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CORRIJO DE VOLTA. O hábito de leitura entre os jovens.

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Na série canadense “Anne with an E”, a protagonista Anne, uma jovem órfã que durante sua infância em orfanatos e em lares adotivos, passou por diversas situações precárias e abusivas, mas encontrou conforto nos livros. Assim, por ler constantemente ampliou seu vocabulário, sua imaginação e seu campo de ideias. Fora da ficção, a realidade não é a mesma, pois infelizmente não existe um hábito de leitura no cotidiano de nossos jovens. Com isso, a falta de acesso e incentivo por parte da coletividade, são assuntos essenciais para o progresso desse hábito.

Sob esse viés, observa-se que o problema da desigualdade social se torna um empecilho para a resolução da problemática. De acordo com o Índice de Gini – medida utilizada para classificar o grau de desigualdade em um país – o Brasil é uma das nações mais desiguais do mundo. Desse modo, as famílias desfavorecidas economicamente, privilegiam suas necessidades básicas como a alimentação e moradia, deixando em segundo plano a educação e o lazer. Consequentemente, a taxa de crianças e adolescentes mais carentes, não usufrui do prazer da leitura.

Ademais, nota-se a ausência de incentivo por parte das escolas, instituições de grande incentivo na vida dos estudantes. Segundo a ativista paquistanesa Malala Yousafzai “Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo”. Outrossim, a arte da leitura é um fator necessário para o progresso de nossa sociedade, despertando o senso crítico e ajudando no desenvolvimento intelectual dos indivíduos. Sendo assim, é inevitável que os profissionais da educação explanem essa arte, de forma a transformar-se em costume.

Contudo, é evidente que medidas devem ser tomadas, para que a leitura se torne parte do dia a dia da juventude. Dessa forma, cabe ao governo junto as ONGs de apoio ao ensino básico e ao Ministério da Educação, a criação de programas de contação de histórias e de campanhas para doações de livros em lugares públicos. Além de, garantirem que todas as Instituições de Ensino possuam ao menos uma biblioteca. Enfim, a partir dessas ações, o hábito de ler estaria presente na vida dos jovens, assim como no da personagem Anne.

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5 Correções

  1. Olá, tudo bem?
    Vamos começar:
    1- introdução: adorei vc ter colocado essa série ela é ótima e condiz muito com o tema.
    Introdução muito boa e com poucos erros de acentuação, mas outra coisa que eu noite foi que não consegui identificar quantos argumentos vc colocou.
    É uma relação de causa e consequência?
    Apenas um argumento?
    Deixe mais escancarado ok?
    2- desenvolvimento: olha vc poderia ter aprofundando mais neste assunto, coloque sua opinião indiretamente, coloque efeito nas frases, como por exemplo, vc deveria ter apliado mais estes dados e não apenas deixá-los superficialmente. Se o problema é desigualdade social eu quero que fale por exemplo que seria impossível tratar de leitura e educação em uma sociedade, no qual nem saneamento básico é oferecido para essas pessoas. Converse com o corretor,defenda seu ponto.

    3- desenvolvimento 2 : logo de início se percebe a repetição da palavra incentivo. Para evitar este tipo de problema pensar em alguma sinônimo da palavra. Em relação ao desenrolar do argumento eu quero muito que vc saia da zona de conforto, esqueça de colocar muitos dados, no Enem eles só cobram 2, então relaxa e se aprofunde mais .

    4- conclusão: uma conclusão é composta por 5 coisas. Agente+modo+meio+detalhamento+finalidade
    Preste atenção em sua conclusão e veja o que falta.
    Sua redação em si ficou muito boa, apenas preste atenção nos detalhes que eu falei. Bjs

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  2. Oii, tudo bem?? sou Júlia, quero primeiramente te da os parabéns por sua introdução amei sua referência sobre a serie, identifiquei sua tese e gostei bastante da sua ideia. Não sou especialista mas recomendo que você trabalhe mais o desenvolvimento e conclusão que aposto que a nota mil vem!! espero ter ajudado. s2

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  3. oi tudo bem!!
    gostei muito da sua redação. desde já parabéns!!
    sua introdução ficou muito boa, otima alusão da série Anne. sua tese ficou evidente.
    nos desenvolvimentos acho que vc poderia aprofundar mais, faltou algumas coisas ao meu ver.
    e na conclusão faltou o meio (poposta de intervenção). enfim, sua redação está sim muito boa, com alguns ajustes vc consegue 1000..

