadã e democrática, já que o pensamento coletivo é de que a força e a vontade do povo não são suficientes para mudar um cenário amplamente atingido por ações ilícitas e que fogem do papel central da democracia representativa: representar o coletivo de uma nação. Dessa forma uma vez não fiscalizados seriamente pelo povo, os representantes e governantes sentem-se ainda mais livres para praticarem esse tipo de conduta.

Além disso o problema torna-se evidente à medida que a fiscalização não é adequadamente feita através dos órgãos públicos existentes. Por conseguinte, uma série de ações ilegais são facilitadas, inclusive o aparelhamento do Estado. Ilustrando essa situação, tem-se o caso da Procuradoria-Geral da República, órgão superior do Ministério Público, da qual o mandatário do Brasil não respeitou a lista tríplice na sucessão da Procuradoria-Geral da República, o que fragilizou a autonomia do órgão. Segundo um levantamento da Fundação Getúlio Vargas, aponta que a Procuradoria-Geral da República só foi responsável por apenas cinco das 290 ações ajuizadas no Supremo Tribunal Federal contra atos do Poder Executivo. Logo, perpetua-se a impunidade política em não os investigar adequadamente, estruturando um esquema profundo de corrupção política.

Portanto para minimizar o problema em questão, o Poder Judiciário, o qual é responsável pela aplicação da lei deve focar-se em assegurar o Estado de direito, evitando assim o sintoma de uma cleptocracia, a qual um governo cujos líderes corruptos usam o poder político para apropriarem-se indevidamente de fundos do governo às custas da população. Desse modo também evitando o aparelhamento do Estado e o surgimento de um Poder arbitrário no Brasil. Além disso a população deve fiscalizar de maneira mais crítica seus representantes e serem seletivos com uma escolha melhor dos políticos candidatos, pode-se pelo menos não votar naqueles que já se sabe serem corruptos, com o objetivo de eleger pessoas mais transparentes e comprometidas com o Estado de direito para governar o país.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oi, bom dia e bom Enem! Não sou professora mas vou tentar corrigir sua redação.

    – Introdução: boa contextualização, mas senti falta da apresentação de um repertório (livro, filme, frase de filósofo, alusão história, etc) além da apresentação da sua tese (argumentos 1 e 2). Recomendo usar a estrutura base:

    Repertório + tema (palavras-chave do título) + tese + fechamento do parágrafo

    -D1: parágrafo bem escrito, porém um pouco denso demais. Senti falta de maior uso de conectivos.

    – D2: novamente, parágrafo bem escrito e embasado. Não esqueça que depois dos conectivos de adição e conclusão há vírgula, exemplo: além disso e portanto.

    – Conclusão: faltou o meio e senti falta de você deixar a finalidade em evidência. Ademais, evite adicionar novas informações na conclusão, pois o objetivo dela é justamente fechar o que você propôs, não abrir.

    – Geral: você escreve bem, com excelente vocabulário e referências. No entanto, tente focar mais na estrutura do Enem.

    ~ Boa sorte hoje e desculpa qualquer coisa ♡♡♡♡

    • 1
  2. Internet. Porque a internet mexe tanto com a saúde mental da sociedade? O que leva as pessoas expalhar tanto odio? São perguntas que fica na cabeca de todos.
    Podemos dizer, que a pratica do bullying e cyberbullying e um ato perigoso, e pode levar um ser humano a cometer suicidio. Em 08.08.2021, saiu uma reportagem no jornal nacional onde um garoto entre 13 a 17 anos, cometeu suicidio apos um video no aplicativo tiktok viralizar. O video mostrava dois amigos que estavam trocando gesto de carinho um pelo outro. Atualmente a atriz jade picon esta sofrendo muito hate pela sua atuação, apos sua estreia na novela das 19h (travessia).
    Vemos que o bullying é muito mais práticado nas escola, e isso deveria ser observado pelas equipe gestora e imediatamente comunicar os pais, pois esses tipo de comportamento muita das vezes vem de casa. Por falta de atencao em seus filhos, companhia dos pais e ate mesmo não fazer a realização da educação em casa. A pratica do cyberbullying e a mesma coisa, os responsáveis deveriam ficar mais atentos ao celulares de criança e adolescente e no que andam pesquisando e falando na internet. Assim evitaria que eles cometessem mais erros.
    É como diz o filósofo e poeta espanhol George Santayana “Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo”. Na frase apresentada é uma realidade pois, se os responsáveis pelo seus filhos, ajudassem na companhia, na educação e no respeito, esses tipos de atos nao seria cometido no futuro e se cada responsável fizesse isso com os filhos, ajudaria a sociedade a saber que vale a pena da uma chance para o mundo da internet. Caso contrário se isso não for melhorado, ainda haverá praticas desses comportamentos desrespeitoso, que pode tirar a vida de um ser humano.

    • 0
  3. Olá
    N sou prof, mas vou tentar te ajudar com meus conhecimentos

    Introdução- Achei uma boa contextualização, mas sentu falta de um repertório sociocultural. Vc aplicou 2 situações: Um caso do jornal nacional e a atual situação de Jade Picon. Aconselho que você use apenas 1 repertório na Introdução, 1 no D1 e outro no D2. E repertório legitimado.
    Treine os Conectivos apos cada início parágrafo. Bjs e boa sorte!

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.