No Documentário em streaming na Netflix, “O Dilema dasRedes”, é relatada a padronização do mercado da tecnologia em sua administração das redes sociais. Fora da plataforma cinematográfica, a questão se pauta em se a tecnologia é amiga ou vilã da saúde mental. Posto isto, verfica-se que, esta discussão não deve ser tratada com indiferença, devido à fatores como alienação de massas e seus impactos na psique humana.
Em primeiro lugar, vale analisar a dominação realizada pelos meios tecnológicos, com intermédio das redes sociais. No livro “1984”, de George Orwell, é retratada uma distopia em que um governo autoritário mecaniza o senso crítico da população. Não distante da obra ficcional, é fato que mídias, como o Instagram, se valem de artifícios, como “Likes e follows”, os quais são felicidades momentâneas, na intenção de conquistar usuários, o que resulta na manipulação desses por programas de computação bem definidos. Dessa forma, fica clara a necessidade de questionamentos a despeito desse imbróglio.
Em segundo lugar, é necessário trazer à tona reflexões acerca da natureza dos impactos que recompensas instantâneas têm na mente humana. Os algoritmos de redes sociais são programados, como sinaliza o divulgador científico Átila Iamarino, em seu canal no YouTube, para causar sensações de prazer, conforto e relaxamento. Tais fatores levam à uma perda do senso crítico e da razão, necessários para tomada de posições frente eleições, por exemplo. Sendo assim, é perceptível como as tecnologias são inimigas da saúde mental.
Portanto, medidas são necessárias para solucionar o impasse. As grandes empresas da tecnologia devem, por meio de postagens em suas páginas oficiais, e em propagandas com terceiros, mostrar claramente a seus usuários como funcionam seus algoritmos, para que as pessoas possam evitar esses controladores de massas. Ademais, cabe à sociedade civil controlar seus pulsões e diminuir o tempo que passam utilizando tecnologias que, negativamente, afetam sua psique. Espera-se, com tais medidas, que o relato produzido em “O Dilema das Redes” seja mitigado pelo corpo social.
EmiliGB
Ola, Sou iniciante, e como faz tempo que não estudo estou retomando minha escrita e fiquei muito feliz ao ler seu texto.
Gostaria de te parabenizar, pois sua redação esta ótima. Seus argumentos de fundamentação foram bem colocados e adequados.
Com relação a sua escrita, não encontrei erros, concordância e coerência estão corretos.
Em sua conclusão você conseguiu fechar bem o tema amarrando os argumentos indicados no texto.
gabriel.augz
Olá.
Texto muito bem feito, parabéns. O uso que você fez das palavras foi perfeito na minha opinião. Percebi poucos erros, e creio que por estes erros você não conseguiria alcançar a nota 1000. Eu digo especificamente da competência 1, onde envolve a gramática. Mas, acredito que entre 960 e 920 você conseguiria com total certeza.
Daniel Barbosa
BOM DIA, ÓTIMO TEXTO, PARABÉNS!
Dica: só observar alguns erros de concordância e pontuação….
===================================================
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 180;
Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200;
Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180;
Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200;
Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200.
PONTUAÇÃO: 960
Isaella
Olá, tudo bem
Algumas considerações
No Documentário em streaming na Netflix, “O Dilema dasRedes” (O dilema das redes (creio que deve ter sido algum erro de digitação)), é relatada (relatado, concordando com documentário) a padronização do mercado da tecnologia em sua administração das redes sociais. Fora da plataforma cinematográfica, a questão se pauta em se a tecnologia é amiga ou vilã da saúde mental. Posto isto, verfica-se que (verifica-se, não possui vírgula) esta discussão não deve ser tratada com indiferença, (achei um pouco confuso essa parte a frente, minha opinião de como deveria ser escrito, pois possui influencia de fatores como alienação de massas e os seus impactos na psique humana.