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  4. INTRODUÇÃO:
    Sua alusão foi muito boa, porém você cometeu um equivoco que em minha opinião é melhor evitar, em ”não existe um hábito de leitura no cotidiano de nossos jovens.”, você não distingui um publico em especifico, por tanto você generaliza que todos os jovens não tem hábito de leitura, o que não é verdade, te recomendo, em casos assim, usar palavras como : a maioria, muitos dos, a grande parte, mas nunca generalizando, só em casos específicos.

    DESENVOLVIMENTO:
    Você trouxe problemas muitos superficiais sobre a desigualdade social, e demorou muito pra encaixa-lo no contexto, seu desenvolvimento ficou sem coerência.
    Seria legal se você falasse mais das poucas formas de acesso que eles têm com a leitura, como bibliotecas, ou as poucas opções, que muitas das vezes não intrigantes, de livros que as escolas oferecem.

    Terceiro parágrafo:
    Você deveria ter desenvolvido mais a falta de incentivo que as pessoas sofrem.
    PARAGRAFO SEM COERÊNCIA (você tem um serio problema com isso, te aconselho trabalhar inteiramente nisso)

    CONCLUSÃO:
    Sua conclusão ficou sem meio (a forma deles fazerem tal ato) o que é obrigatório nas proposta de intervenção
    Você poderia ter desenvolvido mais o segundo tópico problemático, não disse como, o meio ou o detalhamento de como fazer essa ação.

    Espero ter te ajudado de alguma forma, te desejo uma boa sorte.

    :)

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  5. Oi, tudo bem? Sou a Ana e vou tentar te ajudar com a correção. Vou começar pelos comentários.

    Introdução:

    Amei a referência, a série é maravilhosa e está condizente com o tema do texto, parabéns.

    Sua tese ficou evidente.

    Expor os dois argumentos te ajuda na C4 e demonstra organização textual.

    Erro nas vírgulas. Assim, por ler constantemente, a personagem ampliou seu vocabulário, sua imaginação e seu campo de ideias.

    1° parágrafo:

    Parabéns, começou com uma afirmação sobre seu argumento.

    Muito bem desenvolvido, a referência foi ótima.

    2° parágrafo:

    Substitua incentivo por influência na primeira frase, ficou confuso e sem sentido.

    Repertório condizente com o eixo temático.

    Poderia ter desenvolvido mais, porém, ainda assim, ficou muito bem escrito.

    Conclusão:

    Uso do contudo é questionável por alguns corretores. Utilize “Portanto” ou outro conectivo.

    Agente: correto.

    Ação: correto.

    Modo/meio: INCORRETO, como será feito isso? (ex: através de investimentos, criação de bibliotecas, qualificação de professores)

    Detalhamento: Correto. Trouxe maior riqueza de detalhes da sua proposta.

    Efeito: Correto

    Meus parabéns por finalizar retomando a introdução. Os corretores amam.

    NOTA:

    C1: LÍNGUA PORTUGUESA 200 (mas por favor atente-se ao uso da vírgula e regência)

    C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (Você desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.)

    C3: DEFESA E CORERÊNCIA 200(explore mais o segundo argumento, mas foi, em suma, excelente nessa competência)

    C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 200 (parabéns pelo uso dos conectivos)

    C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 160 (falta apenas o meio)

    NOTA FINAL: 960

    EXCELENTE.

    Você escreve muito bem e está acima da média dos outros estudantes, está no caminho certo pra redação nota 1000. Vou te dar uma dica, leia redações nota mil e decore os repertórios e veja como são organizadas. Além disso, tem um canal no Youtube muito divertido e didático, do Me Salva! Os vídeos tem o título de “CORRETOR SINCERÃO”, assista, vai te ajudar.

    ESPERO TER AJUDADO!

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