Em primeiro lugar, vale analisar a dominação realizada pelos meios tecnológicos, com intermédio das redes sociais. No livro “1984”, de George Orwell, é retratada uma distopia em que um governo autoritário mecaniza o senso crítico da população. Não distante da obra ficcional, é fato que mídias, como o Instagram, se valem de artifícios, como “Likes e follows” (repetição de como), os quais (minha opinião) proporcionam felicidades momentâneas, na intenção de conquistar usuários, o que resulta na manipulação desses por programas de computação bem definidos. Dessa forma, fica clara a necessidade de questionamentos a despeito desse imbróglio. (Nesse parágrafo faltou mais elementos coesivos que dessem cadência para sua redação)
Em segundo lugar, é necessário trazer à tona reflexões acerca da natureza dos impactos que recompensas instantâneas têm na mente humana. Os algoritmos de redes sociais são programados, como sinaliza o divulgador científico Átila Iamarino, em seu canal no YouTube, para causarem sensações de prazer, conforto e relaxamento. Tais fatores levam à uma perda do senso crítico e da razão, necessários para tomada de posições frente às eleições, por exemplo. Sendo assim, é perceptível como as tecnologias são inimigas da saúde mental.
Portanto, medidas são necessárias para solucionar o impasse. As grandes empresas da tecnologia devem, por meio de postagens em suas páginas oficiais, e em propagandas com terceiros, mostrar claramente a seus usuários como funcionam seus algoritmos, para que as pessoas possam evitar esses controladores de massas. Ademais, cabe à sociedade civil controlar suas pulsões e diminuir o tempo que passam utilizando tecnologias que, negativamente, afetam sua psique. Espera-se, com tais medidas, que o relato produzido em “O Dilema das Redes” seja mitigado pelo corpo social.
C1: você cometeu alguns erros. 120 a 160
C2: 200
C3: 160 – Achei que você poderia ter discutido mais os seus argumentos
C4: 120 a 160 – Para mim, faltou alguns elementos coesivos dentro de cada parágrafo
C5: 200
Nota final: 800 a 880
Danilo123
ótima redação! As competências foram seguidas corretamente e Observei alguns errinhos de gramatica, mas tirando isso ficou muita boa! Sua proposta de intervenção ficou ótima.
OBS 1: Treine um pouco mais a parte de gramática e pratique escrevendo mais redações.
OBS 2: Esse tema é ótimo e também bem complicado de argumenta , mas mesmo sim você arrasou!
Nota: 960
danielrs.ofc
Esta ótimo! as competências estão ótimas, os dados que colocou ajudou bastante sua redação, os pontos de referencia foram incríveis para sua redação.
realmente ela prende o leitor do começo ao fim.
escreva mais redações, vai treinando mais, sé uma esta ótimas assim, as que iram vim vão esta sensacionais! parabéns.
ruicherlei
Percebi alguns errinhos básicos de gramatica , porém seu texto teve uma estrutura lela, gostei de tua organização. Eu daria nota 900………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
IsadoraWelzel
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 180/200
Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200/200
Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200/200
Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200/200
Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200/200
Nota final: 980
Obs: Excelente texto, muito bem estruturado e coerente. Apenas cuide com as inversões sintáticas e com algumas regras gramaticais, como a crase. Em “devido à fatores”, não há a necessidade de usá-la, visto que o substantivo fatores não é feminino.
AndrieleCastro
A nota na Competência 1
200 pontos
A nota na Competência 2
200 pontos
A nota na Competência 3
160 pontos. Algumas partes deixaram dúvidas.
A nota na Competência 4
200 pontos
A nota na Competência 5
160 pontos. Achei a resolução previsível, mas responde a todos os itens exigidos na conclusão: agente de transformação, ação, meio e motivo.
Total:920 pontos.
Está ótima. Espero que você tenha uma boa nota na redação.
Meus parabéns Rodrigo,sua redação está muito bem estruturada e com um rico vocabulário.Texto elaborado e com uma leitura fácil de ser compreendida,mudaria apenas esse ‘EM PRIMEIRO LUGAR’é sempre bom usar conectivos no início das frases como:Ademais,Contudo,Todavia,Portanto entre outros.Fora isso,não mudaria absolutamente nada,continue treinando cada vez mais,que você está no ensejo certo.Abraços.